Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

5 passos para uma campanha de matrícula escolar de sucesso

Com dados, marketing educacional e gestão estratégica, sua campanha de matrículas pode ir mais longe!

Publicado em
17/6/25
Atualizado em
18/6/25
05 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O segundo semestre ainda nem começou, mas, para quem vive a gestão escolar, é hora de pensar no futuro na campanha de matrícula escolar para 2026. Antecipar esse planejamento não é só uma boa prática, mas uma estratégia fundamental para fortalecer a receita, otimizar processos e manter a escola em crescimento.

Pensando nisso, reunimos aqui caminhos práticos e inspiradores para quem está iniciando o planejamento de matrículas e quer alcançar melhores resultados no próximo ciclo. Com inteligência de dados, estratégia de marketing educacional e envolvimento da equipe, é possível construir uma jornada de matrículas eficiente, segura e com foco na fidelização e captação de alunos. 

5 passos para estruturar uma campanha de matrícula escolar

Para garantir o sucesso e a eficácia da sua próxima campanha de matrículas escolares, é crucial seguir um plano estruturado. Apresentamos cinco etapas fundamentais que ajudarão sua instituição a atrair e reter alunos, fortalecendo seu posicionamento no mercado educacional.

1. Comece com dados

Hoje, mais do que nunca, o sucesso de uma instituição de ensino depende da sua capacidade de tomar decisões com base em dados, especialmente no momento mais estratégico do ano: o período de matrículas.

É importante avaliar os números da última campanha de matrícula escolar: quantos alunos foram rematriculados? Houve desistências? Qual foi o desempenho dos canais de divulgação? Entender o que funcionou — e o que não funcionou — é o primeiro passo para o planejamento de matrículas mais assertivo em 2026.

Segundo dados do isaac com instituições parceiras, a taxa de rematrícula em outubro de 2024 foi de 82%, enquanto em janeiro de 2025 caiu para 77%. A mensagem é clara: começar cedo faz toda a diferença.

2. Antecipe a campanha e fidelize alunos

Fidelizar alunos é mais do que simplesmente mantê-los na escola, é garantir, com um bom planejamento, que a comunidade escolar continue engajada e presente no longo prazo. Quando pensamos em fidelização, o tempo é um fator muito importante. Ele é um aliado fundamental na construção de relacionamentos duradouros e significativos que ajudam a fortalecer a escola.

Em todas as regiões do país, escolas que antecipam o processo de matrículas conseguem maximizar o número de alunos rematriculados. Instituições que iniciam o planejamento de matrículas com antecedência não apenas fortalecem os vínculos com as famílias, mas também criam margens maiores para ações de captação de alunos. Isso é o que mostra a nossa experiência.

Além disso, alunos que se matriculam antes têm 10x menos chances de inadimplência do que aqueles que deixam para o fim do ciclo. Antecipar é, portanto, uma estratégia de segurança financeira para a escola.

3. Reforce os diferenciais da sua instituição de ensino

O que torna a sua instituição única? Quais são os diferenciais que encantam famílias e alunos? Essa reflexão é essencial na hora de construir uma campanha de matrícula escolar eficaz.

É a partir desses atributos, seja um projeto pedagógico inovador, uma estrutura física diferenciada ou um histórico consistente de bons resultados, que a escola deve comunicar seu valor e fortalecer seu posicionamento no mercado.

4. Estruture um cronograma realista e colaborativo

Uma boa campanha de matrículas é aquela que respeita o tempo da equipe e da comunidade escolar. 

Para isso, é importante que a gestão escolar defina um cronograma detalhado, com prazos bem definidos para cada etapa: definição de objetivos, elaboração de materiais, treinamento de equipes, lançamentos de campanhas e acompanhamento dos resultados.

O envolvimento da equipe também é importante nesse momento. Quando todos entendem o papel que desempenham na campanha de matrículas, os esforços se somam e os resultados aparecem. A escuta ativa, o alinhamento de expectativas e a capacitação dos profissionais fazem parte desse processo.

5. Invista nos canais digitais certos

O marketing educacional é um aliado na hora de diferenciar a sua instituição de ensino no mercado. Em um cenário em que as decisões de matrícula são cada vez mais influenciadas por pesquisas online e reputação digital, investir em canais digitais é algo extremamente estratégico.

Redes sociais, site atualizado, campanhas de mídia paga, depoimentos de alunos e responsáveis e presença em mecanismos de busca ajudam a sua instituição de ensino a se tornar mais visível e competitiva. 

Além disso, ferramentas estruturadas para campanhas de matrícula fazem diferença. Escolas que utilizam esse tipo de solução chegam a ter taxas de retenção de 2 a 3 pontos percentuais mais altas, segundo dados colhidos pelo isaac.

Como o isaac pode te ajudar na campanha de matrículas?

O isaac é o parceiro estratégico que impulsiona o crescimento das instituições de ensino com a mais completa plataforma de gestão e finanças para educação.

Com tecnologia, inteligência de dados e soluções completas, o isaac apoia as instituições de ensino na criação de campanhas de matrícula mais eficientes e alinhadas aos seus objetivos. 

Ao antecipar o processo de rematrícula com o apoio do isaac, sua instituição pode aumentar a retenção de alunos com ferramentas específicas para o período de matrículas, reduzir índices de inadimplência, organizar fluxos de comunicação com responsáveis, além de garantir previsibilidade financeira para planejar 2026.

Quer saber mais sobre como podemos contribuir para a campanha de matrículas de 2026 da sua instituição de ensino? Entre em contato para falar com nossa equipe! Nosso time está preparado para te atender.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha instituição de ensino
Gostou do conteúdo? Compartilhe: