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Gestão

Casos de sucesso: escolas que cresceram após otimizar a gestão financeira

Conheça histórias reais de escolas que destravaram o crescimento ao profissionalizar a gestão financeira, reduzir a inadimplência e ganhar previsibilidade de receita com o apoio do isaac.

Publicado em
1/12/25
Atualizado em
1/12/25
08 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A saúde financeira de uma escola privada define diretamente sua capacidade de crescer,  inovar e responder às demandas das famílias. Em muitos colégios particulares, porém, o  desejo de expansão esbarra sempre nos mesmos obstáculos: inadimplência alta, fluxo de  caixa instável e uma rotina administrativa baseada em processos manuais — que tiram tempo das equipes e afetam diretamente as decisões de investimento. 

Esse cenário era comum em instituições como a Escola da Serra (Belo Horizonte–MG),  o Colégio Equipe (Belém–PA), o Colégio Modelo (Curitiba–PR)  e o Colégio Zaccaria  (Rio de Janeiro–RJ). Todas possuíam projetos pedagógicos sólidos e boa demanda, mas  ainda conviviam com desafios como: 

     ∙ dependência de controles paralelos; 

     ∙ conciliações manuais demoradas; 

     ∙ pressão sobre a equipe para emissão de segunda via e atendimento financeiro;

      ∙ receio permanente de atrasos; 

     ∙ falta de clareza sobre o fluxo de caixa futuro. 

Ao analisar esses cenários, fica evidente que a gestão financeira, quando não  profissionalizada, limita o potencial de crescimento de escolas excelentes. Por outro lado,  instituições que passaram a adotar processos automatizados, previsibilidade de receita e  indicadores claros relatam um cenário completamente diferente: expansão de  estrutura, novas unidades, aumento de matrículas e fortalecimento da relação com  as famílias. 

Esse foi o ponto de virada para essas escolas — e o denominador comum foi a parceria  com o isaac, que trouxe organização, clareza e segurança para que cada gestor pudesse  focar no que realmente importa: as pessoas, o pedagógico e o futuro.

Por que a gestão financeira é a base do crescimento  escolar? 

A sustentabilidade de uma escola depende diretamente da previsibilidade financeira.  Sem saber quanto vai entrar no mês seguinte, decisões estratégicas — como abrir novas  turmas, contratar professores, reformar espaços ou investir em tecnologia — se tornam  arriscadas. 

Quando o fluxo de caixa oscila, o gestor vive apagando incêndios. Essa realidade aparece  com força nas falas de diretores e administradores: 

      ∙ No  Colégio Zaccaria, por exemplo, o gestor administrativo-financeiro Cléver  Ala Martins descreve que a conciliação financeira e a negociação com famílias  consumiam tempo demais, tirando o foco que deveria estar no pedagógico. 

      ∙ No  Colégio Modelo, Fabrício, gestor de iniciativa, lembra que antes precisava  lidar com a ansiedade da “semana de pagamento”, correndo atrás de entradas e  conciliando valores manualmente. 

     ∙ Na  Escola da Serra, a diretora administrativa Laura Junqueira conta que,  durante a pandemia, chegou a acumular sozinha o operacional e o gerencial — emitindo boletos, enviando notificações, resolvendo segunda via. 

Essa sobrecarga faz com que o gestor viva reagindo, e não planejando. 

Com uma gestão financeira profissionalizada — que inclui automação da cobrança,  repasses previsíveis e acesso a dados organizados — tudo muda. Plataformas  especializadas, como o ecossistema do isaac, centralizam: 

     ∙ gestão de cobranças; 

     ∙ acompanhamento de matrículas; 

     ∙ análise de inadimplência; 

     ∙ repasses garantidos; 

     ∙ indicadores de satisfação das famílias; 

     ∙ integração com sistemas acadêmicos e de comunicação. 

Com isso, o gestor passa a ter clareza e confiança para pensar no médio e longo prazo.  E é justamente essa clareza que impulsiona o crescimento. 

5 aprendizados de escolas que cresceram com o isaac 

1. Previsibilidade financeira permite expandir estrutura 

Para muitas escolas, a expansão só se torna possível quando o caixa deixa de ser uma  incógnita. Foi essa virada que permitiu ao  Colégio Equipe  (Belém–PA) transformar um  cenário de cobranças manuais em uma gestão organizada, com base financeira sólida  para crescer. 

Como explica Nonato Reis, professor de Física e sócio-fundador do Equipe, a gestão  financeira era um fardo constante para quem já precisava pensar em alunos, resultados  e expansão:

“Quando a gente conheceu a proposta do isaac, tiramos um peso das costas. A garantia  de ter o dinheiro ali no dia cinco, sem se preocupar com folha, nos permitiu focar de  verdade no pedagógico.” 

Seu sócio, Hélio Castanheira, reforça que o impacto foi imediato não apenas no  financeiro, mas no tempo da equipe: 

“A gente passou a pensar mais na expansão da escola. Sonhar pequeno dá o mesmo  trabalho que sonhar grande — então fomos sonhar grande.” 

Com repasses previsíveis, o Equipe passou a planejar com segurança. O resultado está  nos números: de apenas três alunos no início da história, o colégio chegou a oito  unidades e quase quatro mil alunos, sustentado por uma gestão estratégica e estável. 

Esses ganhos reforçam um aprendizado essencial: quando o gestor tem  previsibilidade, ele ganha liberdade para inovar e expandir. 

2. A inadimplência deixa de ser uma ameaça para o caixa 

A inadimplência é, para grande parte das escolas particulares, uma das maiores fontes  de insegurança. Mas, ao assumir a gestão de cobrança com processos profissionais,  canais oficiais e acompanhamento em tempo real, o isaac transforma o risco em um  dado controlável. 

Escola da Serra (Belo Horizonte–MG) 

Para a diretora administrativa Laura Junqueira, o salto de crescimento da Escola da  Serra, que ampliou sua estrutura de 8 para 21 salas, só foi possível porque a instituição  ganhou controle financeiro e reduziu drasticamente os atrasos. 

Ela lembra do momento em que conheceu o isaac, ainda em plena pandemia,  acumulando sozinha o operacional e o gerencial: 

“Eu estava fazendo tudo: emissão de boletos, notificações, segunda via… Era uma  sobrecarga real. O isaac entrou para ser algo temporário — e estamos no terceiro ano de  parceria, porque fez sentido.” 

Com a automação da cobrança, repasses claros e famílias com autonomia para emitir  segunda via diretamente no app, a inadimplência deixou de consumir energia da equipe. 

Além disso, a parceria trouxe segurança extra às famílias com o seguro educacional,  que pode ser acionado em casos de desemprego ou imprevistos: 

“As famílias ficam extremamente gratas. Saber que podem contar com a gente e com o  isaac nos momentos mais difíceis traz uma sensação real de segurança.” 

Assim, com risco financeiro sob controle, a Escola da Serra passou a investir mais no  pedagógico, na estrutura e no futuro da instituição. 

Colégio Modelo (Curitiba–PR) 

O gestor de iniciativa Fabrício  descreve que a inadimplência imprevisível era um dos  pontos que mais geravam tensão na sua rotina — especialmente na semana de  pagamento da equipe.

Com a chegada do isaac, isso mudou: 

“Os repasses acontecem certinho, às vezes até antes da data prevista. Isso nos deu  tranquilidade. Conseguimos até melhorar o salário dos colaboradores e antecipar o 13º.” 

A automação também melhorou a experiência das famílias: basta o responsável pagar e,  em poucas horas, a informação já está no sistema do Modelo e na plataforma isaac. Isso  eliminou ruídos, reforçou confiança e trouxe previsibilidade para organizar turmas e  matrículas. 

Colégio Zaccaria (Rio de Janeiro–RJ) 

No Zaccaria, quem fala sobre o impacto no caixa é Cléver Ala Martins, gestor  administrativo-financeiro. 

Antes do isaac, ele relata a dificuldade de conciliar tudo antes do fechamento do mês: 

“A cobrança e a negociação com as famílias tomavam muito tempo. Hoje, com o isaac,  acompanhamos tudo em tempo real. O fechamento ficou leve — virou dado, não  preocupação.” 

A inadimplência, que antes era um fantasma mensal, tornou-se um indicador  monitorável, integrado ao restante da gestão escolar. 

3. Tempo de gestão volta para o pedagógico

Quando o financeiro funciona de forma manual, a direção escolar vive apagando  incêndios — conciliando pagamentos, emitindo boletos, lidando com dúvidas de famílias  e buscando informações em diferentes sistemas. Mas, quando o processo se torna  automatizado, o tempo devolvido transforma o dia a dia de gestão. 

Escola da Serra (Belo Horizonte–MG) 

Esse foi um ponto decisivo para a diretora administrativa Laura Junqueira, que conta  que antes do isaac precisava literalmente interromper todas as tarefas para cuidar da  parte financeira: 

“Eu estava tendo que fazer o operacional e o gerencial ao mesmo tempo. Emitir segunda  via, correr atrás de boleto, fazer conciliação… era inviável.” 

Com a automação do financeiro, ela recuperou o tempo para voltar ao papel que  realmente importa: acompanhar alunos, apoiar famílias e atuar de forma estratégica. 

Além disso, o isaac passou a facilitar processos que antes exigiam intervenção manual: 

     ∙ famílias emitem segunda via sozinhas; 

     ∙ status de pagamento fica visível imediatamente; 

     ∙ notificações são automáticas; 

     ∙ a equipe já não precisa revisar cada boleto um a um. 

O ganho não é apenas operacional — é emocional. 

Laura descreve que a escola voltou a respirar, e que a relação com as famílias ficou mais  leve.

Colégio Zaccaria (Rio de Janeiro–RJ) 

No Zaccaria, a libertação do tempo administrativo aparece com força nas falas do gestor  administrativo-financeiro Cléver Ala Martins  e do gestor geral, Padre André Patrick

Cléver reforça que, antes, a quantidade de horas mensais gastas com renegociação,  emissão de segunda via e controles paralelos era enorme: 

“A cobrança toma tempo demais. Quando o isaac assumiu essa parte, a gente ganhou  espaço para olhar o pedagógico, pensar estratégia e atuar onde realmente faz diferença.” 

Já o Padre André descreve como essa mudança devolveu a ele uma das coisas mais  valiosas em uma escola: presença

“Na liberdade que o isaac me deu, eu posso transitar pelos corredores, estar próximo dos  alunos, conversar com os pais. Isso, para mim, foi o maior ganho.” 

Tempo é o recurso mais escasso dentro de uma escola. 

E, quando o financeiro deixa de ser o centro das preocupações, o pedagógico volta a ser  o coração da gestão. 

4. A relação com as famílias melhora de forma sensível

Cobrança financeira é, por natureza, um tema delicado. Quando mal estruturado, cria  tensões, ruídos e inseguranças — tanto para a equipe quanto para os responsáveis. Mas,  com profissionalização, comunicação clara e um canal único, a experiência se  transforma. 

Colégio Modelo (Curitiba–PR) 

Para o gestor de iniciativa Fabrício, a transparência trazida pela plataforma isaac foi  decisiva para melhorar a percepção das famílias: 

“O pai paga e, em três horas, já aparece no sistema. Não tem divergência, não tem atraso  de informação. Isso gera confiança.” 

Essa clareza evita mal-entendidos, elimina a sensação de “fui cobrado errado” e tira a  equipe da posição desconfortável de mediadora de conflitos financeiros. 

Escola da Serra (Belo Horizonte–MG) 

Em Belo Horizonte, a melhoria na relação com as famílias foi imediata. Segundo Laura Junqueira, o simples fato de o isaac centralizar tudo — pagamentos,  emissão de segunda via, notificações e histórico — já reduziu ruídos: 

“O vínculo ficou mais leve. As famílias mesmas conseguem resolver tudo no meu isaac, e  isso diminuiu muito o desgaste que existia.” 

Além disso, o seguro educacional oferecido pelo isaac se tornou uma camada  emocionalmente importante para os responsáveis. Laura destaca:

“Quando a família enfrenta uma dificuldade, é muito forte poder dizer: ‘vocês podem  contar com a gente e com o isaac’. Eles ficam realmente gratos.” 

Colégio Zaccaria (Rio de Janeiro–RJ) 

No Zaccaria, a parceria com o isaac também aproximou a gestão das famílias. O Padre André, que sempre prezou por estar presente e acessível, relata: 

“Eu sempre disse aos pais: contem comigo. E o isaac me ajudou a estar ainda mais  próximo deles.” 

A centralização de informações, a organização das cobranças e a tranquilidade nos  processos reduziram tensões e fortaleceram o clima de confiança entre escola e famílias. 

5. Dados financeiros permitem decisões estratégicas 

Com a gestão financeira centralizada e automatizada, escolas de diferentes portes  passaram a tomar decisões com base em dados reais — não em estimativas ou planilhas  manuais. A visibilidade clara sobre fluxo de caixa, desempenho de matrículas,  capacidade de turmas e comportamento de pagamento transforma completamente o  papel do gestor. 

Colégio Equipe (Belém–PA) 

No Equipe, essa mudança foi essencial para apoiar a expansão. Com oito unidades em  operação, Nonato Reis  e Hélio Castanheira  passaram a utilizar o painel de gestão do  isaac para comparar dados entre unidades, identificar tendências e projetar cenários. 

Para dois gestores que sempre se descreveram como “sonhadores”, ter informação  organizada foi a chave para sonhar com segurança: 

“Quando o gestor tem a cabeça livre, a escola melhora. E com dados, fica muito mais  fácil focar no pedagógico e no crescimento.”, reforça Nonato. 

Colégio Zaccaria (Rio de Janeiro–RJ) 

No Zaccaria, a integração com sistemas de parceiros — como ActiveSoft e ClassApp — trouxe ainda mais clareza para o trabalho do gestor administrativo-financeiro Cléver  Ala Martins, que atua em mais de uma escola. 

Cléver destaca: 

“Hoje a informação chega na hora. Não preciso refazer trabalho. Isso me dá mais tempo  para pensar a educação.” 

Essa integração entre financeiro, pedagógico e comunicação elimina retrabalho e coloca  o gestor no controle de indicadores estratégicos — algo impossível com processos  manuais. 

Escolas de pequeno porte também avançam 

Para escolas menores, a consequência é igualmente transformadora: com relatórios organizados, crédito para expansão e acompanhamento especializado, 

muitas instituições conseguem sair do ciclo de “apenas sobreviver” e entrar no ciclo de  crescimento sustentável. 

Dados se tornam luz — e deixam de ser um obstáculo. 

isaac: o parceiro financeiro por trás dos casos de  sucesso 

Nenhum dos resultados apresentados aqui aconteceu por sorte ou improviso. Todas as  escolas que transformaram seu ritmo de crescimento tiveram acesso a um conjunto  completo de soluções pensado para instituições de ensino: 

     ∙ receita garantida, com repasses previsíveis; 

     ∙ gestão profissionalizada da cobrança, com equipe especializada;

     ∙ múltiplas formas de pagamento para as famílias; 

     ∙ painel completo de gestão, com indicadores em tempo real; 

     ∙ crédito para capital de giro e expansão

     ∙ consultoria especializada (isaac Gestão Pro); 

     ∙ análise de risco inteligente com o isaac Score

     ∙ aplicativo meu isaac, que simplifica a vida das famílias. 

Esse ecossistema cria uma base sólida para que escolas foquem no que as torna únicas:  seus projetos pedagógicos, seus alunos, seus valores. 

E esse impacto aparece claramente nas falas de quem vive o dia a dia escolar: 

     ∙ Laura Junqueira, da Escola da Serra, fala sobre segurança e gratidão das  famílias. 

     ∙ Fabrício, do Colégio Modelo, reforça a tranquilidade para planejar anos à frente.

     ∙ Nonato e Hélio, do Equipe, destacam a liberdade para expandir.

     ∙ Padre André Patrick, do Zaccaria, resume tudo ao afirmar que o maior ganho foi        “tempo para estar com as pessoas”. 

Mais do que uma plataforma, o isaac se tornou um parceiro estratégico de crescimento. 

Conclusão 

Os casos apresentados mostram um padrão claro: 

quando a escola deixa de ser refém da instabilidade financeira, ela conquista a liberdade  necessária para crescer, inovar e cuidar melhor das pessoas

Foi assim com: 

     ∙ Escola da Serra, que ganhou fôlego para reorganizar processos e apoiar famílias.

     ∙ Colégio Equipe, que ampliou unidades e fortaleceu o pedagógico.

     ∙ Colégio Modelo, que transformou sua rotina com previsibilidade.

     ∙ Colégio Zaccaria, que devolveu tempo precioso à sua equipe e direção.

O isaac se tornou o ponto de virada para todas elas ao oferecer tecnologia, inteligência  financeira e suporte especializado. 

Se a sua escola quer transformar resultados financeiros em histórias reais de expansão, organização e impacto positivo, o próximo caso de sucesso pode ser o seu.

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