Divulgado nesta quinta-feira (22) pelo MEC, Censo Escolar 2023 revela aumento de 4,7% nas matrículas das escolas privadas, comparando com 2022
As escolas privadas brasileiras registraram um aumento de 4,7% no número de matrículas no ano passado. Os dados são do Censo Escolar 2023 e foram divulgados na manhã desta quinta-feira (22) pelo MEC (Ministério da Educação).
Em números, o crescimento representa 423 mil novos alunos em comparação a 2022. No ano passado, dados do Censo Escolar já mostravam que a rede particular estava expandindo, após um retrocesso no número de matriculados durante o período da pandemia.
Por outro lado, a rede pública enfrentou uma queda alarmante, com mais de 500 mil alunos deixando essas instituições no mesmo período.
Uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) era alcançar um índice mínimo de 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches até 2024. Embora essa etapa não seja obrigatória no Brasil, ela é reconhecida pelos benefícios que proporciona ao desenvolvimento infantil, além de contribuir para o retorno das mães ao mercado de trabalho.
Os dados do Censo Escolar 2023 mostram que o país ainda está distante desse objetivo, porém apresenta melhorias: em 2022, 36% das crianças dessa faixa etária estavam matriculadas em creches. No ano passado, o número saltou para 41% .
A necessidade urgente de investimentos na estrutura das escolas de educação infantil, incluindo creches e pré-escolas, também foram apontamentos feitos pelo Censo Escolar 2023. Confira os dados que foram divulgados pelo MEC:
– Menos da metade (41,8%) dessas instituições possuem materiais adequados para atividades artísticas.
– Apenas 57,7% têm banheiros adequados para as crianças.
– Somente 6,7% destas instituições possui quadra de esportes.
Todos os dados estão disponíveis neste link.
Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo Escolar é uma pesquisa estatística essencial para a educação básica, realizada em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, e abrange todas as escolas do país, tanto públicas quanto privadas.
Os dados englobam diversas etapas e modalidades da educação básica, incluindo o ensino regular, a educação especial, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação profissional.
As estatísticas de matrículas obtidas no Censo Escolar são fundamentais para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. Além disso, o levantamento traz informações essenciais para compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios.
Os dados do Censo Escolar 2023 estão disponíveis aqui.