Descubra como o Colégio Modelo implementa ações de fidelização e captação de alunos, garantindo encantamento, pertencimento e uma experiência educacional excepcional.
Final de ano se aproxima e, com ele, aumenta a ansiedade de gestores, mantenedores e demais colaboradores. Nossa área é altamente sazonal e este é um momento crucial para redobrar esforços na fidelização de alunos e na captação de novos. Todos no segmento escolar passam por isso, inclusive seus concorrentes que estão buscando superá-lo. Como então se destacar? Apresento algumas estratégias de sucesso adotadas pelo Colégio Modelo (Curitiba-PR), que já deram resultados e nos ajudam a manter um bom ritmo nessa maratona que temos que encarar todos os anos.
Fidelizar é mais econômico do que captar novos alunos. Com cerca de 200 dias letivos anuais, é fundamental encantar desde o primeiro semestre com atividades pedagógicas variadas. Pesquisas de satisfação, grupo de foco com alunos e feedbacks são essenciais. Quem pode cuidar disso é o seu time de atendimento.
No segundo semestre, preparamos a campanha de rematrícula. No Colégio Modelo entre maio e junho, revisamos nossas anuidades e definimos estratégias de marketing: campanha, material de divulgação e onde iremos expor nossa escola. Em agosto, lançamos a campanha de rematrícula seguida de matrícula no próximo mês. Durante esse período, incentivamos a equipe com eventos, geralmente algum tipo de coquetel e o reconhecimento de nossos colaboradores que se destacam durante o ano. Mantendo todos alinhados e motivados, trabalhamos com meritocracia junto a todos os colaboradores, expomos periodicamente nossos números para que eles entendam os movimentos que a escola está tomando, além de presenteá-los com camisetas de nossa campanha e sorteio de brindes, quando batemos as metas estabelecidas.
Reconhecemos a lealdade de nossos alunos com brindes especiais no ato da rematrícula, variando conforme o segmento de estudo. Vemos isso como uma forma de agradecimento pelo compromisso contínuo com nossa instituição. Essa estratégia não apenas incentiva a rematrícula, como também fortalece o sentimento de pertencimento à nossa comunidade educativa. Exemplos incluem minibolas, kits de pintura, brinquedos de praia e material de papelaria.
Estratégias anteriores que já adotamos, incluí parceria (permuta) com uma pizzaria, oferecendo pizzas nas primeiras 500 rematrículas e matrículas, acompanhadas de caixas personalizadas e ações de engajamento nas redes sociais.
Esqueça por um momento funis de venda, tráfego pago e publicidade, isso é assunto para uma próxima conversa.
Imagine a jornada de uma família desde o agendamento da visita até a recepção na escola. Lembrando que a expectativa é grande, pois já viram suas postagens nas redes sociais, conheceram o seu site, tiraram informações em sites de pesquisas ou conversaram com parentes, amigos e até vizinhos que possuem algum relacionamento com a sua escola. Além de que, farão comparações com a escola atual em que a criança estuda ou até mesmo com outras visitadas.
Como fazer a abordagem?
Vou explicar como fazemos aqui: A família já é identificada quando chega em nossa portaria, pois o setor responsável já informou o setor. Após, isso, recepcionamos todos, e colhemos mais algumas informações (lembrem-se que todos os dados são muito importantes).
Agora é a hora do encantamento. Nosso time de atendimento leva a família para fazer o tour pela escola, mostrando todos os espaços e informando tudo o que acontece naquele local. Nesse momento a pessoa que faz esse processo, pode abordar algum aluno e pedir para que ele explique para essa família o que ocorre neste local. Nosso tour é planejado e executado com locais estratégicos de paradas, em que a família possa ver nossos espaços de uma maneira geral. O tour vem ocorrendo normalmente, até que passamos por nossa cantina, geramos um desejo na criança, pois sabemos como eles gostam desse espaço.
Após a visita, encaminhamos a família para uma sala de atendimento, um local agradável e arejado, com café, água, sucos e biscoitos para os visitantes. Ocorre uma apresentação de boas-vindas de nossos gestores, em forma de vídeo, agradecendo a visita e contando um pouco do que pensam sobre a nossa escola. A pessoa responsável pelo atendimento continua fazendo todas as explanações e tirando as dúvidas que surgiram durante todo o processo.
Nessa hora a criança é convidada para ir até a cantina e escolher seu lanche, sem custo nenhum para os pais, pois assunto de adultos é entediante para eles. Também é repassado os valores e as formas de pagamento da escola, explicando sobre as parcerias, e neste caso específico, informando como funciona o isaac, nosso parceiro de gestão financeira e todos os benefícios que ele proporciona para as famílias e escola.
Oferecemos uma vivência escolar sem custos para que a criança se sinta parte da comunidade antes mesmo de se matricular.
A família leva consigo uma sacola personalizada, contendo todo nosso enxoval de papelaria, informativos e mais alguns mimos, como caneta, biscoito personalizado, alguma guloseima para as crianças e revistinhas com desafios e desenhos para colorir.
Podem acreditar, isso gera todo um encantamento neles. Mesmo que não fechem com a escola, sempre ficará na lembrança esse atendimento, e irá gerar um desejo de que um dia essa criança estude em sua escola.
Enviamos cartas de boas-vindas pelos correios, detalhando as melhorias e investimentos realizados, valorizando o reconhecimento dos pais.
Promovemos parcerias com clubes e empresas locais para atrair novos alunos e fazemos parcerias com escolas menores, gratificando-as com valores, para cada aluno indicado e matriculado. Isso ajuda a reduzir esforços de marketing e financeiro.
No Colégio Modelo, cada detalhe é cuidadosamente planejado para garantir que tanto o processo de matrícula quanto a experiência educacional sejam excepcionais. Convido você a se juntar à nossa comunidade escolar e descobrir por si mesmo como transformamos o educacional em excepcional.