Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Notícias

Escolas particulares terão reajuste médio de 9% em 2024

Índice foi apontado por pesquisa realizada pelo Melhor Escola; 979 instituições de ensino participaram de estudo

Publicado em
28/11/2023
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

As mensalidades das escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024, conforme levantamento realizado pelo Melhor Escola, site com mais de 193 mil escolas cadastradas. 

O estudo envolveu 979 instituições de ensino de quase todos os estados, e os resultados mostraram que algumas escolas manterão os preços inalterados, enquanto outras aplicarão aumentos de até 35% em relação ao ano anterior. 

A ausência de um limite máximo legal para o aumento das mensalidades de escolas particulares, conforme estipulado pela Lei 9.870/1999, significa que as instituições devem justificar qualquer reajuste aos pais e responsáveis, demonstrando claramente os custos envolvidos, mesmo quando isso decorre de melhorias no processo de ensino. 

Em geral, os reajustes anuais levam em consideração a inflação, medida pelo IPCA (Índice Federal de Preços ao Consumidor) e pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), assim como eventuais investimentos feitos pela escola e reajustes salariais de professores e funcionários.

Leia mais em: Reajuste de mensalidade escolar para 2024: como fazer?

isaac: parceiro da gestão financeira escolar

É importante lembrar que a gestão financeira escolar desempenha um papel importante na definição dos reajustes e na transparência para com os pais. Nesse contexto, o isaac, oferece soluções para a gestão financeira escolar, incluindo informações sobre como calcular e definir os valores das mensalidades para o próximo ano. 

Além disso, o isaac disponibiliza um e-book sobre reajuste de mensalidades, que pode ser uma ferramenta valiosa para escolas particulares se prepararem para os desafios financeiros e oferecerem transparência aos pais e responsáveis.

Ainda que o momento agudo de crise causado pela pandemia da Covid-19 já tenha passado e que o mercado esteja numa fase de maior normalidade, as escolas devem avaliar se é prudente repassar eventuais custos adicionais às famílias, ao mesmo tempo que precisam garantir a sustentabilidade de seus negócios.  

Tendo em vista esse desafio, o isaac está à disposição para auxiliar as escolas nesse processo, fornecendo soluções e recursos que podem tornar a gestão financeira mais eficiente e transparente.

Reajuste varia de acordo com a realidade de cada escola

Para Antônio Eugênio Cunha, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), os reajustes nas mensalidades variam entre as escolas, já que cada uma opera em contextos distintos, com diferenças que se devem a diversos fatores, como o tamanho das instalações, número de salas de aula, quantidade de alunos, assim como com a infraestrutura oferecida e os custos operacionais. 

Isso significa que, embora o reajuste médio seja de 9%, cada escola tem sua própria realidade, o que explica os percentuais variados.

Portanto, é importante que as escolas estejam preparadas para explicar os custos para as famílias e oferecer flexibilidade nas formas de pagamento. 

Cada escola pode ter estratégias diferentes, como parcelamento em 13 vezes, descontos para famílias com mais de um aluno matriculado ou descontos para grupos de famílias. 

É fundamental que os pais dos estudantes conversem com a direção da escola para entender o processo de reajuste e como podem se beneficiar das opções disponíveis.

Guia prático explica passo a passo o reajuste da mensalidade

O isaac entende que uma das maiores dificuldades das escolas particulares é definir os preços das mensalidades. Perguntas como “Qual será o preço justo?” e “Quanto será preciso cobrar para ter lucro e manter a saúde financeira da escola?” podem confundir até mesmo gestores experientes. 

Foi pensando nisso que a maior plataforma de soluções financeiras para escolas criou um guia completo para explicar, passo a passo, o processo de reajuste das mensalidades. 

A partir da leitura deste E-book reajuste de mensalidades, a
complexidade desse processo pode ser compreendida e executada pelos próprios gestores da instituição, sem a necessidade de entender de matemática avançada ou utilizar fórmulas complicadas para chegar ao valor da mensalidade 

O objetivo do e-book é ajudar qualquer gestor de escola particular a entender as variáveis que influenciam no reajuste e, somente então, calcular numericamente o valor a ser cobrado. 

O e-book ensina como calcular o valor mínimo que cada aluno deve pagar à instituição, tendo em vista que o valor arrecadado pela escola deve ser maior que a soma de todos os custos e despesas e ainda resultar em lucro. 

Além deste guia de precificação para escolas, o  isaac  oferece uma secretaria digitalizada que simplifica a administração financeira, permitindo que a escola concentre seus esforços na sua principal missão: educar. 

Além disso, garante segurança financeira ao realizar repasses pontuais das mensalidades a cada mês, conforme o acordo estabelecido. Também simplifica o gerenciamento da inadimplência, tornando as cobranças junto às famílias livres de burocracia e preocupações.

Lembre-se de que a transparência e a comunicação eficaz com os pais são essenciais para garantir que o reajuste de mensalidades seja justo e compreensível. E o isaac pode te ajudar com isso! Clique em Conheça as soluções do isaac e descubra como.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.