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Estratégias de matrícula eficazes para evitar a perda de alunos

Quando uma matrícula não é fechada diversos questionamentos vêm à toa. Léo Mendonça, CEO e fundador da agência Mkt Para Escolas, preparou um artigo completo com dicas práticas do que fazer nessa situação.

Publicado em
19/9/2023
05 min
Escrito por:
Leonardo Mendonça
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A perda de uma matrícula é sempre frustrante para o gestor escolar. São inúmeros pensamentos que passam pela cabeça, como não ter conseguido traduzir os valores da instituição da melhor forma, assim como os benefícios, atendimento e outros fatores.

E quando prevemos que a matrícula escolar não acontecerá, o emocional tende a falar mais alto e assumimos a figura do vendedor. Fazemos de tudo para mudar o pensamento da família que visitou a escola.

Mas é aí que você comete seu maior erro.

Por mais que tenha ficado com a sensação de que poderia ter revertido a matrícula, oferecido algum desconto ou outra ação qualquer só para fechar contrato, você não deve tomar essa atitude.

Ao invés de gerar reconhecimento porque você tentou ao máximo lutar por aquela família, o que acontece, na verdade, é que você gera uma impressão de que está desesperado por fechar aquele negócio.

Pode ser que, em um momento difícil, isso até seja a realidade - mas você nunca deve mostrar isso para a família.

Então desistir da matrícula é a solução?

A resposta curta é que… depende. 

A resposta longa é que você precisa sentir o verdadeiro motivo para aquela família ter desistido da matrícula escolar em sua escola. Normalmente, a razão se dá por duas categorias principais: 

1 - O ambiente não cumpriu as expectativas geradas

Esse é o motivo mais comum para a família desistir da escola e dentro dessa categoria, existem 1001 possibilidades de expectativas que foram quebradas.

Você pode ter vendido uma experiência durante a conversa online ou pelo telefone, que na prática não é cumprida; ou então, a família veio com uma interpretação do que seria a sua escola mas na visita presencial, eles perceberam que não era bem isso o que estavam imaginando.

Em ambos os casos, a expectativa versus realidade falhou. E cabe a você medir se isso é possível reverter, antes que seja tarde demais.

Se é uma atividade que você comentou que a sua escola possui, mas na realidade, ela ainda não está 100% desenvolvida, vale ser sincero e explicar que ainda é um projeto em construção.

Agora, a família interpretou que, por algum motivo a sua escola contava com profissionais de apoio que não constam realmente no quadro de funcionários, será que vale a pena arcar com os custos dessa nova demanda para segurar essa matrícula escolar?

Também é importante entender que, mesmo que as expectativas possam ser corrigidas de forma simples, você como gestor precisa prever essas possibilidades antes mesmo de encerrar a visita porque, caso a família esteja desmotivada ao sair da sua escola, dificilmente ela irá retornar. 

Ou seja, em outras palavras, você precisa ter o controle da situação e não deve tentar desesperadamente recuperar o contato. Viu só como a análise é importante?

2 - Aconteceu um imprevisto e você não soube resolver

Se não for pelo motivo anterior, outra alternativa é que pode ter ocorrido algum problema ou imprevisto na experiência com a família. O que é normal porque nem tudo conseguimos prever, mas a forma como reagimos aos imprevistos é o que colabora para o sucesso no relacionamento com a família.

Por exemplo, imagine que a pessoa responsável por apresentar a sua escola para a família em questão, passou muito mal antes e precisou ir ao hospital às pressas, sem conseguir avisar alguém. 

O que aconteceu com a família? Ela chegou na escola e não tinha ninguém para atender ela e por isso, decidiu ir embora devido a frustração. 

Pensando nesse exemplo, para que essa situação não aconteça, você pode ter um colaborador de apoio para substituir o responsável pela visita em casos como esse e se, ainda assim, houver alguma demora ou insatisfação, há possibilidade em oferecer algum desconto ou bônus no momento da matrícula escolar. 

Essas ações ajudam a minimizar o problema, manter a boa imagem da escola e colaboram para que a instituição ainda seja uma das opções da família. 

Em outras palavras…

É crucial entender que a matrícula escolar é como um relacionamento. Se você conseguiu entender qual foi a falha e resolvê-la antes da situação chegar, parabéns! Você conseguiu contornar a situação e ganhou um namoro, digamos, porque a família se sentirá ouvida e acolhida por você.

Agora, se você não conseguir resolver com maestria, é o fim desse relacionamento.
Busque sempre fazer tudo o que está ao seu alcance e garanta que a família tenha essa visão. Seja sincero, mostre seu esforço, mas não perca tempo implorando por essa matrícula escolar. 

Isso mostra falta de profissionalismo e, também, dá a entender que você não é uma escola de valor porque, caso contrário, não precisaria estar insistindo por uma única matrícula. 

Mas e se não tiver problema nenhum?

A experiência da visita na escola foi incrível, tudo correu bem, a família gostou da proposta, mas mesmo assim eles não fecharam. O que fazer então?

Assim como na experiência ruim, você deve mostrar que ofereceu tudo de melhor da sua escola, mas também, que entende o momento da família e que ficará à disposição caso eles precisem.

Simples assim. Isso mostra empatia pela família, que se sente ouvida e reforça a ideia de que sua escola estará sempre de portas abertas. Cabe a eles decidirem voltar.

Conte com a ajuda do isaac

Agora pensando em tudo o que falamos por aqui, tenho certeza que você levantou alguns pontos sobre a sua gestão escolar que precisam ser melhorados, afinal, estamos em constante aprendizado, não é?

Mas e se a gente te contasse que escolas parceiras do isaac podem ter uma solução de marketing escolar sem pagar nada, realizada por meio de uma mentoria exclusiva com Léo Mendonça, fundador do Marketing para Escolas?

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escrito por
Leonardo Mendonça
Pai coruja do Arthur e especialista em marketing educacional. Autor do livro, CEO e fundador da agência Mkt Para Escolas, que atende exclusivamente escolas privadas de todo o Brasil.