Quadro de matrículas avançado e ainda recebendo alunos novos, seleção de professores e quadro em curso ou já finalizada em muitas escolas e agora já é hora de pensar nos processos dentro da escola a fim de garantir um ano de 2024 com fluidez e resultados.
Cabe ao diretor e equipe administrativa assegurar que os processos internos estejam alinhados com a estratégia, organizados na perspectiva do calendário acadêmico e que se desdobrem nas atividades e providências de média complexidade, como a compra de insumos e materiais, a distribuição dos materiais e o mapa de salas, a fim de que a administração transcorra com suavidade e foco estratégico, evitando uma rotina de surpresas onde o staff diretivo tem que “apagar incêndios” a toda hora.
Hora de garantir que os três primeiros meses transcorrem dentro do planejado, com todos os processos bem redondos e alto engajamento da equipe. Cada atividade ou etapa de processo precisa ser muito bem feita até que seja absorvida pela cultura, o que exige a aplicação de muita energia de lideranças e controles, mas, se bem feito, entregará um ano letivo tranquilo e com fluidez, deixando de sobra tempo para coisas mais importantes da gestão escolar.
Um destaque aqui é sugerir os principais conjuntos de processos internos que impactam a vida escolar, para que a direção promova uma revisão sistêmica de todos os conjuntos, buscando identificar gaps de informação ou providências, que não podem ficar para depois.
É importante que a escola possa olhar atentamente para essa principal dimensão do funcionamento da escola pois os processos pedagógicos são a “alma” da escola, garantindo que todos os professores têm conhecimento do PPP, Calendário, plano de ensino submetido à Diretoria de Ensino e possam preparar os planos de aula com consistência e qualidade. Pendências de documentos e diligências não solucionadas podem se tornar um complicador. É hora também de revisitar os resultados das avaliações e simulados de 2023, planejar intervenções com turmas e alunos específicos e garantir a formação dos professores e funcionários para o novo ano letivo. Está trocando de sistema ou material didático? Urgente planejar as formações com os times de campo dos fornecedores, garantir os acessos e senhas e reservar um tempo para que os professores e auxiliares possam fazer longos “passeios” nas novas plataformas e materiais didáticos aumentando o conhecimento e a profundidade dessa importante interação didática para a sala de aula.
A essa altura você já deve estar pensando no cenário de entrada e saída de escola de início de ano. Por mais que as escolas se organizem, esse é sempre um calcanhar de aquiles e se não for bem planejado, será fonte de inquietude e problemas ao longo do ano. Cuide bem disso com o time de linha de frente. Horários das turmas devem ser entregues, com previsibilidade de possível mudança, já na primeira semana de aula. Escolas com refeitório e cantina tem um elemento a mais de complexidade, e se a escola tem estatísticas das fichas médicas, é bom levar em consideração os índices gerais de saúde alimentar dos alunos, no que se refere à escola. Serviços ampliados e contra turno também já precisam se organizar bem, hein! E precisa ser no nível de processos bem detalhado, não dá para pensar no passeio dos 4°’s anos de última hora.
Muito importante avaliar o fluxo de 2023 e com base nisso tomar decisão para o ano que vem. A frequência das comunicações foi ideal? Qual o percentual de acessos? Prazos e respostas vieram em tempo? Quer mudar a estratégia ou o tom de voz para a comunicação de 2024? Se a escola conta com aplicativo de comunicação, que tal baixar relatórios globais e fazer uma análise bem detalhada com time de comunicação e secretaria escolar? Uma mudança para melhor aqui poderá render ótimas respostas das famílias no quesito.
Nada pior que o professor estar com seu plano de aula da semana seguinte e descobrir que terá que alterar por falta ou atraso na entrega do material. O segundo grande diferencial de uma boa escola é seu funcionamento nos bastidores, ou seja, orquestrado por detrás das salas de aula, onde todo o time precisa estar comprometido com a garantia das condições didáticas, desde o recebimento, armazenamento e entrega dos materiais didáticos, computadores, insumos até a entrega de reformas e mudanças nos espaços comuns e nas salas. Jardins e áreas livres são perfeitas para trabalhos pedagógicos mas exigem cuidado. Nas negociações com fornecedores, as que têm impacto na sala de aula tem prioridade.
Aqui os processos vão exigir mais tempo e calma para a análise do gestor. Qualquer mudança deve ser muito bem comunicada e deixar de suporte um time bem treinado. As análises de processos aqui pedem comparativos de mais que apenas o ano anterior, talvez dados de 4 anos atrás tragam mais clareza e profundidade às análises para decisões ainda pendentes. O orçamento 2024 já precisa estar pronto e aprovado, bem como os planos de contas detalhados. Os investimentos não podem brotar de uma manhã ensolarada, tudo bem explicadinho no papel, afinal, nada melhor que uma planilha de previsto x realizado no azul, não é mesmo?
Todos os processos e subprocessos não cabem aqui, mas se a escola faz um planejamento de qualidade nesses cinco macro processos, certamente já assegura um funcionamento anual tranquilo e sem desgastes.
Não deixe de reservar um tempo para pensar e repensar com seu time as regras de conduta e tratamento de situações críticas ou crises, criando um pequeno comitê que poderá ser acionado na detecção de qualquer evento de crise, especialmente nas primeiras semanas de aula.
A postura dos professores diante de desafios comportamentais, a condução de problemas de rotina e a clareza de quem procurar em que casos traz conforto à equipe escolar e determina muitas vezes a qualidade e sensibilidade com que a direção trata os eventos previstos no cotidiano escolar, trazendo para as famílias uma visão de credibilidade, confiança e cooperação com a escola, envolvendo todos os times, especialmente os de contraturno e atividades extra.
Estamos prestes a começar um ano novinho em folha, e a gestão que se constitui lugar de diálogo, troca e escuta, profissionalismo e colaboração está uma passo à frente, quem sabe já em 2025, que é logo ali.
Bom 2024!