Além de oferecer um bom serviço de ensino, garantir a adimplência e manter bom relacionamento com as famílias também são responsabilidades do gestor
Uma gestão escolar de sucesso é marcada não somente pela habilidade do gestor de garantir um bom método de ensino, pela presença de professores qualificados e com a oferta de uma instituição com uma boa infraestrutura para atender a todas as necessidades dos mais diferentes alunos.
De acordo com o Mapa da Coleta do Censo Escolar 2022, feito pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Brasil conta com quase 42 mil escolas privadas em plena atividade e funcionamento.
Hoje, são mais de 47,4 milhões de crianças e jovens matriculados em escolas pelo país. A rede municipal é a principal responsável pela oferta dos anos iniciais do fundamental: são 10,1 milhões de estudantes (69,3%), o que corresponde a 85,5% da rede pública. Já as escolas privadas, com 1,8 milhão de estudantes, reúnem 15,5% das matrículas, de acordo com dados do Inep.
A concorrência é grande e os gestores escolares, então, devem investir não apenas para atrair novos alunos a cada ano letivo, mas também para reter aqueles estudantes que já fazem parte de sua escola.
Um dos grandes diferenciais de uma instituição de ensino de sucesso é manter a gestão financeira sempre em dia. Além de ser um sólido alicerce em tempos de crise, é o fluxo de caixa controlado e previsível que vai fazer com que seja possível fazer os investimentos necessários para chegar às metas desejadas.
Em tempos de digitalização acelerada e uma inovação a cada segundo, já é sabido que não é mais possível (ou aceitável) ficar para trás em termos de tecnologia, por exemplo. E essas mudanças podem custar caro, não é mesmo?
Manter o salário de professores e colaboradores em dia também é tarefa fundamental para assegurar o bom funcionamento da instituição, além, é claro, de garantir a manutenção das instalações físicas, visando a segurança dos alunos e colaboradores, oferecendo um ambiente completo e agradável para a troca de conhecimento e ampla fluidez do aprendizado.
As novas famílias que podem procurar pela instituição para uma potencial matrícula também serão impactadas pela estrutura, pelo espaço acolhedor e pela qualidade do ensino oferecido.
Outras características valorizadas por pais e responsáveis que buscam uma escola são: diversidade e inclusão, modelo educacional definido, currículo lattes de professores e gestores, preparação para o vestibular e universidade (em casos de escolas que oferecem Ensino Médio, principalmente), localização, segurança e o valor da mensalidade.
Esses novos clientes podem chegar à instituição de ensino via redes sociais ou pesquisas on-line, podem ser novos moradores do bairro ou região em que a escola está estabelecida e há grandes chances, inclusive, de virem por meio da indicação de pessoas nas quais confiam e que recomendam a escola por gostar dos serviços oferecidos.
Esse é mais um motivo para que você, gestor, não se esqueça de investir tempo, energia e estar sempre atento a como anda o relacionamento da sua escola com as famílias.
Quando uma criança ou adolescente começa a frequentar uma instituição de ensino, aquele é um momento mágico e importante. É na escola que esses estudantes vão fazer amigos — muitos deles, inclusive, serão potencialmente levados para toda a vida —, vão se conhecer e entender o que querem fazer no futuro, o que querem estudar e com o que querem trabalhar.
É na escola que muito da personalidade dessas crianças vai ser formada também. Elas verão nos professores muito mais do que profissionais de ensino que passam a elas conhecimento, eles serão tidos como mentores e tutores para assuntos dentro de matérias como matemática e geografia, mas também para assuntos sociais, familiares e de relacionamentos diversos.
Muito mais do que futuros profissionais, a escola forma seres humanos, cidadãos do mundo. É uma baita responsabilidade, não? Por isso, os pais precisam confiar plenamente na instituição de ensino escolhida e a escola, por sua vez, também precisa garantir que a relação com essas famílias seja sempre muito bem construída e mantida.
Os pais precisam saber o que acontece na instituição e devem ser inseridos no cotidiano escolar de seus filhos. Eles também devem se sentir confortáveis para procurar a escola quando houver qualquer problema que seja importante notificar.
Essa boa relação, de confiança de cumplicidade, obviamente é refletida no bom desempenho escolar dos alunos também, ponto de extrema importância para manter os estudantes motivados com o estudo e as famílias tranquilas com a evolução de suas crianças no âmbito acadêmico.
Para que essa comunicação seja assertiva, é fundamental que a escola conte com ferramentas que garantam que as mensagens essenciais cheguem a seus destinos sem interrupções.
Sabe quando as crianças esquecem de entregar para os pais um comunicado e ele acaba ficando todo amassado e rasgado no fundo da mochila? Para evitar esse tipo de situação, além de ser uma forma de economia, é aconselhável que a instituição dê prioridade a formas de comunicação online: muito mais prática e eficiente.
É por meio desses canais também que os pais devem receber avisos sobre datas de pagamento dos boletos, uma forma bastante efetiva de evitar a inadimplência escolar.
Como já mencionado, o fluxo de caixa de uma escola é fundamental para que os gestores possam trabalhar com tranquilidade. É sabido que em momentos de crise, a mensalidade escolar pode ser um dos primeiros boletos a ser deixado de lado, não é mesmo?
Nesses casos, uma boa conversa — que, claro, flui de melhor forma se a comunicação com a família já for eficiente — pode levar a entendimentos mais profundos da situação específica de cada família, sendo possível chegar a acordos para resolver o problema sempre da melhor forma.
Mas há também os perfis de famílias adimplentes que acabam esquecendo de pagar o boleto, por exemplo, e que precisam de uma certa ajudinha para manter as contas pagas em dia.
Os comunicados frequentes e digitais podem ser uma excelente saída para esses casos. A escola pode (e deve) também disponibilizar aos seus clientes formas mais práticas de fazer pagamento, como débito em conta corrente e até mesmo pagamento com cartão de crédito.
A instituição de ensino pode avaliar a possibilidade de dar benefícios e descontos a pagadores que quitem suas despesas antes do prazo de vencimento, por exemplo, incentivando a adimplência de forma com que todos os atores da equação saiam ganhando.
Cobrar dos pais e familiares dos estudantes pode ser uma tarefa complicada e delicada, mas é importante lembrar que o pagamento das mensalidades faz parte da escolha de oferecer uma educação privada de qualidade.
Assim como a escola precisa investir no ensino e oferecer serviços e ambientes de excelência, as famílias também devem cumprir com sua obrigação de fazer os pagamentos em dia.
Para facilitar essa tarefa, porém, os gestores escolares podem contar com a ajuda de plataformas como o isaac, que fazem o meio de campo com os clientes, oferecendo diversas opções de pagamento e fazendo as cobranças de forma empática e objetiva.
Trata-se da maior plataforma de soluções financeiras para escolas, mas que também olha com carinho para as famílias: o time de apoio do isaac está disponível todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, para ajudar as famílias sempre que for preciso.
Concentre-se em oferecer o melhor ensino e invista na melhor relação com as famílias e deixe que o isaac cuide das finanças por você.