Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Tecnologia

Inovações na gestão escolar: como a tecnologia pode transformar

Ao lado do Portal Porvir e do Colégio Vila, isaac promove discussão sobre tecnologia e inteligência artificial no segundo dia da Bett Brasil 2024

Publicado em
25/4/2024
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Como a tecnologia pode contribuir para a gestão escolar? E a inteligência artificial na educação: vilã ou aliada? Essas foram algumas reflexões levantadas no estande do isaac, maior plataforma de gestão financeira escolar, no segundo dia de Bett Brasil 2024. 

O painel “Inovações na Gestão Escolar: como soluções tecnológicas podem transformar sua escola e os impactos da inteligência artificial ” contou com a presença de Vinícius de Oliveira, editor do Portal Porvir, e da pedagoga Fabiana Sena, mantenedora do Colégio Vila, de João Pessoa (PB). 

Em uma conversa descontraída, eles compartilharam experiências e percepções sobre o uso de tecnologias e inteligência artificial para a gestão escolar e em sala de aula. 

Ficou curioso em saber como foi essa conversa? O papo completo está disponível no canal do YouTube do isaac e abaixo você confere os destaques da palestra. 

Os benefícios da tecnologia nas escolas 

Vinícius é editor do Porvir, site que desde 2012 fala sobre inovações educacionais, formação de professores e uso de tecnologia na Educação, e um verdadeiro entusiasta do tema. 

Para ele, o uso das tecnologias nas instituições de ensino apresenta uma série de benefícios, principalmente em relação às discussões que essas inovações proporcionam, que, inclusive, são discussões que nunca acabam. 

“Eu gosto de dizer que a tecnologia possibilita novas conversas dentro da escola, seja entre setores, administrativo e pedagógico, mas também com as famílias. A coisa mais fascinante da tecnologia é a possibilidade de abrir novas perguntas dentro da escola”, diz. 

Vinícius acredita que é preciso falar, buscar e compartilhar conhecimento para encontrar as melhores soluções tecnológicas para as necessidades daquela escola. 

“Eu comparo o processo de digitalização de uma escola a uma maratona. Nós nunca vamos ter uma corrida de 100 metros e acabou. É preciso nutrir e se comunicar todos os dias. Escolas que conseguem chegar da gestão ao processo de aprendizagem de uma maneira eficiente são aquelas que estabelecem conversas de diferentes níveis e em diferentes setores”. 

A partir dessa reflexão, Vinícius reforça que todos os educadores podem (e devem!) aprender com a tecnologia e investir em soluções inovadoras. Gestores e mantenedores sabem como é possível encontrar certa resistência entre os professores, mas é preciso incentivar a conversa para que a tecnologia se torne uma aliada tanto do processo de gestão escolar quanto do processo de ensino. 

E como é na prática?

Fabiana Sena foi a responsável por compartilhar com os visitantes do estande do isaac como a tecnologia pode de fato transformar uma escola. “Como donos de escolas, precisamos sempre buscar a tecnologia para resolver nossos problemas, mas também para elevar o nosso nível de qualidade”. 

Foi exatamente isso o que a mantenedora buscou fazer no Colégio Vila, que tem mais de dois mil alunos em três unidades. Ela conta que investe em tecnologia e tem cerca de dez soluções inovadoras aplicadas em seu negócio. 

A mantenedora compartilha que seu objetivo com a tecnologia é colher dados e medir engajamento, ou seja, entender o quanto alunos, professores e famílias estão engajadas com a sua escola. A partir das ferramentas que têm aplicadas na instituição, Fabiana consegue identificar pontos de atenção no processo de aprendizagem dos alunos, otimizar a rotina dos professores e facilitar processos administrativos. 

“Através dos dados eu consigo saber o que meu aluno tem aprendido. Assim, consigo sempre elevar o nível de qualidade da minha escola”, explica. Um exemplo disso são as avaliações do ensino médio do Colégio Vila, que são, em sua maioria, feitas com apoio digital. Dessa forma, os educadores conseguem de fato se aproximar do aluno e identificar onde ele precisa evoluir. 

Para Fabiana, as inovações tecnológicas proporcionam uma série de benefícios às instituições de ensino. E, muito além dos processos administrativos, a tecnologia permite que os educadores se aproximem dos alunos, personalizem o ensino e acompanhem o progresso dos estudantes individualmente. 

Inteligência artificial na educação

A inteligência artificial na educação foi outro ponto de destaque do painel do isaac. Afinal, quantos educadores já se perguntaram: vou ser substituído por um robô? Para Fabiana, não é preciso se preocupar com essa substituição. “A tecnologia nos dá informações valiosas, mas são os educadores que têm sentimentos e emoções. E escola é calor humano”. 

Claro, não é possível ignorar as tecnologias e mantê-las fora da sala de aula. Vivemos uma realidade que exige que os educadores se atualizem e busquem formas de incorporar a tecnologia ao seu trabalho. Tanto Fabiana quanto Vinícius concordam que as inovações são pontes para o conhecimento e facilitadores da rotina em sala de aula. 

“Eu não tenho medo da robotização. Acredito que a tecnologia permite uma amplitude de conhecimento, facilitando o acesso. O que me preocupa é estimular esse aluno para sempre buscar aprender”, diz Fabiana. 

A mantenedora alerta que, muitas vezes, os estudantes se acomodam com as tecnologias e deixam de ser curiosos — uma característica tão importante no processo de aprendizagem. Nesse sentido, cabe o alerta aos educadores. É preciso incorporar as inovações, mas sem deixar o engajamento dos alunos de lado. 

Saúde mental e tecnologia

O painel encerrou com um assunto extremamente importante e atual: o impacto da tecnologia para a saúde mental dos estudantes. Ao notar que alguns alunos, principalmente adolescentes, estavam deixando a socialização de lado para se isolar em seus celulares, Fabiana pensou em algumas alternativas para o Colégio Vila. 

“Nós criamos um espaço para os adolescentes brincarem. Pintamos amarelinhas, um espaço para futebol, deixamos uma bola disponível para brincar. Soluções simples e baratas”, conta. 

A mantenedora conta que também foram pensadas ações com os psicólogos da instituição de ensino. Em uma dessas ações, foram espalhadas placas no colégio incentivando os estudantes a conversarem entre si. “A placa dizia: hoje você precisa contar uma história para um colega”, lembra. 

Nesse sentido, Vinícius sugere que os educadores evitem aulas apenas expositivas e busquem soluções onde os alunos também possam participar e expor seus pensamentos e reflexões. “É preciso promover momentos de conversa e projetos onde cada um possa mostrar seus talentos”, diz. 

Por fim, ambos encerraram a conversa convidando os educadores a se aproximarem mais das inovações que podem contribuir tanto para a educação hoje. 

isaac na Bett Brasil 2024 

O painel faz parte de uma série de palestras que o isaac está promovendo na Bett Brasil 2024. A plataforma de soluções financeiras está presente no evento apresentando todo o seu portfólio e promovendo encontros com educadores, mantenedores e interessados no tema. Esperamos você por lá!

E se você se interessa por inovação e tecnologia na gestão escolar, não deixe de conferir nosso e-book “Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação” com tendências e dados para o futuro da Educação. Clique aqui para acessar

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: