Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

6 dicas para motivar alunos e professores dentro das escolas

Mais fácil no discurso do que na prática, mas, ainda assim, extremamente necessário: precisamos unir forças e trazer a alegria para todos os espaços escolares

Publicado em
28/7/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!
Por SOS Educação

Embora existam diferentes perspectivas e definições sobre o que o sentimento de alegria significa, todas as pesquisas confirmam que o aprendizado é impactado positivamente quando professores e alunos compartilham do entusiasmo, pelo simples fato de estarem na escola.

Como seres humanos, nós sobrevivemos e conseguimos formar a sociedade em que vivemos hoje, graças a três superpoderes que são únicos da nossa espécie. Patricia Jennings, pesquisadora, especialista em Educação e desenvolvimento humano na Universidade da Virgínia (EUA), denomina esses poderes de “Os três Cs fundamentais para a Educação”: Cognição, Comunicação e Conexão. 

Saiba mais sobre os três Cs fundamentais para a Educação

Voltar ao ambiente escolar depois do longo período em que fomos privados dessa possibilidade, parecia, por si só, a receita mágica para que, tanto os alunos, quanto os profissionais da Educação, retomassem a capacidade plena de “produtividade”. 

E não foi surpresa perceber que ainda estamos enfrentando sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19. Nossa capacidade de Comunicação e, em especial a Cognição, não podem ser retomadas por decreto. Ambas dependem do terceiro C, que foi isolado nos últimos anos: a necessidade de conexão com outras pessoas. 

A falta de conexão entre nossos pares pode refletir ou afetar o clima escolar. Muitos professores e profissionais da Educação relatam estar mais cansados, menos pacientes e com dificuldade para  reencontrar aquele propósito que ajudava a seguir em frente em  momentos mais desafiadores. 

Agora, precisamos focar no “C” que vinha há tempos relegado a um plano inferior, como se não fosse assim tão importante. A Conexão é o elo perdido que precisa ser recuperado para que alunos, professores e toda a comunidade escolar reencontrem aquela alegria que anda ausente do dia a dia.  

A conexão com outras pessoas, e aquele sentimento de segurança e equilíbrio que o olho no olho nos traz, se perdeu devido ao isolamento social que vivemos por um longo período. 

Segundo Patrícia Jennings, em seu livro Teacher Burnout Turnaround: Strategies for Empowered Educators (em português: A Reviravolta no Esgotamento do Professor: Estratégias para Educadores Empoderados), ainda sem a tradução do conteúdo para o português, a conexão com outros seres humanos é a cola que nos mantém energizados. Sem esse sentimento de comunidade, todo o processo de ensino-aprendizagem e o propósito da Educação se perde.

A boa notícia é que retomar a conexão  com as pessoas está ao nosso alcance, e depende exclusivamente de ações intencionais que podemos trazer para a rotina escolar. A alegria está no topo da lista das emoções capazes de gerar essa sensação de pertencimento, trazendo de volta o prazer em aprender, a retomada da capacidade de concentração e a energia para enfrentar desafios que fazem parte do universo educacional. 

6 dicas para motivar alunos e professores dentro da escola

Que tal começar o segundo semestre letivo de 2022 com o sentimento de alegria, que se espalha de forma leve e sorrateira, contagiando a todos em um efeito cascata? 

Pesquisas científicas, realizadas no laboratório da Universidade de Berkeley (EUA), comprovaram que pequenos ajustes na rotina da escola podem trazer grandes impactos positivos para o dia a dia dos professores e na aprendizagem dos alunos. 

Confira algumas estratégias que podem motivar e incentivar mais ainda a conexão com os estudantes dentro da sua escola:

• Substitua o tradicional som de campainha por músicas no sinal de entrada, intervalos e saída da escola.

• Reserve alguns minutos da reunião pedagógica para que os professores escrevam sobre alguma experiência que viveram recentemente.

• Que tal dar um toque especial no cafezinho que fica disponível para os funcionários na copa ou na sala dos professores? Pode ser com uma bolacha diferente, pão e manteiga em algum dia da semana ou um docinho para amenizar a correria.

• Envie mensagens personalizadas para os professores com conteúdo motivador ou informação interessante sobre a fase do desenvolvimento que os alunos estão vivendo. 

• Celebre pequenas vitórias, como a realização bem-sucedida de um evento da escola, o fechamento do trimestre, a entrega dos boletins ou a chegada de mais uma Primavera. Há tantas ocasiões que podem ser comemoradas, não é mesmo?

• Abra um espaço na agenda da equipe gestora para conversas informais com os professores. Pergunte sobre a vida pessoal, planos para o final de semana ou desafios que vêm enfrentando com os filhos. 

E, para que cada pequena mudança possa surtir um efeito positivo por toda a escola, é fundamental que você, gestor escolar, tire tempo para reabastecer sua própria energia. 

Nos momentos menos atribulados da escola, vale aquela fugidinha para sentar ao ar livre. No trajeto para a escola, troque o noticiário por uma playlist daquelas músicas que trazem lembranças boas. 

Rasgar e jogar fora a capa de super-herói também é primordial. A conexão com outras pessoas é o que traz alegria e superpoderes até então desconhecidos. Contar com bons parceiros que ajudem a enfrentar o dia a dia tão desgastante da escola é, sem dúvida, o fator que vai possibilitar a você encontrar tempo para todos outros ajustes tão necessários e gratificantes.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: