Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como organizar uma boa reunião de pais e responsáveis

O isaac reuniu dicas e ideias para que as escolas façam das reuniões de pais um momento produtivo e cheio de sentido

Publicado em
31/8/2023
08min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

As reuniões de pais e responsáveis são momentos cruciais para o engajamento e a participação ativa da comunidade escolar no processo educacional. Para garantir que essas reuniões sejam produtivas e significativas, é fundamental que a escola adote estratégias que atraiam e envolvam os pais ou responsáveis promovendo um ambiente de diálogo e colaboração.

Com a ajuda da Maria Servidoni, professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feitas para escolas, reuniu dicas e ideias para organizar reuniões que encantem e engajem os pais e responsáveis.

Descubra como o isaac pode te ajudar nessa e em outras tarefas, acessando Conheça as soluções isaac

1 - Conhecendo a comunidade escolar 

A chave para momentos produtivos e cheios de sentido é o engajamento da comunidade escolar. Para que isso aconteça com mais assertividade, a gestão precisa conhecer as necessidades e expectativas dos pais e responsáveis. 

Uma ação simples que pode ser instituída para compreender as necessidades de uma determinada comunidade escolar e garantir momentos produtivos e com sentidos é a realização de entrevistas e questionários para coletar informações e traçar estratégias que garantam o sucesso do processo.

“A escola é um lugar de oportunidade e de garantia de direitos a todos os estudantes, por isso é fundamental repensar a organização dos espaços e tempos por meio da ampliação do conhecimento da equipe gestora, sob a liderança da direção, sobre as comunidades interna e externa”, afirma Maria.

2 - Planejamento estratégico 

Uma reunião proveitosa requer participação ativa da comunidade escolar, isto é, os envolvidos dão sugestões, apontam fragilidades, questionam o trabalho e sugerem alterações. Esses elementos mostram que os participantes sabem que fazem parte do processo de construção daquela escola.

Portanto, é necessário estudar a forma de garantir essa participação. A gestão precisa se perguntar qual a melhor forma de organização, presencial ou on-line? Qual o melhor dia? Qual o melhor horário? Para responder essas questões é necessária uma gestão escolar atenta aos movimentos, afirma a professora da Estácio. E, por fim, a gestão precisa ter clareza da sua intencionalidade.

Você pode se interessar também pelo artigo: 6 passos para uma comunicação escolar eficiente

 3 - Reunião no início do ano 

É fundamental realizar uma reunião no início do ano letivo para que os pais ou responsáveis conheçam o local em que seus filhos vão estudar, assim como os professores e funcionários da escola. Isso ajuda a criar um ambiente de confiança e segurança para as famílias.

4 - Reuniões coletivas e individuais 

As reuniões coletivas tratam de temas gerais e objetivos comuns a todos os pais, enquanto as individuais abordam as especificidades de cada criança. Ambos os formatos são importantes para garantir o envolvimento e a atenção às necessidades de cada família.

5 - Reuniões temáticas 

O primeiro passo é definir temas de interesse comum. Para isso, é necessário planejar junto com a comunidade escolar, quais temas e em quais momentos essas reuniões devem acontecer.

Entretanto, muitos temas aparecem durante o processo educacional e precisam ser tratados com urgência, então é importante ter consciência do fato e, caso, venha acontecer, ter um plano de ação para essa eventualidade. Por exemplo, a violência nas escolas foi um tema imposto socialmente para a escola e que precisa ser estudado, dialogado e traçado estratégias que restabeleça a confiança e a seguridade de todos os envolvidos.  

6 - Frequência e conteúdo das reuniões

As reuniões preestabelecidas pela legislação ocorrem bimestralmente e devem abordar aprendizagens dos alunos, frequência escolar, intercorrências e ocorrências disciplinares. Além disso, a escola ou as famílias podem convocar reuniões quando necessário para tratar de questões específicas.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no artigo 12 garante essa obrigatoriedade tanto para a instituição escola, como para a instituição família. “Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica”.

Em Palmas, escola oferece plantão pedagógico

No Colégio Interação Vozes Ativas, em Palmas (TO), é oferecido um plantão pedagógico especial para atender os pais do ensino fundamental nos anos iniciais. 

Cada professora fica em uma sala para realizar os atendimentos individuais das famílias e duas gestoras – uma institucional e outra pedagógica – ficam à disposição durante todo o período para atender os responsáveis caso seja solicitado.

Além do plantão, a escola realiza a reunião pedagógica bimestralmente, cujos objetivos são: fortalecer o vínculo escola e família; apresentar o rendimento escolar dos alunos de forma individual, focando nas habilidades desenvolvidas e nas habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas; entre outros.

No Maranhão, pais vivem um pouco do dia a dia dos alunos

No São Luís (MA), a Escola Crescimento – Unidade Renascença - realiza a Experiência Crescimento, onde os pais têm a oportunidade de conhecer, conversar com os professores e viver um pouco do dia a dia dos alunos.

Segundo a diretora do colégio, Patricia Debus, a experiência surgiu da percepção da escola da necessidade de aprofundar aos responsáveis a proposta pedagógica. 

“Durante as visitas percebíamos que apresentar nossas práticas através de palavras não trazia a real dimensão do quanto podíamos impactar positivamente a trajetória de aprendizagem desse aluno/família que estava pretendendo ingressar na nossa escola”. 

Além da “Experiência Crescimento”, o colégio realiza a “Reunião de Expectativas”, com o objetivo de apresentar os diferenciais do ano letivo seguinte; e, no início do ano, fazem a reunião com responsáveis novatos e encontro com as famílias (responsáveis veteranos). 

“Para os responsáveis novatos apresentamos a proposta pedagógica, rotina acadêmica, equipe de gestão, além de características específicas do segmento pedagógico em que o aluno está matriculado. Nos encontros com as famílias, tratamos sobre o sistema avaliativo da série/segmento, apresentamos os professores das séries e equipe de coordenação de tutoria”, explica.

Diretor sugere reuniões com participação de estudante

Diretor acadêmico da Maple Bear Brasil, Richard Debre afirma que as reuniões de pais e responsáveis precisam trazer evidências concretas do aprendizado do aluno, desde atividades, como fotos ou pequenos vídeos que podem compor um portfólio. 

De acordo com ele, os professores precisam demonstrar conhecimento não só sobre o currículo e as expectativas de aprendizagem, ou seja, aquilo que se pretende desenvolver, mas também sobre cada um de seus alunos. 

Leia mais sobre engajamento de processos no link: Reunião pedagógica: dicas para engajar os professores

“O aluno precisa ainda ser protagonista do seu aprendizado, por isso, convidá-lo para essas reuniões, em situações planejadas, é muito importante, para que ele seja capaz também de contar sobre o próprio aprendizado e participar de discussões importantes sobre o seu desenvolvimento”, sugere.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: