Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Reunião pedagógica: dicas para engajar os professores

A reunião pedagógica é um processo vital na gestão escolar, mas que depende da participação ativa dos professores. Saiba como engajá-los!

Publicado em
10/6/2021
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Durante o ano letivo, diretores, coordenadores e professores se reúnem para discutir, planejar e acompanhar os processos da escola. Esse tipo de encontro, conhecido como reunião pedagógica, é muito importante para o bom funcionamento da instituição de ensino.

No entanto, o que realmente garante o sucesso da reunião é o engajamento dos participantes, isto é, dos professores e coordenadores da escola. Pois, esse é o momento onde eles podem compartilhar pontos de melhoria e propor ações que considerem efetivas. Mas, para isso, os mantenedores precisam estimular a participação de todos.


Por que é importante engajar os professores na reunião pedagógica?

O objetivo da reunião pedagógica é tornar a tomada de decisão na escola mais assertiva, levando em conta todos os pontos de vista. Mais do que rotina, ela deve ser eficaz e trazer soluções para a IE.


Além disso, esse encontro pode ser útil para motivar e direcionar o corpo docente, já que é um momento para discutir e alinhar os próximos passos, dando atenção às contribuições de todos e estimulando a participação dos envolvidos no dia a dia.


Diante da pandemia da Covid-19 e todos os desafios que a educação vem enfrentando, é ainda mais importante que a escola fortaleça os laços com o corpo docente.


Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Tim, por meio do projeto “O círculo da matemática no Brasil”, cerca de 70% dos professores ouvidos relataram dificuldades em se adaptar às aulas remotas. Lembre-se de que a união na escola realmente faz a força. Acolher também significa ser acolhido, e assim todos podem encarar juntos os desafios.


Embora seja padrão na escola, atente-se a não fazer um encontro engessado. Confira algumas dicas que podem te ajudar a engajar mais os professores e transformar a reunião pedagógica em um momento de união e trabalho conjunto.


1. Planejamento e pauta bem definida

A regra é clara: para uma reunião objetiva, comece sendo objetivo. Afinal, nada melhor do que dar o exemplo, né?


Planejar a reunião inclui definir a data, horário, local, objetivo e temas que serão debatidos, para que todos os participantes possam se preparar para a pauta em questão, levar suas dúvidas e sugestões. Desta forma, a equipe também aproveita melhor o tempo, indo direto ao ponto.


Não esqueça de compartilhar a agenda da reunião com todos os professores e coordenadores da escola. Pode parecer um ponto simples, mas já é um ótimo começo. Ninguém gosta de ser pego de surpresa ao ser questionado sobre algum assunto que ainda não teve a oportunidade de refletir antes. Ao dar tempo para as pessoas pensarem, você estimula a participação ativa.


2. Seja receptivo

Crie um ambiente acolhedor, de respeito e construção coletiva para que a equipe compartilhe suas opiniões. É essencial que os diretores demonstrem interesse real e sincero em ouvir e entender.


Procure demonstrar que o problema de um professor é o problema de toda a escola, ou seja, crie o sentimento de pertencimento. Não importa o nível de hierarquia, a reunião pedagógica deve ser focada em um objetivo comum: melhorar a escola.


Essa abertura não acontecerá da noite para o dia, é uma construção a longo prazo. Mas comece a criar essa cultura degrau por degrau, aos poucos, mais e mais professores vão começar a participar.


3. Promova o desenvolvimento da equipe

Diretores escolares devem se manter sempre atualizados, mas não são os únicos. A educação continuada (ou lifelong learning) parte da premissa de que o aprendizado não tem hora para acabar e, na área da educação, ela faz ainda mais sentido.

Portanto, a reunião de professores também pode ser uma oportunidade de inserir atividades e dinâmicas. Afinal, investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma excelente forma de motivá-los e trazê-los para mais perto.


4. Crie planos de ação

Ouvir as dores e as dificuldades dos professores não é o bastante, é preciso agir. Para isso, atente-se a traçar planos de ação que solucionem os problemas levantados na reunião.


Documente tudo em um arquivo no qual toda a equipe envolvida tenha acesso. Lembre-se também de acompanhar os avanços e retomar o assunto nas reuniões seguintes, para dar sequência ao que foi alinhado.


Como ter mais tempo para a reunião pedagógica?

Na gestão escolar, o tempo é um bem precioso - e raro. Como você sabe, o mantenedor escolar lida diariamente com uma série de processos, muitas vezes burocráticos, e resta pouco tempo para dedicar ao corpo docente.

Acontece que, para implantar melhorias na qualidade de ensino, o relacionamento entre diretores, professores e coordenadores deve ser transparente e sólido.


Você deve estar se perguntando "mas como poderei conciliar tantas funções?"


Com o isaac, você diz adeus à burocracia e ao estresse com atrasos e inadimplência. Garantimos a estabilidade financeira que a sua escola precisa e te damos o tempo livre necessário para focar no que realmente importa: educar.


Conheça mais sobre as soluções do isaac para a sua escola! 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: