Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Notícias

ProUni 2022: veja como se inscrever e as mudanças deste ano

Com o novo decreto, alunos de escolas particulares agora podem se inscrever no programa. Saiba de outras alterações, cronograma e como usar a nota do Enem

Publicado em
17/2/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Após a nova Medida Provisória nº 1.075/2021, assinada no dia 6 de dezembro de 2021 e publicada oficialmente pelo Diário Oficial da União, o ProUni, tradicionalmente focado na rede pública e em bolsistas integrais, permite que agora estudantes de escolas particulares também possam tentar bolsas de estudos.


Além dessa mudança, outras foram atribuídas à lista de regras. Confira a seguir mais detalhes sobre o programa, o cronograma de datas da seleção, como os alunos devem usar a nota do Enem e mais informações que podem auxiliar na adaptação.


O que é o ProUni? 

O ProUni - Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2004 pelo MEC - Ministério da Educação, e para participar é necessário fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio (um dos critérios para que o estudante seja selecionado é ter a média de 450 pontos nas provas e não zerar a redação).


Com o propósito de inclusão educacional, o plano tem a finalidade de ajudar estudantes brasileiros que não têm condições financeiras de pagar pelo valor das faculdades particulares, com isso podem ingressar na graduação por meio da concessão de bolsas de estudo que vão de parciais, com 50% do valor, a integrais com 100%.


O programa é voltado somente para quem ainda não tem o curso superior concluído. Porém, alunos que estejam com a graduação em andamento e que tenham feito o último Exame Nacional do Ensino Médio podem se inscrever para tentar a bolsa de estudos. 

Como se inscrever no ProUni?

As inscrições são feitas duas vezes ao ano e de forma on-line pelo site oficial do ProUni, basta informar os dados, conforme solicitado no formulário. Em seguida, será necessário escolher duas opções dos cursos listados e finalizar.

É importante se atentar ao prazo para realizar as inscrições. No próprio site é possível conferir o cronograma completo com todas as datas.

Cronograma do ProUni 2022:

Como o aluno depende da pontuação do Enem para se inscrever no ProUni, o programa é realizado semanas após a divulgação das notas oficiais do exame. 

Esse ano de 2022, no caso, o resultado oficial saiu no dia 09 de fevereiro, devido à uma antecipação do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Com isso, confira a seguir as datas da seleção do ProUni divulgadas pelo MEC (o Ministério é o responsável por todo o processo seletivo):

ProUni 2022: Como se inscrever

Quais as bolsas oferecidas pelo ProUni? 

Com as novas mudanças, agora é possível se candidatar a bolsas de 50% e 100% para o ProUni, possibilitando ainda mais vagas para os estudantes. Mesmo com a alteração da abrangência nesse critério de escolaridade, a exigência da comprovação de renda permanece.

Com isso, agora, de acordo com o perfil financeiro é possível se encaixar em um dos grupos:

Bolsa integral (100% de desconto): São concedidas a candidatos que pertencem ao grupo de baixa renda, com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. Para essa modalidade, não há nenhum gasto do aluno com o curso.

Bolsa parcial (50% de desconto): São concedidas a candidatos que possuem um vida financeira um pouco melhor, mas ainda dentro do grupo de baixa renda, com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Para essa modalidade, o aluno paga apenas metade da mensalidade  e a outra será paga pelo ProUni. 

É importante se atentar que a cada semestre, o estudante deverá comparecer na secretaria do ProUni, dentro da faculdade onde cursa, para renovar o contrato. Também será preciso assinar toda a documentação confirmando que deseja continuar estudando com a bolsa. 

Além disso, existe um prazo para a assinatura de comprovação, caso perca, a bolsa poderá ser cortada do aluno.


Quem pode se candidatar a uma bolsa do ProUni?

Como já dito anteriormente, para se candidatar a uma vaga do Programa Universidade para Todos, é necessário que o aluno tenha realizado o último Enem e que tenha conseguido, pelo menos, a média de 450 pontos nas cinco provas e não tenha zerado a redação.

Além disso e das demais orientações com relação à renda familiar, mencionada no tópico acima das bolsas de estudo, veja abaixo quem pode se candidatar a uma bolsa do ProUni:

  • Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas
  • Alunos que cursaram o EM completo em escolas particulares, mas com bolsa integral (100% de desconto)
  • Alunos que cursaram o EM, tanto em escolas públicas, quanto em escolas particulares, porém sendo bolsista na escola particular
  • Pessoas com deficiência
  • Professores no ensino fundamental de escola pública, exercendo efetivamente seu magistério e fazendo parte permanente da IE. O candidato deve concorrer às vagas nos cursos de licenciatura, superior ou igual pedagogia. E, para esse caso em específico, o candidato não precisa considerar a renda familiar por pessoa.


Confira outras as modificações, segundo a Medida Provisória nº 1.075/2021, para o novo regulamento do ProUni:

1 - A distribuição e divisão de cotas para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD). O Artigo 7º prevê a seguinte divisão:

A) Pessoa com deficiência (PcD)

B) Indígenas e negros (pretos e pardos)

Os percentuais serão iguais aos registrados pelo Censo do IBGE em cada local de oferta. 

2 - Dispensa de documentação que comprove renda: instituições de ensino poderão dispensar a obrigatoriedade da apresentação de documentos que comprovem a renda ou deficiência se o participante tiver tais informações em bancos de dados de órgãos governamentais.

3 - Estudantes matriculados em instituição pública não poderão participar do ProUni, assim como beneficiários do Fies que queiram concorrer à bolsa em outro curso.

4 - Quem já tiver cursado 75% do curso não poderá transferir a bolsa para outro curso superior.

Resultados do ProUni 

Quando o período de inscrição para o programa é finalizado, se inicia o processo de resultado que indica a classificação de cada candidato conforme a pontuação final na prova do Enem. 

 

Os primeiros a serem chamados são aqueles que têm as notas mais altas. Os alunos que forem listados nesta 1ª chamada, não podem concorrer mais à segunda opção, que é válida apenas para quem não tenha sido convocado nesse primeiro momento.

A 2ª chamada acontece após a finalização do prazo de matrícula da primeira chamada e com um número reduzido. 

 

Atenção! Para conferir os resultados do Prouni 2022, acesse o site do programa. Se preferir, entre em contato pelo telefone 0800-61-61-61 ou verifique diretamente com a instituição de ensino a qual se inscreveu.

Boa sorte!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: