Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

5 livros que todo diretor escolar deve ler

Com esta lista de livros, você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos e, ainda, adquirir novas habilidades para aprimorar a gestão da sua escola

Publicado em
15/3/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A representação da escola para a sociedade deve ser reconhecida e valorizada diariamente. Afinal, instituições de ensino são ambientes de aprendizagem, de transformação de vidas e por tempos, é segundo lar por muitos anos.


A formação escolar é essencial para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, não só no lado profissional, mas também no pessoal, já que a base, além do ambiente familiar, tem início nas escolas.

Por isso, relembrar frequentemente como essa instituição é fundamental para a construção da trajetória de cada ser humano é um passo valioso e de extrema importância para todos, e em todas as fases da vida.


"Educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social (...) É uma prática social que atua na configuração da existência humana individual e grupal, para realizar nos sujeitos humanos as características de 'ser humano' (LIBÂNEO, 1998, p. 22)."

Ou seja, a escola não deve ser vista somente como um ambiente para educar, mas sim como propulsora da humanidade.


Como forma de proporcionar um conteúdo enriquecedor e com dicas incríveis para diretores escolares, profissionais que se dedicam diariamente para o desenvolvimento das IEs, bem como para o crescimento de crianças e adolescentes, preparamos uma lista com 5 livros que todo diretor escolar deve ler.


Sabemos como a rotina de um diretor pode ser turbulenta e cheia de momentos de “apagar incêndios”, e que nem sempre há tempo disponível para procurar boas obras sobre sua área de atuação.

Mas, com o material que preparamos aqui, você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos e, ainda, adquirir novas habilidades para se manter atualizado e, o que é tão importante, aprimorar a gestão da sua escola.


1. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar, de Geraldo José Sant’Anna

O clima organizacional é um tema que tem tido cada vez mais destaque e importância em todos os setores, e no segmento de educação não é diferente.

A gestão de pessoas e do ambiente de trabalho é um dos pilares fundamentais para que uma escola se desenvolva de maneira constante, alcançando bons resultados como um todo.


Nesse livro, o autor Geraldo José Sant’Anna busca sinalizar posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional que implique comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade de toda a equipe, valorizando sempre o bem-estar de todos.

Aborda a importância da participação coletiva na tomada de decisões e descreve as funções e responsabilidades das equipes gestora e pedagógica da escola.


2. Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar, de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

Esta obra, que aborda o uso de tecnologias no ambiente escolar, tem ajudado muitos diretores a entender e dimensionar algumas transformações necessárias. 

Afinal, é uma tema que vem se destacando cada vez mais, principalmente no cenário atual de pandemia da Covid-19, em que instituições de ensino estão superando desafios e precisando utilizar diariamente recursos tecnológicos para seguir com suas atividades à distância e para manter toda a comunidade escolar engajada.


As autoras, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso, retratam uma discussão sobre a experiência do projeto Gestão Escolar e Tecnologias, que tem como objetivo principal proporcionar aprendizados aos gestores sobre como utilizar a tecnologia no cotidiano da sala de aula de maneira efetiva e atrativa.


3. O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola, de Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna

Esse livro está relacionado às questões que os diretores precisam resolver em diversas situações, como acompanhar a gestão financeira, atender responsáveis, cuidar do desenvolvimento de alunos, pensar em melhorias para a estrutura da escola etc.

O livro é resultado de um trabalho de mais de dez anos em gestão escolar, onde são apresentadas diferentes formas eficazes de solucionar os problemas que fazem parte desse cotidiano educacional.


O título é organizado em capítulos que detalham os espaços físicos escolares (sala de aula, pátio e quadra e sala de informática, por exemplo) e que trazem relatos de experiências que podem contribuir para a formação de diretores, bem como sugestões para realizar inovações de baixo-custo e intencionalidade clara na IE, com recursos que muitas vezes não recebem atenção ou são desconhecidos.


4. Liderança em Gestão Escolar, de Heloísa Lück

Nesse livro, que faz parte da Série Cadernos de Gestão, a autora, Heloísa Lück, foca no exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar, para que incentivem em suas instituições a criação de uma cultura orientada para o compartilhamento de uma liderança guiada pelo comprometimento em conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.

A obra apresenta assuntos relevantes em seus capítulos, por exemplo: a relação entre gestão e liderança, a prática efetiva de liderança no exercício da gestão escolar, o desenvolvimento de competências de liderança etc.


Esse livro é indicado para aprimorar técnicas de liderança e, consequentemente, alavancar os processos e deixar os colaboradores mais motivados e engajados com os objetivos da instituição de ensino.


5. Gestão Escolar - Dicas Corporativas - Nossas Escolas Estão Prontas Para os Desafios?, de Almir Vincentini

Para finalizar com chave de ouro essa lista de livros imprescindíveis, essa obra trata a gestão escolar com um viés mais corporativo, afinal de contas, a instituição de ensino do ponto de vista gerencial é um negócio.


A obra busca mostrar que é possível sim trazer a agilidade das grandes corporações para as escolas e se preparar para novos desafios, sem deixar de lado a qualidade do ensino e a preocupação com o processo de aprendizagem dos alunos.


Dessa forma, é um título recomendado para quem tem interesse em organizar e aperfeiçoar a gestão da sua instituição seguindo o caminho da lógica corporativa.


Aproveite para incluir os artigos abaixo na sua lista de leitura:

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: