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Marketing

Como aproveitar o recesso escolar para potencializar a próxima campanha de matrículas?

Este momento do ano é propício para avaliar o desempenho da ação do ano anterior, revisar os processos necessários, planejar a comunicação e preparar a equipe.

Publicado em
10/7/25
Atualizado em
10/7/25
05 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O período de recesso em julho não representa apenas uma pausa para as instituições de ensino. Ele pode representar também uma janela importante para impulsionar a organização e avaliar a estratégia de escolas e faculdades. Além disso, é uma grande oportunidade para potencializar a campanha de matrículas, preparando com antecedência as ações que garantirão maior eficiência e alcance.

Neste sentido, o momento favorece o reposicionamento da visão de negócios em diferentes aspectos. Avaliar o semestre que se passou e comparar o desempenho de um ano para o outro é crucial para potencializar o crescimento das organizações.

Logo no retorno às atividades escolares, em agosto, chega o momento de acelerar os preparativos para as campanhas de matrícula e rematrícula. Programar as ações com antecedência é fundamental, já que é o número de alunos, de um período para outro, que mede o desempenho e ajuda a programar ações para o ano de 2026.

Recesso escolar como momento estratégico para a gestão

O período de descanso – merecido – de alunos e professores gera um momento de calmaria aparente nas instituições de ensino. Mas, na área da gestão escolar, o momento é de urgência: são semanas ideais para incentivar a reflexão a respeito do passado recente e projetar os próximos passos.

Essa movimentação se apoia na capacidade de tomar decisões com base em dados, especialmente no momento mais estratégico do ano: o período de matrículas, o mais crucial para definição da receita do ano de uma escola, como aponta um estudo inédito realizado pelo isaac, a maior plataforma financeira e de gestão para a educação.

O conteúdo reúne o material apresentado por Paula Jorge, diretora geral do isaac, no Fórum dos Gestores, com dados atualizados do mercado.

Principais insights do estudo do isaac sobre matrículas

O levantamento aponta para a importância de focar na campanha de matrícula e  rematrícula. 

  • A taxa de matrícula representa uma fatia relevante da receita e alcança 5,3% a 6,3%, de acordo com o porte e o faturamento.

  • Quanto antes, melhor: instituições que iniciam o processo de matrículas mais cedo conseguem reter mais alunos. A taxa de matrícula, que chega a 82% para as instituições que começam as campanhas em outubro, cai para 77% no caso daquelas que esperam até janeiro.

  • Cada região apresenta um comportamento diferente: em média, o Sul começa as matrículas no dia 16, o Sudeste no dia 23 e Centro-Oeste no dia 27 de novembro. Já o Nordeste inicia as ações no dia 11 e Norte no dia 14 de dezembro.

  • O tamanho da instituição define a estratégia: em geral, escolas de menor porte tendem a começar as campanhas mais tarde.

  • A data escolhida influencia a matrícula, assim como a inadimplência: alunos que se matriculam antes têm dez vezes menos chances de atrasar pagamentos do que aqueles que fazem isso no final do ciclo.

  • Quem rematrícula mais tarde tem maiores taxas de inadimplência: a variação é grande. Entre quem confirma a manutenção na escola em outubro, 15% atrasam as mensalidades. Entre as pessoas que oficializam a decisão apenas em fevereiro, são 41%.

  • Processo de matrícula estruturado gera resultados: escolas que utilizam ferramentas estruturadas de matrícula têm taxas de retenção de 2 a 3 pontos percentuais mais altas.

  • Contar com ferramentas que ajudam a mapear o perfil de risco pode ser muito valioso: o isaac disponibiliza uma ferramenta específica para apoiar os gestores neste processo, o isaac Score. Com a nova solução, a escola agora pode consultar gratuitamente a pontuação diretamente na Plataforma isaac, antes mesmo da assinatura do contrato.

Como aproveitar o recesso escolar para potencializar a campanha de matrículas?

A matrícula e a rematrícula é, de fato, um momento decisivo para as instituições de ensino. E, como a análise inédita do isaac aponta, quando antes a campanha tiver início, melhores seus resultados e menor a inadimplência futura. 

Daí a importância de avançar na preparação ainda em julho, de forma a impulsionar processos apoiados por uma gestão qualificada. Três etapas, em especial, podem ser preparadas com antecedência.

1. Analise o passado

Aproveitar o momento para estudar a campanha de matrículas de 2024 pode gerar aprendizados importantes. Não apenas processos e rotinas mal sucedidas podem ser repensados, como também os acertos devem ser valorizados e repetidos na ação deste ano. Desta forma, as campanhas evoluem de forma contínua.

2. Planeje a estratégia

Qual será o preço das matrículas? Ele será reajustado? Como será definida a política de descontos para quem fizer o pagamento no início da campanha? E o programa de bolsas, vai oferecer quantas vagas? Essas perguntas podem ser respondidas ainda durante o recesso. Elas vão nortear as ações posteriores.

3. Comunique e treine

Diferentes equipes são envolvidas pelas campanhas de matrícula e rematrícula. Definir como elas vão ser treinadas e orientadas é tão importante quanto iniciar a produção das peças de campanha de marketing e publicidade, física e digital – afinal, a divulgação da abertura da seleção de alunos também ajuda a fortalecer a imagem da escola ou faculdade.

O isaac apoia as instituições de ensino na campanha de matrículas

A jornada de matrícula e rematrícula se torna mais eficaz e produtiva quando parceiros habilitados apoiam as estratégias com dados qualificados e soluções inovadoras. 

É neste contexto que o isaac se posiciona ao lado das instituições, sejam elas de ensino básico ou educação superior, durante todo o processo de captação e retenção de estudantes.

Em parceria com a docusign, o isaac oferece matrículas 100% online, com poucos cliques, dentro do meu isaac. O que significa menos papelada, mais comodidade e segurança para instituições e famílias.

E mais: para os já matriculados, uma régua de comunicação personalizada dispara alertas sobre a compra do material didático, que pode ser realizada diretamente no meu isaac. Com o apoio desta solução, as escolas antecipam as vendas do material didático em 23 dias, na média.

Além disso, os clientes das mais de 2 mil instituições parceiras têm o controle financeiro na palma da mão, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar. Na tela do smartphone, é possível contar com acesso fácil a faturas e comprovantes e meios de pagamentos facilitados, com negociações feitas de forma intuitiva.

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