Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Conheça 5 professores que inspiraram a educação brasileira

15 de outubro é o Dia do Professor. Confira esse conteúdo super especial a quem tanto fez, e faz, para o sistema educacional brasileiro

Publicado em
14/10/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Feliz dia do “vai valer ponto na média”, “não se esqueçam da lição de casa para amanhã”, “essa matéria vai cair na prova”, “tá fácil… para quem estudou”, “vou apagar, quem copiou, copiou”, “eu não vou repetir de novo”, “a prova é individual e sem consulta”, “eu não quero ouvir mais um piu” e por aí vai…Independente da escola, sempre escutamos essas frases icônicas, não é mesmo?

E são os autores desses bordões que lutam diariamente para que todos os alunos possam aprender, e dão o seu melhor dentro de qualquer sala de aula.

Presentes diariamente em nossas vidas, desde a infância até a fase adulta, os professores e professoras desempenham um papel de extrema importância na formação de quem somos. Por essas e outras razões que receberam uma data exclusiva para homenageá-los, como forma de agradecer tudo o que fazem pelo aperfeiçoamento contínuo da educação brasileira, o dia 15 de outubro


São incontáveis os desafios que esses educadores driblam constantemente para que o ensino pedagógico e acadêmico faça parte da rotina de seus alunos. Mais do que formar profissionais, os professores formam cidadãos que irão interagir, conviver e transformar nossa sociedade. A responsabilidade e desafios são enormes, mas o sonho é maior ainda! 


Por isso fizemos esse post para comemorar o Dia do Professor. Confira abaixo 5 docentes que, de alguma forma, mudaram a educação brasileira. Boa leitura!


Débora Garofalo: métodos incentivadores, sustentáveis e tecnológicos

A professora Débora Garofalo ficou muito conhecida pelo projeto Robótica com Sucata, desenvolvido em 2015 na EMEF Almirante Ary Parreiras, instituição da rede pública de ensino localizada no bairro Vila Babilônia, no distrito do Jabaquara, na periferia de São Paulo (SP).


A educadora optou por recursos tecnológicos e sustentáveis super simples para chamar a atenção dos jovens durante as aulas. Devido ao excesso de lixo nas ruas, os alagamentos eram constantes na região e, a partir do material encontrado nas redondezas da escola, ela começou a incentivar seus alunos a construírem aparelhos de robótica.


Essa iniciativa fez com que Débora ficasse entre os 10 professores finalistas do Global Teacher Prizer 2019, considerado o Nobel da Educação, prêmio anual que elege o melhor professor do mundo.


Jayse Ferreira: a beleza da educação artística e riqueza do audiovisual

O professor de educação artística Jayse Ferreira também ficou entre os 10 finalistas do Global Teacher Prizer 2019, devido ao seu projeto Vamos resumir essa história?.   

Na escola em que leciona a disciplina de artes, localizada em uma pequena cidade na divisa entre os estados brasileiros Pernambuco e Paraíba, o educador abriu espaço em suas aulas para que os alunos desenvolvessem projetos de linguagem do audiovisual: produção de curtas metragens e de filmes, e ensaios fotográficos. 

Quando questionado do porquê do projeto, Ferreira disse que infelizmente boa parte dos alunos já estava cogitando desistir dos estudos, devido à pobreza e violência da região, sem contar que muitos não tinham contato com o cinema. A iniciativa motivou toda a comunidade escolar a cada pequena produção que faziam.


Yvonne Bezerra de Mello: sensibilidade e empatia para melhorar a educação 

Em 1998, a professora Yvonne Bezerra de Mello criou o Projeto Uerê na favela da Maré, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Há anos a educadora ensina crianças e adolescentes que possuem dificuldade na aprendizagem, por conta de traumas causados pela constante convivência com a violência no espaço familiar ou nas ruas.


Mas bem antes desse projeto, durante a época da faculdade, ela apresentou um método através de sua tese Problemas Cognitivos de Crianças e Jovens em Países de Guerra, onde visitou escolas de alguns países do continente africano, para ver de perto quais eram as dificuldades das crianças que viviam nesses locais, muitos com altos índices de violência, e com isso passou a estudar formas de como poderia melhorar esses bloqueios emocionais.


Débora Seabra: carinho e oportunidades que fazem a diferença

Débora Seabra é a 1° professora com Síndrome de Down brasileira. Como professora assistente, em uma escola particular de ensino fundamental no Rio Grande do Norte (RN), ela desenvolve atividades com crianças de 6 a 7 anos que estão no 1° ano do ensino fundamental.


A educadora já realizou diversas palestras no país e no mundo sobre o combate ao preconceito nas salas de aula. Também lançou o livro Débora Conta Histórias, onde reuniu fábulas infantis sobre tolerância, respeito e amizade. Além disso, em 2015, foi a 1° pessoa com Down a receber o prêmio Darcy Ribeiro de Educação - concedido a pessoas ou entidades cujos trabalhos e ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.


Dermeval Saviani: o filósofo da educação atual

Dermeval Saviani é considerado atualmente um dos maiores educadores brasileiros. Já recebeu o título de Professor Emérito, pela Universidade Estadual Campinas (Unicamp), onde começou a lecionar no ano de 1980, e onde se aposentou, mas ainda realiza algumas atividades pontuais.


Conceituado como um filósofo da educação, o professor criou uma pedagogia dialética, a Pedagogia Histórico-Crítica. O objetivo é a transmissão do conhecimento significativo para que contribua com a inclusão social de todos e qualquer estudante. Autor de vários livros, Saviani recebeu o Prêmio Jabuti 2008 pela obra História das Ideias Pedagógicas no Brasil.


Educar é um verdadeiro ato de garra, amor e esperança. Ufa, ainda bem que existem os professores!


Essa é uma pequena homenagem do isaac, e também de todos os isaackers, aos queridos professores e professoras que tivemos ao longo de nossa trajetória educacional e de nossas vidas, sem vocês o caminho seria muito mais difícil. 

Vocês fazem toda a diferença para um mundo melhor e uma educação mais empoderada. Nossos sinceros agradecimentos.


Leia também sobre os métodos de Paulo Freire na educação brasileira.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: