Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

A carga de trabalho aumentou e o bem-estar diminuiu?

Se a escola já era um local para apagarem incêndios, nesse momento de incertezas e crises, infelizmente, isso se intensificou

Publicado em
25/2/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Uma pesquisa divulgada na revista norte-americana Harvard Business Review, feita com cerca de 1.500 entrevistados de 46 países, revelou que a maioria das pessoas têm enfrentado e passado por situações de estresse na vida pessoal e no ambiente corporativo devido à pandemia do novo coronavírus.


De ambos os lados, todos estão vivendo em meio a momentos de incertezas, medo e tantos outros sentimentos, e com isso a saúde mental de boa parte da população mundial tem sido brutamente afetada.

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionado ao trabalho de um indivíduo, incluindo carga de trabalho insustentável, ausência de uma comunidade de apoio e a sensação de que o mesmo não tem controle sobre sua vida pessoal, e também sobre as questões profissionais.

Liderado pela equipe de pesquisadores, Jennifer Moss, Michael Leiter, Christina Maslach e David Whiteside, o estudo faz parte de um projeto que visa medir as taxas de burnout nas pessoas durante a pandemia da Covid-19. Grande parte dos entrevistados relataram declínios na saúde mental, desafios com o cumprimento das necessidades básicas, e sentimentos de solidão e isolamento. Também observaram o aumento das demandas de trabalho e o crescente desengajamento dos funcionários.


Nas escolas isso também não foi diferente! Segundo a União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, 30% a 50% das instituições de ensino correm o risco de falir nesse momento de pandemia. Com essa tensão instaurada, adicionada a incerteza sobre a volta às aulas e à necessidade de trabalhar de uma maneira jamais vista em todo o setor, com novas demandas, famílias aflitas e a taxa de inadimplência em níveis altíssimos, a rotina dos mantenedores e diretores escolares passou a ficar ainda mais estressante e turbulenta.

Confira abaixo algumas citações de pessoas entrevistadas nessa pesquisa Harvard Business Review, que falaram sobre o declínio no seu bem-estar geral, em função, principalmente, do aumento das demandas de trabalho.


"Quando nos deslocamos para o trabalho, havia uma sensação de que poderíamos terminar as tarefas naquele dia. No estado atual não há nada disso, como meu empregador costuma dizer: ‘Sabemos onde você está'. Esta situação criou uma movimentação constante e com uma incapacidade de desacelerar. Admito que posso passar mais tempo com minha família, o que compensa isso, mas ainda é desafiador." — Homem de 42 anos que trabalha como funcionário de serviços.


"Embora meu bem-estar geral esteja basicamente bem, tenho dias em que me sinto mais sem rumo ou sem amarras. Não tenho mais certeza se estou trabalhando para o mesmo objetivo que meus colegas. Estamos todos seguindo na mesma direção? Estamos apenas fazendo o nosso melhor para manter nossas cabeças acima da água, e talvez isso seja suficiente? Mas há sempre essa sensação persistente de: 'O que você conseguiu hoje, esta semana, este mês?' de liderança que cria pressão para manter a mesma produtividade." — Mulher de 38 anos que trabalha como gerente de administração pública.


É possível notar semelhanças entre as menções acima e a situação do setor educacional. A demanda de trabalho também apresentou grandes transformações no ambiente escolar. Afinal, mantenedores, diretores, corpo docente e alunos precisaram implementar e se adaptar a um modelo educacional nunca feito antes, em toda a história.

Aulas seguiram de forma remota, houve a necessidade de mudar a forma de se comunicar com as famílias, e também a maneira de como acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Alta carga de trabalho

Além disso, por conta da queda do faturamento em grande parte das IEs, principalmente no segmento de Berçário e Educação Infantil, diversas escolas sentiram a necessidade de reduzir seu quadro de funcionários, para assim evitar um prejuízo ainda maior à sua saúde financeira e evitar ao máximo o risco de falência.

Com isso, a demanda de trabalho aumentou. Mantenedores tiveram que “apagar ainda mais incêndios”, cuidando integralmente da gestão financeira, pedagógica, administrativa e ainda mais funções.

Outros pontos sobre o estado da saúde mental, durante a pandemia do coronavírus, também foram apontados pelos participantes da pesquisa. Eles declararam que a separação entre a vida profissional e a pessoal desapareceu, enquanto as cargas de trabalho e as horas aumentavam.


"Minha saúde mental se deteriorou significativamente. Lidar com a ansiedade e a preocupação generalizadas durante esta pandemia ocupa muita largura de banda; precisar trabalhar isso significa que estou gastando mais energia do que o normal para gerenciar o barulho na minha cabeça. É cansativo. Estou muito cansado para malhar, estou muito cansado para o FaceTime com amigos ou família, estou muito cansado para cozinhar refeições saudáveis." — Mulher de 36 anos que trabalha como gerente de Fabricação.


"Não há semelhança de equilíbrio ou separação. Agora meu trabalho está literalmente na minha sala de estar e minha paternidade está acontecendo no meu ‘escritório’, que é a mesa da cozinha. Os papéis colidem, e isso torna uma situação quase cômica - tendo reuniões importantes do chão do meu armário, enquanto minha filha me passa notas debaixo da porta dizendo que ela precisa de um lanche." — Mulher de 36 anos que trabalha como diretora de Educação.


"Tudo parece uma correria. Há mais pressão para produzir, e ninguém respeita os limites do tempo. Os e-mails começam às 5h30 da manhã e não terminam até as 22h, porque eles sabem que você não tem para onde ir. Para pessoas solteiras sem famílias, é pior, porque você não pode dizer: 'Eu preciso ir cuidar dos meus filhos'." — Mulher de 36 anos que trabalha com Marketing.


Com a preocupação e o medo de falência nas escolas, a saúde mental de toda a equipe foi impactada. Coordenadores e professores sentiram a necessidade e toda a pressão para se reinventarem com a programação de aulas on-line, para assim engajar famílias e alunos.


Vale mencionar que, na pesquisa, a tecnologia, e especificamente o aumento das reuniões virtuais, também foi um desafio para as pessoas. Foi uma atividade que afetou a atuação de profissionais de diferentes áreas.

Porém, também houveram contrapontos no estudo. Apesar de ser minoria, uma parcela dos entrevistados viu o bem-estar relacionado ao trabalho melhorar.

Entenda:


"Eu tive que ser criativo sobre como relaxar e recarregar em casa, o que realmente ajudou no meu equilíbrio entre vida profissional e profissional." — Mulher de 37 anos que trabalha como gerente de Fabricação.


"Eu passei de estar no escritório 45 horas por semana para estar em casa o tempo todo. Eu não tenho mais que dirigir para reuniões em toda a área metropolitana, e eu conduzo negócios do meu escritório. Eu perdi peso, estou comendo de forma mais saudável, e tenho mais tempo com a família." — Mulher de 64 anos trabalhando como gerente em uma organização sem fins lucrativos.


Como outro ponto positivo, a quarentena também foi um período do nascimento de uma grande ideia para o setor educacional, que chegou para impulsionar a gestão escolar em um processo tão simples que toda escola pode ser parte do amanhã.


O isaac é seu novo parceiro em Gestão Escolar do Futuro. Chegamos para proporcionar mais facilidade e tranquilidade para o dia a dia de mantenedores e diretores escolares.


Com o isaac, a gestão da sua escola se torna incrivelmente simples com: garantimos a sua receita mensal sem atrasos, você sempre terá dinheiro em caixa para reformas e pagamentos de fornecedores, não precisa mais se preocupar com a inadimplência e, ainda, fica longe da burocracia e do estresse, tendo mais flexibilidade e disponibilidade para atender alunos, famílias e docentes.

Ou seja, o isaac garante mais tempo para você focar no que realmente importa: educar. Demais, não é mesmo?


Sua escola também merece fazer parte da Gestão Escolar do Futuro. Para saber mais, é simples: clique aqui e agende uma conversa com nosso time.


O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.