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Gestão

A qualidade da gestão escolar inicia com a seleção de professores

2023 está indo embora e você, gestor, já está nos preparativos para 2024? A essa altura, as escolas já têm o planejamento de turmas para o próximo ano e sabem se enfrentarão um momento difícil na reorganização do quadro docente ou se tudo será um mar de rosas com a equipe atual.

Publicado em
13/11/2023
05min
Escrito por:
Ana Morais
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

É hora de analisar com carinho como foi o trabalho docente ao longo do ano, como se desenvolveu o trabalho individual e coletivo, quem manteve o engajamento na proposta pedagógica da escola, quem superou as expectativas, entregou com qualidade, zelo e equilíbrio as funções educativas em 2023. 

Mas é também um momento delicado, pois também se aproxima a hora de tomar decisões quanto aqueles professores que não estiveram nessa mesma sintonia e que, de alguma forma, não se adaptaram e impactaram as rotinas escolares. É hora de dizer até logo à algumas pessoas que por vários motivos, não seguirão junto à escola. 

Nesse momento, de consolidação da equipe mas também de renovação, também se insurge o desafio de selecionar novos professores para o ano letivo que se aproxima e essa é uma atividade importantíssima para o gestor escolar uma vez que trará impacto ao longo de todo ano que se inicia. 


Dicas eficazes para fazer a contratação de professores 

A seleção docente é uma das principais funções do diretor escolar, visto que uma boa seleção assegura maior  potencial de sucesso em sala de aula, na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças ao longo do ano, evita saídas e surpresas desagradáveis e até mesmo situações embaraçosas com as famílias em função, tanto de aspectos técnicos quanto comportamentais. 

É importante levar em conta a formação e o nível de conhecimento do candidato, a trajetória acadêmica e profissional a fim de conhecer e escolher o professor que tem mais aderência ao projeto global da escola e corresponde aos princípios e valores pedagógicos do projeto educacional em vigor e suas atualizações.  

Algumas perguntas norteadoras podem ajudar nesse processo de seleção, para um direcionamento mais assertivo e uma contratação onde o Gestor consegue minimizar riscos. Os exemplos abaixo com considerações importantes, podem ajudar:


  1. Como era sua rotina na escola anterior (se houver)?: Espera-se que o professor descreva as etapas de planejamento, ajustes de conteúdos e de planos de aula, situe as sondagens de emoções e habilidades sócio emocionais de cada turma e dos alunos no geral, a possibilidade de ter que corrigir a rota das aulas a fim de acolher, fomentar a aprendizagem e promover a integração dos alunos e o desenvolvimento de habilidades mais sofisticadas. Eventualmente, um professor que fala apenas em conteúdo e similares, poderá deixar um gap de atuação;

  2. Qual momento mais desafiador você teve em sala de aula e como resolveu?: é importante que o professor encaminhe as questões de sala no seu nível o máximo possível, evitando uma longa fila de alunos na porta da coordenação. Quando os problemas surgem, em geral, são eminentemente pedagógicos, se o professor manda sempre os alunos para coordenação, como poderá  criar integração, senso de equilíbrio e ampliar a maturidade dos alunos e favorecer um clima positivo e equilibrado na escola? Uma cisão sala-coordenação é muito desafiadora para a gestão escolar nos momentos atuais;

  3. O que você está lendo/estudando agora?:  há um ditado que diz que quando o professor pára de aprender, pára de ensinar. E é verdade. Um indicativo de conhecimento técnico científico do candidato a professor é como ele se relaciona permanentemente com o conhecimento e o conhecimento em ação, ou seja, a prática docente na escola. Um professor ou professora que vai aprofundando e aprendendo depois da graduação, ampliando novas experiências e desvendando o conhecimento para si, certamente vai fazer os mesmos para seus alunos.  Cursos na área, livros e vivências são um ótimo indicativo dessa competência em estratégica;

  4. O que mais te chamou atenção em nossa escola?:  todas as pessoas precisam trabalhar e pagar suas contas, mas o trabalho, reconhecidamente, flui melhor e com mais qualidade quando o professor se identifica com os elementos fundantes da escola em que quer trabalhar. O contrato por si só não é suficiente e se o candidato/a não menciona nada especificamente, provavelmente está alí só pensando no emprego e não na sua atuação docente em sintonia com o PPP da escola, o que, mais à frente, pode se tornar um fardo para os dois lados. Analise com carinho o que o candidato relata como interessante, como se conecta com os diferenciais de sua escola e como se posiciona quanto às motivações intrínsecas do trabalho pedagógico. 


Aspectos importantes para o momento da seleção do corpo docente

Muitos outros aspectos são importantes na contratação e deixar um tempo para o candidato trazer suas dúvidas é muito importante também.
O que ele pergunta? A pergunta é densa, complexa, tem profundidade? As perguntas do candidato tem a ver com que dimensão da escola e dos princípios pedagógicos? Ele demonstra preocupação com aspetos relacionais e de comunicação? Como evidencia a suas dúvidas e questionamentos?

Esse contexto base pode ajudar num processo de seleção e contratação mais criterioso, e quanto melhor for esse processo, mais segurança a escola terá ao longo do ano e quem sabe até nos  próximos, criando uma relação de confiança que tem dupla importância: 

  • relação professor x escola
  • relação professor x aluno/família

Sem essa cooperação sólida, colaborativa, respeitosa e alegre no espaço escola, em breve a escola poderá ter de fazer mais desligamentos e novas contratações criando um ciclo de turnover e uma impressão não muito positiva para as famílias, já que essa troca de professores é, em geral, algo que as famílias sempre referem como negativo. Essa preocupação é especialmente importante para educação infantil e anos iniciais, dada necessária construção de vínculo da criança pequena com a escola, centrada na figura da professora ou professor.

Finalmente, para além do foco pedagógico, o gestor também precisa estar tranquilo quanto às questões legais envolvidas, tanto para contratação quanto para desligamento. Acordo sindical, prazos, comprovação documental das condições para exercer a função docente (artes e educação física por exemplo), nível de provisão financeira para indenizações quando for o caso, calendário anual e outros detalhes administrativos que devem ser considerados, especialmente para a contratação extemporânea.

Criar um processo, alinhar com o time de coordenação, tomar decisões com tranquilidade e definir os requisitos para o quadro de professores, com toda certeza fazem toda diferença na percepção e fidelização das famílias. Afinal, mais que um conjunto de processos administrativos, escolher bem os professores é fazer pulsar o coração da escola! 

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escrito por
Ana Morais
Doutoranda em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Formação de Pessoas pela UPE, executiva sênior em educação básica e superior, avaliação educacional, consultora, escritora, palestrante e especialista em competências e métricas educacionais. Experiência em redes de educação, formação de professores e desenvolvimento de equipes, para organizações educacionais e sociais.
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