2023 está indo embora e você, gestor, já está nos preparativos para 2024? A essa altura, as escolas já têm o planejamento de turmas para o próximo ano e sabem se enfrentarão um momento difícil na reorganização do quadro docente ou se tudo será um mar de rosas com a equipe atual.
É hora de analisar com carinho como foi o trabalho docente ao longo do ano, como se desenvolveu o trabalho individual e coletivo, quem manteve o engajamento na proposta pedagógica da escola, quem superou as expectativas, entregou com qualidade, zelo e equilíbrio as funções educativas em 2023.
Mas é também um momento delicado, pois também se aproxima a hora de tomar decisões quanto aqueles professores que não estiveram nessa mesma sintonia e que, de alguma forma, não se adaptaram e impactaram as rotinas escolares. É hora de dizer até logo à algumas pessoas que por vários motivos, não seguirão junto à escola.
Nesse momento, de consolidação da equipe mas também de renovação, também se insurge o desafio de selecionar novos professores para o ano letivo que se aproxima e essa é uma atividade importantíssima para o gestor escolar uma vez que trará impacto ao longo de todo ano que se inicia.
A seleção docente é uma das principais funções do diretor escolar, visto que uma boa seleção assegura maior potencial de sucesso em sala de aula, na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças ao longo do ano, evita saídas e surpresas desagradáveis e até mesmo situações embaraçosas com as famílias em função, tanto de aspectos técnicos quanto comportamentais.
É importante levar em conta a formação e o nível de conhecimento do candidato, a trajetória acadêmica e profissional a fim de conhecer e escolher o professor que tem mais aderência ao projeto global da escola e corresponde aos princípios e valores pedagógicos do projeto educacional em vigor e suas atualizações.
Algumas perguntas norteadoras podem ajudar nesse processo de seleção, para um direcionamento mais assertivo e uma contratação onde o Gestor consegue minimizar riscos. Os exemplos abaixo com considerações importantes, podem ajudar:
Muitos outros aspectos são importantes na contratação e deixar um tempo para o candidato trazer suas dúvidas é muito importante também.
O que ele pergunta? A pergunta é densa, complexa, tem profundidade? As perguntas do candidato tem a ver com que dimensão da escola e dos princípios pedagógicos? Ele demonstra preocupação com aspetos relacionais e de comunicação? Como evidencia a suas dúvidas e questionamentos?
Esse contexto base pode ajudar num processo de seleção e contratação mais criterioso, e quanto melhor for esse processo, mais segurança a escola terá ao longo do ano e quem sabe até nos próximos, criando uma relação de confiança que tem dupla importância:
Sem essa cooperação sólida, colaborativa, respeitosa e alegre no espaço escola, em breve a escola poderá ter de fazer mais desligamentos e novas contratações criando um ciclo de turnover e uma impressão não muito positiva para as famílias, já que essa troca de professores é, em geral, algo que as famílias sempre referem como negativo. Essa preocupação é especialmente importante para educação infantil e anos iniciais, dada necessária construção de vínculo da criança pequena com a escola, centrada na figura da professora ou professor.
Finalmente, para além do foco pedagógico, o gestor também precisa estar tranquilo quanto às questões legais envolvidas, tanto para contratação quanto para desligamento. Acordo sindical, prazos, comprovação documental das condições para exercer a função docente (artes e educação física por exemplo), nível de provisão financeira para indenizações quando for o caso, calendário anual e outros detalhes administrativos que devem ser considerados, especialmente para a contratação extemporânea.
Criar um processo, alinhar com o time de coordenação, tomar decisões com tranquilidade e definir os requisitos para o quadro de professores, com toda certeza fazem toda diferença na percepção e fidelização das famílias. Afinal, mais que um conjunto de processos administrativos, escolher bem os professores é fazer pulsar o coração da escola!