A pausa no atendimento aos alunos representa uma oportunidade para focar no engajamento das famílias e preparar as campanhas de matrículas e rematrículas.
A volta às aulas para o segundo semestre representa uma grande oportunidade para reter alunos e fortalecer sua base.
Com medidas de gestão escolar preparadas durante o período de recesso, é possível implementar estratégias de fidelização que apoiam não apenas o próximo período, mas já aceleram as iniciativas que vão garantir o sucesso da instituição de ensino no próximo ano.
Para alcançar este objetivo, é importante lembrar que o recesso não é só uma pausa: ele pode ser uma janela estratégica de organização para as instituições. Afinal, trata-se de um momento propício para a reflexão sobre o momento da escola ou da faculdade, com potencial para apoiar as ações para os próximos meses.
Nesse contexto, o retorno das aulas se apresenta como uma ocasião estratégica de fortalecimento do vínculo com as famílias e prevenção da evasão escolar – uma missão que se apoia em estratégias práticas, com foco em ações gerenciais que estabelecem uma conexão com o início da campanha de rematrícula.
A volta às aulas para o segundo semestre representa um momento crucial para as instituições de ensino, independentemente do perfil dos alunos que elas atendem. Afinal, seis meses já se passaram, e eles geraram dados relevantes a respeito do desempenho acadêmico e do momento de vida dos alunos.
Além disso, as famílias tiveram tempo de avaliar a relação da escola com os jovens, assim como de avaliar qual será a continuidade da formação.
No caso das instituições de ensino superior, em que os alunos é que tendem a bancar as próprias mensalidades, certamente o primeiro semestre também foi marcado pela análise do desempenho da faculdade – especialmente para o caso de estudantes que se matricularam no início do ano.
Neste sentido, o retorno para o segundo semestre é decisivo, porque define os próximos passos, tanto para os alunos quanto para as escolas e faculdades.
É possível, e até mesmo recomendável, realizar ações de impacto logo nos primeiros dias de retorno às atividades escolares. As opções são muitas e incluem:
Em todos estes casos, é possível utilizar a comunicação e o marketing para reforçar os vínculos da comunidade com a instituição de ensino.
E assim celebrar o retorno às atividades de formas que valorizem o engajamento e a conexão, que vão se mostrar cruciais nos meses seguintes, quando tiverem início as ações de matrícula e rematrícula para o ano que vai se iniciar.
Os gestores de escolas e faculdades também podem desenvolver ações personalizadas, voltadas para casos específicos de atenção – envolvendo, por exemplo, a inadimplência ou o baixo rendimento acadêmico.
Hoje, mais do que nunca, o sucesso de uma escola depende da sua capacidade de tomar decisões com base em dados — especialmente no momento mais estratégico do ano, o mais decisivo para a receita futura da instituição de ensino: o período de matrículas.
É o que explica um estudo inédito realizado pelo isaac, a maior plataforma financeira e de gestão para a educação, disponível no e-book “Gestão financeira estratégica: como dados confiáveis podem transformar o período de matrículas em oportunidade de crescimento”.
O conteúdo, apresentado por Paula Jorge, diretora geral do isaac, apresenta dados de mercado capazes de identificar riscos de evasão. Identifica, por exemplo, que aproximadamente 80 em cada 100 alunos rematriculáveis (ou seja, adimplentes) tendem a permanecer na escola no ano seguinte.
Esse dado reforça a importância de agir dentro da própria instituição de ensino, de maneira a garantir a continuidade da base atual de estudantes.
Para alcançar este objetivo, é importante desenvolver um processo de matrícula estruturado, com um roteiro de etapas bem definidas – e que podem ser desenhadas ainda durante o período de recesso.
Como aponta o levantamento, escolas que utilizam ferramentas estruturadas de matrícula têm taxas de retenção de 2 a 3 pontos percentuais mais altas.
A jornada que leva à retenção de alunos tem, portanto, início logo nos primeiros dias do retorno às aulas e passa por uma sequência de ações de engajamento, que, quando baseadas em dados, tendem a manter fortalecida a base de estudantes da instituição de ensino. Para coletar a maior quantidade possível de informações confiáveis, é importante praticar a escuta ativa da comunidade.
O isaac contribui com esta missão. Entre as soluções disponibilizadas, se encontra uma ferramenta específica, o isaac Score. Com a nova solução, a escola agora pode consultar gratuitamente a pontuação diretamente na Plataforma isaac, antes mesmo da assinatura do contrato.
Assim, com base em um planejamento definido durante o momento de descanso de alunos e professores, os gestores de escolas e faculdades podem implementar uma série de atividades alinhadas.
O isaac acompanha as instituições de ensino ao longo de todo o ano, com a garantia de enviar o repasse mensal de todas as mensalidades, mesmo as atrasadas, sempre na data combinada, com total transparência.
Como resultado, os parceiros do isaac recebem 20% a mais, em média, no dia do repasse, na comparação com as demais escolas.
A cobrança automatizada e eficiente se baseia em uma régua personalizada para cada perfil de responsável financeiro, com campanhas de negociação contínuas que evitam o acúmulo de dívidas no final do ano.
Assim, proporcionam um aumento expressivo de 30% no total de alunos rematriculáveis – de acordo com a legislação, quando os responsáveis financeiros estão inadimplentes, a escola não é obrigada a efetivar a matrícula, de acordo com a lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.
Para as famílias, além do atendimento digital, o time do isaac presta um suporte humanizado em horário estendido para resolver dúvidas e pendências financeiras, com 98% de índice de satisfação entre os atendidos.
O isaac também apoia o planejamento de matrículas das instituições de ensino, com soluções que preveem o impacto da inadimplência e, dessa forma, com base em relatório de matrículas, direciona os esforços de captação com mais precisão, proporcionada pelo acompanhamento em tempo real da performance do ciclo atual e comparativo com anos anteriores.