Escolas

Quiz: atinja seu verdadeiro potencial

Descubra como alavancar seu desenvolvimento como mantenedor na gestão escolar sem perder tempo. Confira também 3 dicas que podem te ajudar de forma eficiente

Sabemos que a rotina de um mantenedor escolar é agitada e cheia de tarefas, como elaboração de ações para o desenvolvimento da escola, acompanhamento do nível de satisfação do corpo docente e do projeto pedagógico, comunicação eficaz com as famílias, gestão da saúde financeira escolar e entre outras responsabilidades.

Não é um dia a dia fácil, mas com algumas dicas é possível tornar a gestão da sua instituição de ensino mais estratégica. Confira 3 dicas e um quiz rápido e dinâmico para você descobrir como atingir seu verdadeiro potencial como diretor escolar.

Tenha uma gestão estratégica

Uma gestão escolar eficiente deve conter o engajamento de várias frentes de ação. Além disso, deve ser composta por diversos elementos que precisam funcionar de forma integrada, pois o sucesso de um deve estar alinhado à performance do outro.

Tendo isso em mente, veja dicas que podem te ajudar potencializar os resultados da sua escola.

1. Faça o planejamento anual

O planejamento anual de uma escola privada consiste na definição de objetivos de curto, médio e longo prazo, assim como estratégias e ações para alcançá-los. Por exemplo, suas metas podem ser:

  • Aumentar as matrículas em 30%
  • Investir em novas tecnologias
  • Ampliar o ambiente escolar
  • Aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos
  • Otimizar o orçamento da IE e garantir uma boa gestão financeira

Tudo isso deve ser pensado, de preferência, no início de cada ano letivo. É essencial que todo o planejamento seja revisado e analisado de forma contínua para entender se estão ou não no caminho certo.

2. Tenha uma visão 360º sobre a escola

Como diretor escolar, você deve estar alinhado e ter consciência de tudo o que está acontecendo em sua instituição de ensino. Enxergue a escola como um todo, sabendo que o seu sucesso na gestão depende de diferentes partes e áreas.

Com isso, conseguirá fomentar o trabalho em equipe, atuando em conjunto para que os processos fluam de maneira coordenada e sem grandes obstáculos.

Por exemplo, quando há um nível alto de inadimplência, a gestão escolar deve identificar os principais motivos para isso. Após a análise, é preciso buscar soluções holísticas, ou seja, que integrem diversos setores da escola e não apenas um ponto isolado.

3. Invista em uma boa comunicação

A comunicação eficiente nas instituições de ensino é um assunto super importante. Afinal, o relacionamento com alunos, professores e famílias impacta diretamente no sucesso de uma escola, principalmente no cenário de ensino híbrido ou remoto.

Dito isso, é necessário manter canais de comunicação abertos com todo o público.

Receba feedbacks e escute o que eles têm a dizer sobre a sua escola, forme uma equipe de atendimento empática e fortaleça os laços com as famílias dos seus alunos. Essas ações farão com que sua instituição se destaque no mercado e que os níveis de evasão escolar sejam reduzidos.

Quiz: você já atingiu seu verdadeiro potencial como diretor escolar?

Como já mencionado, a rotina de um diretor escolar é turbulenta, cheia de burocracias e falta de tempo de qualidade disponível para focar nas tarefas que realmente merecem atenção.

Pensando em tudo isso, criamos um quiz dinâmico e rápido para que possa descobrir como atingir seu verdadeiro potencial sem perder tempo. Ao finalizar, você terá acesso a uma análise sobre o seu perfil e dicas de como alavancar seus resultados.

Clique aqui para acessar o quiz!

Conte sempre com o isaac para descomplicar o seu dia a dia e colocar um ponto final na sua dor de cabeça com gestão escolar.


This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.