Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Veja como cobrar mensalidades em atraso e diminuir atrito

Trazemos um roteiro com dicas de cobrança básicas e que se aplicam a gestão escolar, mas para ter garantia de receita, sugerimos o apoio do isaac

Publicado em
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Mensalidades em atraso são uma realidade em toda gestão financeira escolar. E nós do isaac sabemos: este é um assunto sensível. Fazer a cobrança é necessário para que a saúde financeira da escola se mantenha, mas se mal feita, o resultado pode afetar negativamente a imagem da instituição ou, mesmo, afastar o aluno e prejudicar o ensino.

Para que haja garantia de receita e situações delicadas sejam, de fato, evitadas, trazemos algumas dicas para evitar os atrasos, bem como soluções para a cobrança e aspectos legais gerais. Gestor, separe alguns minutos e aproveite a leitura!

1. A letra da lei

A lei nº 9.870 indica, em seu artigo sexto, que “o desligamento por inadimplência somente poderá ocorrer ao final do ano letivo” para instituições de ensino fundamental e médio.

E que, também, “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias”.

Isso quer dizer que a escola deve assegurar a manutenção do aluno, mesmo que inadimplente, bem como oferecer a documentação de transferência a este, quando solicitada, até o final do ano letivo vigente. É garantido, ainda, que não haja constrangimento nas ações. Porém, a escola tem o direito de fazer uma cobrança judicial e/ou se negar a aceitar a rematrícula de um aluno com mensalidades em atraso. Mas quem deseja isso?

2. Como cobrar?

Converse. O primeiro passo para uma cobrança acertada é compreender a razão da inadimplência. Alguns são os motivos pelos quais famílias e tutores atrasam a mensalidade do aluno e ter em conta “o porquê” é essencial para ajustar a conduta: esquecimentos eventuais; imprevistos; impacto de momentos de crise financeira; incompatibilidade entre as datas de vencimento do salário e da mensalidade e, em casos raros, falta de responsabilidade seja com a gestão financeira familiar ou com a educação da criança ou adolescente são motivos comuns.

Ao entender o caso de forma privada, amigável e respeitosa - seja qual for a causa -, negocie. Por exemplo, em casos de imprevistos ou crises é possível sugerir que a dívida seja diluída em parcelas nas mensalidades que estão por vir. Para os esquecidos, a instauração de um sistema de lembretes por canais eletrônicos ou via telefone pode ser útil, mas tende a causar fricção se mal aplicado.

Oferecer mais de um meio de pagamento – boleto; Pix; cartões de débito ou crédito – facilita a jornada, bem como a automação do processo de cobrança via instituições financeiras com datas flexíveis ajuda nos casos onde o recebimento do salário e a data de vencimento da mensalidade não coincidem.

3. Dicas práticas

Ok, a cobrança é inevitável e a equipe da escola vai precisar realizá-la. Temos um roteiro com algumas dicas para executar essa tarefa:


  • Em primeiro lugar, tenha uma equipe dedicada a cobrar. Manter um mesmo interlocutor oferece segurança e ajuda a reduzir mal-entendidos;


  • Planeje antes de cobrar. Isso implica tanto saber, de forma geral, qual a porcentagem da taxa de inadimplência a ser quitada ou renegociada, bem como compreender o histórico de pagamento de cada família ou responsável financeiro;

  • Antes de realizar uma cobrança tête-à-tête, envie mensagens de lembrete. O conteúdo do texto deve ser o mais amigável possível, mas sem deixar de ser assertivo;

  • Empatia é a chave. Quando o cobrador entrar em contato, deve se colocar no lugar do devedor, assim a conversa tende a ficar mais amistosa e a confiança vai vir naturalmente;

  • Fale de forma clara e natural a fim de ser melhor compreendido;

  • Seja atencioso e saiba ouvir as justificativas e posicione-se como um aliado para ajudar a resolver a questão;

  • Sempre esteja preparado para a conversa, perguntas do responsável legal pela educação da criança ou adolescente não podem ficar sem respostas. Isso inclui estar atento a questões legais e previstas no Código de Defesa do Consumidor;

  • Não tome a tarefa como algo pessoal, aja de forma extremamente profissional e informativa. Resumindo, prepare a inteligência emocional da equipe para saias-justas;

  • Atenha-se ao horário comercial, sempre!

  • Jamais use de constrangimento ou faça ameaças. Já vimos acima que essa prática, inclusive, é contra a lei;

  • Se for o caso, dê dicas de como pagar ou ofereça alternativas para o pagamento, sejam elas referentes a vencimentos, modos ou negociações – que podem incluir descontos e parcelamentos da dívida.


Se, mesmo com todo esse empenho – negociando e reiterando as tentativas de contato, não há acordo, a escola pode – assegurada pela lei – entrar, após 90 dias de atraso, com uma cobrança judicial. Mas será que é possível evitar essa medida extrema?


4. Deixe a cobrança por nossa conta

Sim! A gestão financeira escolar pode ser melhor realizada por quem se dedica somente a ela. Afinal a gente sabe que, você gestor, tem muito mais com que se preocupar, como a qualidade da educação que é oferecida pela sua escola. Por isso, uma parceria com o isaac é ótima solução para ajustar com quadros financeiros.

A plataforma ajuda em quatro pontos: oferece foco na missão de educar; facilita o ajuste das contas; monitora pagamentos, matrículas e contratos de forma otimizada e dinâmica e, por fim, garante a receita, facilitando a ampliação da escola e a abertura de turmas.

A garantia de receita, aliás, é dada mês a mês, sem sustos, para que haja previsibilidade de caixa e segurança financeira. Por nossa conta, fica também a centralização do controle digital, com acesso tanto para a escola, quanto para o responsável financeiro, a fim de dispor em um só lugar as informações necessárias. O apoio é realizado por um time disponível em horário estendido, via WhatsApp.  

Por fim, o isaac estrutura a conciliação de mensalidades de forma eficiente por meio de uma régua de cobranças própria, que flexibiliza os pagamentos para as famílias e tutores. Assim, o time da instituição pode se dedicar integralmente aos temas pedagógicos e ao relacionamento com as famílias.

Então, vamos juntos? Para saber mais, entre em contato com a gente!





O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.