Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Como deve ser a gestão educacional no mundo contemporâneo?

Para especialistas, a gestão educacional deve acompanhar as evoluções tecnológicas e oferecer outras formas de pagamento das mensalidades, além da emissão de boletos

Publicado em
31/5/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada dentro das salas de aula, impulsionando o processo de ensino e aprendizagem. Mas, enquanto isso, a gestão educacional nem sempre acompanha a evolução dos recursos tecnológicos.

E quem faz essa afirmação são os próprios especialistas da área. O assunto foi abordado na palestra “Gestão Educacional no Mundo Contemporâneo”, oferecida pelo isaac, a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas, durante a Bett Brasil 2022, realizada no mês de maio, no pavilhão do Transamérica Expo, em São Paulo (SP).

O bate-papo foi conduzido por Norton Moreira, consultor da Hoper Educação, Marina Cordaro Camargo, consultora para escolas privadas com atuação direta na gestão econômico-financeira de diversas instituições de ensino, e Pedro Neto, consultor jurídico e relações institucionais do isaac.

Mas, afinal, como deve ser, então, a gestão educacional no mundo contemporâneo?

Além de ser o tema da conversa, esse foi o questionamento principal feito pelos três profissionais, perante uma plateia formada em sua maioria por diretores, coordenadores e mantenedores do ensino básico.

E, segundo eles, o atual momento pede pela adesão das escolas às soluções inovadoras que possam contribuir e potencializar, ainda mais, a gestão escolar.

Repensar a forma disponibilizada pelas instituições de ensino para o pagamento das mensalidades escolares pode ser o começo, e um grande passo, para acompanhar as mudanças no segmento.

 

Para além dos boletos bancários

Você conhece os responsáveis pelo pagamento da mensalidade do filho na escola? Já parou para pensar na idade dessa pessoa e o quanto a tecnologia está presente na vida dela, até mesmo para facilitar as burocracias do dia a dia, evitando dores de cabeça?

Quem fez essas indagações foi a consultora Marina Cordaro Camargo. Para ela, os responsáveis pelos estudantes, atualmente, têm aproximadamente 30 anos e gostariam de ter mais possibilidades de pagamento ao invés de contar apenas com o tradicional boleto bancário.

“Uma cliente disse que os pais estavam perguntando se ela não tinha uma forma mais moderna de pagamento, porque até hoje ela ainda emite boleto. O pai do aluno de hoje quer pagar por PIX”, afirma.

Marina ressalta que o gestor escolar precisa estar atento às demandas das famílias da atual geração. Esse olhar cuidadoso é fundamental para conseguir implementar mudanças que façam a diferença para o sucesso da instituição de ensino.

 

Modernização é fundamental para a gestão educacional no mundo contemporâneo?

A emissão de boleto é uma prática muito comum e utilizada até hoje como única forma de pagamento da mensalidade para a maioria das escolas, que ainda não encontraram alternativas para oferecer às famílias.

De acordo com o consultor Norton Moreira, a modernização é, sim, fundamental para a gestão educacional no mundo contemporâneo. Ele acredita que as instituições de ensino precisam atualizar a gestão escolar para que ela se torne mais flexível e se adapte às novas necessidades das famílias.

“Quantas escolas até hoje emitem boleto para pagamento? A gente está na rua, compra cachorro-quente e paga com PIX. Por que tem que pagar a escola das crianças com boleto?”.

Essa foi uma das provocações que Moreira fez durante a palestra. O profissional pontua que os gestores escolares mantêm há muitos anos as mesmas práticas administrativas e financeiras e que chegou o momento de atualizar essa parte nas escolas.

“Por que a gente ainda faz a gestão como a gente fazia 50 anos atrás? Por que o processo no aprendizado pode evoluir e a gestão não?”, questiona o consultor.

E como trazer essas inovações para  a escola?

Apesar de a emissão dos boletos bancários representar uma facilidade referente ao controle do pagamento, Marina Cordaro Camargo enfatiza que a gestão contemporânea das escolas pode ser mais dinâmica, já que hoje existe tecnologia para isso.

Na visão da profissional, trazer esse tipo de inovação para a escola também significa ao mantenedor a capacidade de aceitar que a terceirização de algumas demandas é fundamental.

De acordo com Marina, os diretores de escola são grandes sonhadores, mas deixam de vivenciar suas paixões para atender as demandas burocráticas do cotidiano escolar.

“Vocês, gestores, deixam de viver o sonho de vocês para apagar incêndios cotidianos, como arranjar dinheiro, falar com gerente de banco, falar com um pai. Isso não deixa tempo para pensar na educação”, pontua.

A consultora frisa que, para o bom desempenho da gestão educacional, é preciso que os mantenedores foquem nas ações em que são imprescindíveis e usem as soluções existentes no mercado para a execução dos trâmites administrativos.

Nesse sentido, Marina afirma que não é obrigação do diretor escolar entender sobre as ferramentas digitais que podem facilitar o pagamento das mensalidades e, ainda, ter controle das finanças.

Entretanto, ela acredita que o gestor precisa compreender que isso é possível e que há mecanismos para atender às demandas dos responsáveis dos alunos e, ainda, proporcionar um tempo maior para realmente se dedicar aos processos pedagógicos.

A plataforma de serviços financeiros feita para escolas é apontada como uma ótima aliada por Pedro Neto, relações institucionais do isaac.

“Precisamos contar com essa transformação de tecnologias e soluções para as entregas que fazemos na parte administrativa financeira das escolas”, afirma.

Neto lembra que muitas inovações pedagógicas já foram, e continuam sendo, implementadas nas salas de aula. Mas na gestão educacional essas mudanças têm acontecido mais devagar.

E, segundo ele, é necessário trazer essas ajudas, que existem hoje no mercado educacional, para dentro dos setores administrativos das escolas e, então, impulsionar a gestão escolar.

“Essas ajudas vêm para permitir que as experiências ofertadas às famílias passem por essa transformação tecnológica,  melhorando  os serviços que a gente entrega”, completa.

Saiba mais sobre o isaac

O isaac é a maior plataforma de serviços financeiros feita sob medida para a sua escola. Com o intuito de facilitar a gestão financeira das escolas, a ferramenta é uma grande aliada da gestão educacional no mundo contemporâneo.

Você sabia que o isaac oferece mais flexibilidade e comodidade para as famílias dos alunos? Que possibilita ao gestor escolar mais tempo de qualidade para focar no que realmente importa?

E, ainda, que a receita da escola é garantida e o diretor tem menos dor de cabeça no final do mês? 

Incrível, né? Acesse nosso site e conheça as soluções do isaac para sua escola.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: