O sucesso de uma faculdade privada exige estratégia e planejamento. Descubra como estruturar um planejamento eficaz para crescer no setor educacional.
Quem começa uma jornada precisa, primeiro, saber aonde quer chegar e, depois, definir o caminho que deve seguir, a cada passo. Esta afirmação é válida para pessoas, para famílias, mas também para empresas, inclusive as do setor educacional.
E a melhor forma de definir o rumo que pretende seguir é investir tempo para construir, comunicar e colocar em prática um planejamento estratégico capaz de funcionar como uma bússola para cada um dos colaboradores.
Ferramenta fundamental de gestão, o planejamento estratégico de uma faculdade particular é a base do sucesso de muitos dos principais grupos de ensino superior do país. É a partir da análise detalhada que ações administrativas, financeiras e pedagógicas são tomadas, avaliadas e, quando for o caso, repensadas. Saiba mais!
Dedicado a apoiar empreendimentos de menor porte no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresenta uma definição que se mostra válida para organizações de todos os tamanhos e de qualquer área de atuação:
"Em sua essência, o planejamento estratégico envolve a definição de metas, a identificação de recursos necessários e a criação de estratégias para atingir os objetivos”.
É, portanto, um processo fundamental no mundo dos negócios, capaz de orientar uma empresa em direção a seus objetivos de curto, médio e longo prazos com clareza.
Segundo o Sebrae, trata-se de uma ferramenta vital para que as organizações determinem seu rumo, otimizem seus recursos e tomem decisões assertivas para alcançar o sucesso a longo prazo. Muitas vezes, é a partir desse esforço que são definidas, ou atualizadas, a missão, a visão e os valores da faculdade privada.
Definir onde a organização quer estar no futuro, e como pretende agir a fim de alcançar seus objetivos, demanda esforço e tempo. A vantagem é que, com base nesta atividade, é possível avançar com base em uma série de diferenciais.
Para traçar o planejamento, é preciso realizar uma análise da sociedade, em geral, e do setor em particular, incluindo os concorrentes. Os insights extraídos desse exercício são valiosos para diferentes áreas da companhia.
A avaliação dos recursos disponíveis e a identificação de oportunidades e ameaças permite aos gestores escolares atuarem com base em uma visão mais realista e baseada em dados.
O que é medido e detalhado também pode ser comunicado. A partir do momento em que a instituição de ensino traça seu planejamento estratégico, todos os colaboradores conseguem atuar de forma alinhada.
Em um setor em rápida transformação, como o educacional, o planejamento estratégico contribui para as instituições identificarem novos contextos e reagirem a elas com mais agilidade e assertividade.
Dez etapas são cruciais para garantir que o planejamento seja construído da forma mais eficiente possível.
1. Com base em ferramentas amplamente disponíveis no mercado, como a Matriz Swot, avalie o ambiente interno e externo para entender sua situação de momento com transparência.
2. Estabeleça metas claras e realistas, coerentes com a identidade organizacional da instituição de ensino, levando em conta as diferentes regiões do país que ela atende.
3. Determine as ações necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos e defina quais equipes estarão envolvidas em cada uma, de forma que todos trabalhem alinhados e integrados.
4. Elabore um plano de ação que oriente a execução das estratégias, considerando curto, médio e longo prazos, com abertura para ajustes de rota na medida em que o cenário muda.
5. Invista em comunicação, tanto para os colaboradores quanto para o público externo. É crucial que os profissionais de educação e a comunidade em torno dos alunos entenda para onde a faculdade vai.
6. Estabeleça uma matriz de risco que aponte situações de possível dano à reputação e às operações. Disponibilize profissionais bem treinados para atender a cada situação, quando for o caso.
7. Observe os recursos disponíveis, materiais e pessoais, e avalie se eles estão alinhados com os objetivos. Se for o caso, repense estratégias de gestão para reunir melhores condições para crescer.
8. Meça resultados, constantemente, e reveja estratégias sempre que necessário. Este exercício precisa estar inserido na rotina da instituição de ensino, seja semestral ou anualmente.
9. Olhe de perto, em especial, para a gestão financeira, crucial para apoiar decisões sobre reduções de custos ou ampliações na estrutura. A falta de previsibilidade financeira causada pela inadimplência precisa ser levada em consideração.
10. Conte com parceiros capazes de solucionar demandas que não fazem parte do core business, o que libera as equipes para atuar de forma mais estratégica e voltada para demandas de maior complexidade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) gera dados dos mais relevantes para qualquer instituição de ensino superior acompanhar de perto o momento do setor.
Trata-se do Censo da Educação Superior, que, em sua edição mais recente, aponta dados relevantes.
Indica, por exemplo, a relevância do setor privado: são 2.580 instituições de educação superior. Dessas, 87,8% (ou 2.264) eram privadas e 12,2% (316), públicas. Em outras palavras, a rede privada ofertou 95,9% (23.681.916) das mais de 24,6 milhões de vagas disponíveis no país.
As empresas do setor investem em soluções inclusivas: na modalidade de Educação à Distância (EaD), a oferta de vagas foi de 77,2% (19.181.871); já as presenciais representaram 22,8% (5.505.259).
Dos 5.570 municípios do Brasil, 3.392 têm estudantes matriculados em cursos de EaD. É um alcance expressivo, já que esses municípios representam 93% da população brasileira.
A rotina de uma faculdade particular envolve uma série de diferentes rotinas e processos, que se complementam para formar uma jornada completa, do ponto de vista dos alunos, que podem iniciar uma graduação e seguir buscando especializações de acordo com os rumos profissionais e pessoais que suas vidas tomam.
Neste contexto, definir um planejamento estratégico capaz de ler o presente e projetar o futuro é crucial para que uma instituição particular de ensino superior se diferencie e continue crescendo, diante de um cenário de profundas transformações pessoais, profissionais e sociais, que têm impacto direto no setor educacional.
Estabelecer objetivos, planos de ação e metas pode fazer toda a diferença para o desempenho futuro da empresa.