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Gestão

Como estruturar um planejamento estratégico eficaz para uma faculdade privada?

O sucesso de uma faculdade privada exige estratégia e planejamento. Descubra como estruturar um planejamento eficaz para crescer no setor educacional.

Publicado em
11/2/2025
08 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Quem começa uma jornada precisa, primeiro, saber aonde quer chegar e, depois, definir o caminho que deve seguir, a cada passo. Esta afirmação é válida para pessoas, para famílias, mas também para empresas, inclusive as do setor educacional. 

E a melhor forma de definir o rumo que pretende seguir é investir tempo para construir, comunicar e colocar em prática um planejamento estratégico capaz de funcionar como uma bússola para cada um dos colaboradores.

Ferramenta fundamental de gestão, o planejamento estratégico de uma faculdade particular é a base do sucesso de muitos dos principais grupos de ensino superior do país. É a partir da análise detalhada que ações administrativas, financeiras e pedagógicas são tomadas, avaliadas e, quando for o caso, repensadas. Saiba mais!

O que é um planejamento estratégico?


Dedicado a apoiar empreendimentos de menor porte no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresenta uma definição que se mostra válida para organizações de todos os tamanhos e de qualquer área de atuação: 

"Em sua essência, o planejamento estratégico envolve a definição de metas, a identificação de recursos necessários e a criação de estratégias para atingir os objetivos”. 

É, portanto, um processo fundamental no mundo dos negócios, capaz de orientar uma empresa em direção a seus objetivos de curto, médio e longo prazos com clareza. 

Segundo o Sebrae, trata-se de uma ferramenta vital para que as organizações determinem seu rumo, otimizem seus recursos e tomem decisões assertivas para alcançar o sucesso a longo prazo. Muitas vezes, é a partir desse esforço que são definidas, ou atualizadas, a missão, a visão e os valores da faculdade privada.

Quais são os principais benefícios do planejamento estratégico para uma faculdade privada?


Definir onde a organização quer estar no futuro, e como pretende agir a fim de alcançar seus objetivos, demanda esforço e tempo. A vantagem é que, com base nesta atividade, é possível avançar com base em uma série de diferenciais.

Refinamento da visão de mercado


Para traçar o planejamento, é preciso realizar uma análise da sociedade, em geral, e do setor em particular, incluindo os concorrentes. Os insights extraídos desse exercício são valiosos para diferentes áreas da companhia.

Melhor visualização dos pontos fortes e fracos

A avaliação dos recursos disponíveis e a identificação de oportunidades e ameaças permite aos gestores escolares atuarem com base em uma visão mais realista e baseada em dados.

Criação de uma cultura empresarial mais efetiva

O que é medido e detalhado também pode ser comunicado. A partir do momento em que a instituição de ensino traça seu planejamento estratégico, todos os colaboradores conseguem atuar de forma alinhada.

Respostas efetivas às mudanças do mercado

Em um setor em rápida transformação, como o educacional, o planejamento estratégico contribui para as instituições identificarem novos contextos e reagirem a elas com mais agilidade e assertividade.

Como implementar o planejamento estratégico no ensino superior?

Dez etapas são cruciais para garantir que o planejamento seja construído da forma mais eficiente possível.

1. Com base em ferramentas amplamente disponíveis no mercado, como a Matriz Swot, avalie o ambiente interno e externo para entender sua situação de momento com transparência.

2. Estabeleça metas claras e realistas, coerentes com a identidade organizacional da instituição de ensino, levando em conta as diferentes regiões do país que ela atende.

3. Determine as ações necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos e defina quais equipes estarão envolvidas em cada uma, de forma que todos trabalhem alinhados e integrados.

4. Elabore um plano de ação que oriente a execução das estratégias, considerando curto, médio e longo prazos, com abertura para ajustes de rota na medida em que o cenário muda.

5. Invista em comunicação, tanto para os colaboradores quanto para o público externo. É crucial que os profissionais de educação e a comunidade em torno dos alunos entenda para onde a faculdade vai.

6. Estabeleça uma matriz de risco que aponte situações de possível dano à reputação e às operações. Disponibilize profissionais bem treinados para atender a cada situação, quando for o caso.

7. Observe os recursos disponíveis, materiais e pessoais, e avalie se eles estão alinhados com os objetivos. Se for o caso, repense estratégias de gestão para reunir melhores condições para crescer.

8. Meça resultados, constantemente, e reveja estratégias sempre que necessário. Este exercício precisa estar inserido na rotina da instituição de ensino, seja semestral ou anualmente.

9. Olhe de perto, em especial, para a gestão financeira, crucial para apoiar decisões sobre reduções de custos ou ampliações na estrutura. A falta de previsibilidade financeira causada pela inadimplência precisa ser levada em consideração.

10. Conte com parceiros capazes de solucionar demandas que não fazem parte do core business, o que libera as equipes para atuar de forma mais estratégica e voltada para demandas de maior complexidade.

O Censo da Educação Superior apoia essa jornada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) gera dados dos mais relevantes para qualquer instituição de ensino superior acompanhar de perto o momento do setor. 

Trata-se do Censo da Educação Superior, que, em sua edição mais recente, aponta dados relevantes.

Indica, por exemplo, a relevância do setor privado: são 2.580 instituições de educação superior. Dessas, 87,8% (ou 2.264) eram privadas e 12,2% (316), públicas. Em outras palavras, a rede privada ofertou 95,9% (23.681.916) das mais de 24,6 milhões de vagas disponíveis no país. 

As empresas do setor investem em soluções inclusivas: na modalidade de Educação à Distância (EaD), a oferta de vagas foi de 77,2% (19.181.871); já as presenciais representaram 22,8% (5.505.259). 

Dos 5.570 municípios do Brasil, 3.392 têm estudantes matriculados em cursos de EaD. É um alcance expressivo, já que esses municípios representam 93% da população brasileira.

Planejamento estratégico para a evolução da faculdade


A rotina de uma faculdade particular envolve uma série de diferentes rotinas e processos, que se complementam para formar uma jornada completa, do ponto de vista dos alunos, que podem iniciar uma graduação e seguir buscando especializações de acordo com os rumos profissionais e pessoais que suas vidas tomam.

Neste contexto, definir um planejamento estratégico capaz de ler o presente e projetar o futuro é crucial para que uma instituição particular de ensino superior se diferencie e continue crescendo, diante de um cenário de profundas transformações pessoais, profissionais e sociais, que têm impacto direto no setor educacional.

Estabelecer objetivos, planos de ação e metas pode fazer toda a diferença para o desempenho futuro da empresa.

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