Fidelizar alunos para sua escola é um caminho muito importante para o crescimento. Veja porquê!
Toda escola deseja crescer dentro do mercado. No entanto, muitas vezes a abordagem escolhida para trabalhar esse crescimento é a captação de novos alunos. E isso está muito correto, porém, há outra forma que é muito importante para a expansão e esse texto é sobre isso: A fidelização.
É muito importante saber que não existe crescimento sem fidelização. Por isso, fidelizar é tão importante quanto captar. Quando as escolas entendem esse conceito, fica muito mais fácil para que criem suas estratégias de marketing baseadas não só em um, mas em ambos os conceitos.
Existem alguns caminhos para que a fidelização seja bem sucedida. Priorizar a qualidade educacional é primordial, enquanto facilidade, agilidade e clareza nos processos são muito importantes. Benefícios em cima de esforços também devem ser considerados nessa conta.
Abaixo, confira uma lista com os principais pontos de atenção e ações que podem minimizar a perda de clientes.
Quando sua escola conta com uma equipe bem capacitada para incentivar os alunos a aprenderem, se utilizando de metodologias inovadoras aliadas à didática e gestão dentro da sala de aula, a qualidade educacional da instituição cresce bastante e garante sua força diante do desafio que é o aprendizado.
Esse ponto muitas vezes é negligenciado, no entanto, sua importância é vital na hora de fidelizar alunos. Contar com um staff de atendimento bem treinado para solucionar problemas que podem surgir é peça chave para sua escola. Aliar isso a resoluções com o mínimo de burocracia possível é ideal.
É de conhecimento geral a necessidade de possuir tecnologia avançada ou ao menos atualizada para os processos dentro de qualquer empresa ou escola funcionarem bem. Investir nisso para agilizar a emissão de documentos, relatórios e na comunicação diária é muito valioso para sua instituição!
Todo negócio sempre conta com os famosos “clientes dos sonhos”. Aqueles que nunca ficaram inadimplentes ou que pagam antecipadamente são o sonho de consumo de muitas escolas. Existem também aqueles que estão há mais tempo na instituição e que chegam até a promover e indicar a escola.
Esse perfil de cliente precisa ser valorizado e reconhecido pela escola, já que se destaca no meio da multidão. Por isso, uma estratégia muito interessante para fidelizar ainda mais esse público é oferecer benefícios para eles. Desde descontos, até sorteios ou acessos exclusivos, é importante mostrar que o comportamento deles está sendo visto e recompensado.
Inovar é de extrema importância em qualquer ramo. Uma escola que investe em se foca em apresentar inovações larga na frente da concorrência e estimula seus clientes a enxergar valor naquilo que ela está trazendo de novo para os alunos.
Mostrar com clareza os benefícios que cada uma das inovações traz para os clientes e comunicar isso muito bem é o papel da instituição nessa situação, pois, dessa forma, eles terão a certeza que a escola é a opção certa. Assim, sua fidelização acontecerá com mais naturalidade.
A escola que possui um bom canal de comunicação para que seus clientes possam acessar a qualquer momento se coloca numa posição extremamente positiva quando se fala em fidelização. Criar esse tipo de via para facilitar o diálogo é, definitivamente, uma estratégia interessante.
Esse canal precisa ser prático e fácil de usar para que o cliente possa identificar os diferenciais que a escola tem em suas aplicações diretas, quais são suas metodologias e como esses fatores geram conexão entre os valores e crenças dele. Ao ponderar tudo isso, sua tomada de decisão é facilitada e direcionada.
Parece clichê e até pode ser, mesmo assim, ter em mente que o diálogo é a chave para o bom relacionamento é muito importante para todo negócio. E não é diferente para as escolas. Criar meios para estimular o cliente a falar é vital, pois o acesso dele à escola precisa ser prático e ágil para que ele tome suas decisões.
Ao ouvir o cliente, a escola ganha a oportunidade de uma segunda chance, pois identifica problemas, queixas e descontentamentos para trabalhar em cima de melhorias. Todo tipo de retorno e opinião que vem dos clientes deve ser levada em conta quando se fala em fidelização, já que o bom relacionamento entre as duas partes é um ponto chave.
Há alguns mecanismos que facilitam na hora de incentivar o cliente a falar. Pesquisas de opinião ou algumas enquetes direcionadas são alternativas interessantes a se considerar. Esses espaços permitem ao cliente apontar possíveis insatisfações, sugestões e pontos a serem melhorados.
A direção precisa ter um papel bastante ativo quando se trata da saída de cada um de seus clientes. Por isso, ter uma política em que a diretoria da escola é participativa para evitar saídas e que aborde as pessoas com uma conversa sincera sobre os motivos de descontentamento é extremamente valioso.
Toda equipe sabe o tamanho do desafio e da luta que é para trazer um novo cliente para a escola. Então, os esforços para mantê-lo devem ser tão grandes quanto os da captação. Na hora que alguém desejar sair, não é ideal que essa pessoa apenas solicite um documento e saia. A direção deve intervir buscando o diálogo para entender o que motivou essa escolha.
É importante sentar, perguntar, ouvir e negociar com esse cliente. Dessa forma, a escola será capaz de identificar onde está o problema e buscar soluções. Lutar por cada pessoa antes que ela saia é vital, pois ele pode nunca mais voltar. Clientes perdidos são oportunidades de melhoria e correção de erros.
Toda equipe deve aprender que cada matrícula deve ser bastante comemorada, afinal, é um trabalho difícil. No entanto, é preciso “sofrer” quando ocorre uma perda. Pois, se a perda não for sentida, não haverá nenhuma mudança de atitude.
Sabemos que é preciso tempo para investir na fidelização de alunos. E a boa notícia é que o isaac te permite isso!
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