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Marketing

Como investir no marketing pode impulsionar sua escola

Estratégias de marketing educacional podem potencializar a captação e retenção de alunos; saiba como investir mesmo com orçamento apertado

Publicado em
1/3/2023
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Todos os anos, as escolas têm que lidar com a árdua tarefa de atrair novos alunos e fidelizar aqueles que já estão na instituição. E como tudo na nossa vida, essa tarefa tem se tornado cada vez mais digital. 

É claro que as indicações “boca a boca” entre os pais e responsáveis continuam sendo a melhor propaganda que uma escola pode ter. Mas com algumas estratégias de marketing educacional - que nada mais são que as táticas de marketing aplicadas ao setor da Educação-, é possível apresentar sua escola a um universo muito maior de potenciais clientes.

Ao fomentar a troca de ideias no mundo digital, sua escola fica mais conhecida, se diferencia da concorrência e, com certeza, será lembrada no momento de os pais ou responsáveis decidirem onde matricular os seus filhos. Ou seja: investir em marketing educacional pode fortalecer sua marca, seu relacionamento com a sua comunidade e também o crescimento da instituição. Mas como isso acontece?

O que é marketing educacional e como ele pode impulsionar sua escola

Seja com uma equipe própria ou uma agência que vai cuidar de tudo para a sua escola, o trabalho do marketing educacional começa com muito estudo e planejamento junto às equipes da gestão escolar. É preciso entender qual o público-alvo da escola, quem são os concorrentes, os canais de comunicação ideais e os diferenciais competitivos da instituição.

A partir dessas informações, o trabalho vai se desdobrando em diferentes estratégias. Cada uma delas têm uma função e um objetivo específico, mas seguem sempre um planejamento maior que “amarra” tudo e, no fim do dia, transforma aquele potencial cliente em cliente, de fato. 

Dentre essas estratégias, o chamado marketing de conteúdo é a mais comum e eficiente. Ele consiste em produzir conteúdos ricos e relevantes, em um site ou blog próprio ou nas redes sociais, sobre diferentes assuntos que interessam à sua comunidade. Isso inclui desde posts sobre a rotina da instituição até outros mais informativos, que discutem questões como a Educação e tecnologia e a relação entre as escolas e as famílias.

Quando os conteúdos são relevantes para a comunidade com a qual você quer conversar, eles são passados para frente através de comentários e compartilhamentos. E junto com aquela informação, vai também a sua marca, e assim o público vai sendo direcionado para a sua instituição. 

Outra estratégia com alto potencial de elevar a captação e retenção de alunos é o marketing de experiência, que busca estimular o lado emocional de quem está buscando um produto ou serviço. Você já parou para pensar, por exemplo, em qual é a jornada que a sua escola oferece aos pais ou responsáveis que pedem informações ou visitam a sua instituição? O que a sua escola faz para encantar esses possíveis novos clientes e alunos?

Nesse sentido, as técnicas do marketing de experiência podem incluir aulas experimentais, “open days” (dias de escola aberta) para engajar a família em atividades extracurriculares aos finais de semana e até um tour guiado pela escola - apresentando não só as instalações, mas também a história e as conquistas da escola ao longo do tempo. 

Ao final, um brinde especial incluindo materiais impressos ou digitais com depoimentos das famílias que já fazem parte da comunidade pode ser a cereja do bolo para conquistar um novo aluno. Não pelo brinde em si, claro, mas pela demonstração de cuidado em cada ponto de interação entre a família e a escola. 

Na era do TikTok e dos reels no Instagram, aliás, os conteúdos audiovisuais devem permear todas essas estratégias. Com eles, é possível comunicar assuntos mais complexos ou extensos de maneira mais divertida e fácil de digerir, o que gera um engajamento muito maior que outros formatos, como textos e imagens simples.

O marketing educacional funciona para qualquer escola particular?

Quando falamos sobre todo esse universo do marketing, seus "conteúdos" e “estratégias”, pode parecer coisa de outro mundo, ou algo que apenas os grandes grupos educacionais devem se preocupar. Mas não se engane! Se valer do marketing educacional digital para captar novos alunos é colocar a tecnologia à serviço do crescimento da sua instituição.

Por mais que demande algum investimento inicial, o marketing educacional tem um alcance virtualmente infinito, o que economiza horas de trabalho valiosas da sua equipe e permite um crescimento exponencial nas matrículas. Com um número adequado de alunos matriculados, receitas e despesas ficam mais equilibradas, a inadimplência deixa de ser um problema e o planejamento financeiro pode ser seguido com mais tranquilidade.

Por isso, independentemente do tamanho da sua instituição de ensino, considere incluir o marketing educacional nos seus planos o mais breve possível. Para te ajudar a pensar nesse assunto, o isaac disponibilizou gratuitamente este e-book gratuito para te mostrar como o marketing educacional pode impulsionar ainda mais a sua escola

Como investir em marketing educacional mesmo sem verba?

Ainda que o marketing educacional seja uma ótima solução para instituições de todos os tamanhos, sabemos que muitas delas convivem com um orçamento bastante apertado, em que não há espaço para investimentos. Se este é o caso da sua escola, contar com ferramentas de gestão para instituições de ensino, como o isaac, pode te ajudar!

O isaac é uma plataforma de soluções financeiras feita para escolas que garante o recebimento das mensalidades mesmo quando os pais ou responsáveis não realizam o pagamento em dia. Ao se tornarem nossas parceiras, as instituições de ensino passam a ter um fluxo de caixa consistente e previsível, e ainda conseguem oferecer flexibilidade de pagamento para as famílias. 

Ou seja: se o que falta para a sua escola é fluxo de caixa, o isaac dá esse impulso! Assim, você se destaca da concorrência, consegue focar na missão de educar e ainda cresce como negócio. 

Quer saber mais sobre como o isaac pode te ajudar a crescer? Dê uma olhadinha no nosso site e marque uma conversa sem compromisso com nossos consultores! :)

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