Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias

Veja como manter um bom relacionamento com as famílias dos alunos para superar a crise e se destacar no mercado

Publicado em
15/4/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Até soa estranho o conjunto de palavras “gestão de capital humano”, né? No dia a dia é muito comum ouvirmos no ambiente escolar outras sequências, como “gestão de recursos humanos” e “gestão financeira da instituição”, mas não essa tal de gestão do capital humano.

O que é gestão de capital humano?

O capital humano diz respeito às pessoas e seus conhecimentos, habilidades e experiências dentro de uma instituição. Com uma boa gestão, os resultados para a escola vão desde a redução do estresse e de conflitos no trabalho, até uma retenção maior de talentos, sejam eles professores ou qualquer outro funcionário do corpo escolar.

Além da gestão do capital humano, há outro tipo de relacionamento muito importante: entre sua instituição de ensino e as famílias dos alunos.

Ter uma boa relação é um dos pontos de atenção mais importantes para estudar e aplicar na gestão. Caso contrário, esse laço se limitará a momentos de cobrança ou reunião de pais, que nem sempre são tão agradáveis.

1. Devido à pandemia da Covid-19, estamos vivendo um momento de evasão escolar recorde. Somado a isso, de acordo com Leonardo Nascimento, sócio-fundador da Urca Capital Partners, o boleto escolar se tornou o melhor meio de pagamento para evitar atrasos, o que explica os elevados níveis de inadimplência em diversas instituições de ensino.

Acontece que parte dessa inadimplência e evasão escolar poderia ser evitada em escolas com laços fortes ligados aos responsáveis financeiros. Concorda?

As famílias provavelmente pensariam duas vezes e em alternativas para não terem que tomar medidas tão drásticas, como tirar o estudante da escola. A boa relação conta muito aqui, e a boa gestão do relacionamento gera união e empatia em momentos difíceis.

E, ainda, o fator “relação” também pode ser um grande aliado para a redução da inadimplência. Ninguém quer prejudicar alguém de quem gosta, sendo assim, algumas famílias poderiam reavaliar a situação na hora de priorizar os pagamentos no fim do mês. 


2. É interessante lembrarmos aqui que a relação da instituição de ensino com os estudantes não acaba na saída da escola. Deve continuar na casa de cada um.

A educação transmitida na sala de aula e pelas famílias são extremamente complementares e é necessário que haja uma aproximação e uma conversa maior entre elas. A IE precisa conquistar a confiança da família para ter essa colaboração durante o processo de ensino.


Veja a seguir 5 dicas que podem te ajudar a fortalecer os laços entre sua escola e as famílias!

Como fortalecer os laços entre sua escola e as famílias?
A educação transmitida na sala de aula e pelas famílias dos alunos são extremamente complementares e é necessário que haja uma aproximação e uma conversa maior entre elas.

Seja transparente

Uma das bases para um relacionamento dar certo é a transparência e honestidade. Estamos em um momento delicado em que muitas famílias ainda sentem dúvidas sobre o modelo EAD e estão constantemente questionando os valores de mensalidade etc. O silêncio é o grande inimigo aqui.

É provável que você esteja fazendo de tudo para isso dar certo, mas não é tão óbvio assim para alguns responsáveis financeiros. Por isso, os gestores escolares e a instituição devem ter uma comunicação sincera e clara do que e do porquê de algumas coisas estarem acontecendo.

Tenha frequência

Se a comunicação transparente é a chave, a consistência é o que a torna ainda mais poderosa. Não só estamos distantes uns dos outros, como vivemos também em um período de grandes incertezas. É necessário que as instituições de ensino criem estratégias eficientes de comunicação. Para a construção de laços fortes, é essencial o contato frequente!

Confira algumas sugestões de como a sua escola pode se comunicar com as famílias e manter um bom relacionamento:

• Dicas de leitura e séries sobre temas relevantes

• Fotos e vídeos das aulas e dos trabalhos realizados

• Atualizações semanais sobre a instituição de ensino

• Informar como a escola está preparando um ambiente escolar presencial seguro

Vale ressaltar que sistemas de gestão que permitem um atendimento mais humanizado, podem vir a ser grandes aliados neste momento.


Realize workshops, palestras e debates

Além da possibilidade de trazer temas relacionados à educação, esta é uma forma poderosa de engajamento orgânico que a escola pode usar com as famílias. 


A instituição de ensino não só estará se aproximando, como estará sendo relevante para os familiares, oferecendo um conteúdo construtivo. Um ponto chave aqui é que a escola deve trabalhar com horários convenientes e nada melhor do que uma comunicação aberta e saudável para alinhar isso e ter adesão de todos.

Para que a comunidade escolar se engaje com as ações propostas pela gestão e diretoria é essencial que o diálogo seja eficiente. Por isso, ter uma boa agenda digital faz toda a diferença. O ClassApp, por exemplo, auxilia as escolas no engajamento com as famílias, pois oferece um ambiente seguro, ágil e moderno.

Organize campeonatos

Videogames e o ambiente on-line sempre foram vistos como os grandes inimigos e concorrentes do ensino, mas isso precisa mudar! Percebemos com a educação híbrida que esses meios, na verdade, são grandes aliados da gestão educacional.

Além disso, os games on-line estão tendo um papel importantíssimo de aproximar pessoas nesse período de pandemia. Vale destacar que existem muitos jogos educativos on-line e gratuitos. Sendo assim, como os campeonatos presenciais estão suspensos, porque não fazer um via internet e criar um momento super divertido para famílias, professores e alunos?

A sugestão que damos aqui é o Gartic, que é super dinâmico e promove uma interação muito rica. O site oferece gratuitamente desde stop até jogo da forca e de charada com desenhos.


Explore ferramentas digitais

Como a exibição de trabalhos presenciais não está acontecendo, o que acha de fazer digital? Imagine que incrível seria ter uma exposição on-line com todos os trabalhos e artes para os responsáveis poderem acessar! A escola pode, por exemplo, inovar e utilizar o Instagram para isso.

Em relação a exercícios mais artísticos, como uma peça de teatro, o YouTube é a plataforma perfeita. É necessário improvisar nesses momentos e tirar o melhor da criatividade dos alunos e corpo docente.

Se a Netflix é uma febre hoje em dia, imagine o sucesso que um curta feito na quarentena pelos alunos não teria com os familiares. É essencial que as instituições de ensino pensem fora da caixa nesse momento.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: