Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Notícias

05 de maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa

O português é o quinto idioma mais falado em todo o mundo e o predominante no hemisfério Sul. Conheça a importância de celebrar a data em sua homenagem

Publicado em
3/5/2022
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Você sabe dizer o que Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique têm em comum? Acertou quem pensou no idioma. Falada por aproximadamente 265 milhões de pessoas ao redor do mundo, a língua portuguesa tem até mesmo uma data de celebração internacional.

Em 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Segundo informações do Ministério do Turismo, a data foi instituída em 2009 pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma organização intergovernamental, parceira oficial da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A iniciativa teve o propósito de destacar a importância do quinto idioma mais falado no mundo todo, que também ocupa o terceiro lugar no hemisfério ocidental e é o mais falado no hemisfério Sul.

Reunir todos os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade, promover uma maior integração e fortalecer as culturas lusófonas também foram os intuitos da comunidade, quando decidiu proclamar este dia.

Mais do que ser uma das línguas mais difundidas em todos os continentes, o português possui uma ampla e forte extensão geográfica, cuja tendência é apenas aumentar. As Nações Unidas estimam que, até 2050, mais de 385 milhões de pessoas falem português ao redor do mundo. Os números impressionam, não é mesmo?

Por isso, é mais do que necessário compreender a importância desta data comemorativa. Para as Nações Unidas e para a Unesco, festejar o multilinguismo é uma forma poderosa para se estabelecer uma comunicação harmoniosa entre as sociedades, impulsionando a diversidade, a tolerância, o diálogo e, ainda, incentivando a compreensão internacional.

Colocar o Dia Internacional da Língua Portuguesa no calendário escolar pode ser uma ótima estratégia para debater com os alunos sobre as diferenças culturais e, ainda, despertar uma maior conscientização sobre a história, a origem e a própria utilização do português.

“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes”, disse António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 2021.

Saiba quais países falam a língua portuguesa   

Confira a lista dos nove países que falam português:     

• Brasil (América do Sul)

• Angola (África)

• Cabo Verde (África)

• Guiné-Bissau (África)

• Guiné Equatorial (África)

• Moçambique (África)

• São Tomé e Príncipe (África)

• Timor-Leste (Ásia)

• Portugal (Europa)

Curiosidade sobre os países que têm português como idioma oficial

Segundo os estudiosos em história, todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial foram colonizados por Portugal. Sendo assim, são nações que receberam influência da cultura e dos costumes portugueses.

Mas, como você já deve ter reparado, existe uma variação do português em cada localidade, certo? Um exemplo clássico é o português falado no Brasil, que é diferente do português de Portugal.

Isso é resultado do encontro dos portugueses, com os povos nativos de cada país e os imigrantes que moram em cada uma dessas nações. Toda essa mistura é muito rica e diversa!

O Museu da Língua Portuguesa, localizado no centro de São Paulo (SP), possui um vasto programa cultural, e é um dos prédios mais representativos da cidade

Programação no Museu da Língua Portuguesa

Para celebrar a data, o Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo (SP), vai promover uma série de atividades presenciais e gratuitas.

Entre os dias 6 e 7 de maio de 2022, estão previstos shows, apresentações, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias.

A distribuição dos ingressos ocorre na bilheteria do Saguão B, sempre a partir das 12h de cada data. Vale lembrar que é obrigatória a apresentação do Passaporte da Vacina antes de entrar no Museu.

A regra vale para todos aqueles que são elegíveis para tomar a vacina contra a Covid-19. Ou seja, pessoas a partir de 5 anos devem apresentar a comprovação de, ao menos, duas doses ou dose única do imunizante. 

Segundo a informação divulgada pelo próprio Museu, as mesas – ocasiões em que serão realizados debates - terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.      

 

Confira a programação completa, que também está disponível no site oficial do Museu da Língua Portuguesa:

5 de maio (quinta-feira)

• 10h30 

Aula aberta de língua brasileira, com o escritor Caetano Galindo para alunos da EMEF Infante Dom Henrique. O evento ocorre na Praça da Língua, e é fechado para estudantes da escola.

• 16h

Mesa: A origem da fala e os mitos de criação, com Jera Guarani e Daiara Tukano, na Praça da Língua.

• 17h30

Mesa: Camões com Dendê, com a escritora Yeda Pessoa de Castro e o escritor Caetano Galindo, no auditório.

• 18h30

Lançamento do livro “Camões com Dendê”, de Yeda Pessoa de Castro, no Terraço.

• 20h

Show: “Padê”, com Juçara Marçal e Kiko Dinucci, na Praça da Língua.

6 de maio (sexta-feira)

• 12h

Performance:– Zion Gate Sound System e Batalha do Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz, no Saguão Central da CPTM.

• 14h

Mesa: Experimentos com Linguagem, com o filósofo Juliano Pessanha e a escritora Veronica Stigger, no Auditório.

• 17h 

Mesa: A ideia de nação, com Ailton Krenak, na Praça da Língua.

• 19h 

Show: Lia de Itamaracá, participação especial de DJ Dolores, na Praça da Língua.

7 de maio (sábado)

• 11h

Abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”, com a companhia Pia Fraus, no Saguão B.

• 12h

Show: Orquestra Mundana Refugi, no Saguão Central da CPTM.

• 14h

Mesa: Línguas Portuguesas, com a jornalista Pilar del Río e o escritor Milton Hatoum, no auditório.

• 17h

Mesa: Glotocídio e Incêndios, com a jornalista Eliane Brum e o líder indígena André Baniwa. Mediação da jornalista Maria Fernanda Ribeiro, no Auditório.

• 19h

Show: Cenas e músicas da peça “Língua Brasileira”, com Ultralíricos, na Praça da Língua.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.