Escolas

Dia Mundial da Educação: a origem da data e sua importância

Comemorada em 28 de abril, a data busca impulsionar a conscientização sobre o tema, reforçando sua relevância para o desenvolvimento da humanidade

No dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação. A ideia de celebrar a data surgiu durante o Fórum Mundial da Educação, realizado em Dakar, capital do Senegal (África Ocidental), no ano de 2000.

O evento, considerado um marco para o ensino global, foi organizado pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Durante esse encontro foi firmada a Declaração de Dakar, que estabeleceu com representantes de diversos países seis metas coletivas em prol do desenvolvimento e implementação de ações para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação. São elas:

• Ter um cuidado maior e melhor com a educação das crianças pequenas, principalmente com aquelas em situação de vulnerabilidade;

• Garantir que todas as crianças, com maior destaque para as meninas, tenham acesso à educação de qualidade;

• Suprir as necessidades de aprendizagem dos adolescentes, proporcionando habilidades para a vida;

• Atingir uma melhoria de, ao menos, até 50% nos índices de alfabetização dos adultos;

• Alcançar a equidade de gênero na educação básica;

• Por último, aquilo que todos os entusiastas do assunto sonham: garantir a todos uma educação de qualidade.

Desde então, após feito esse pacto, a data passou a ser comemorada internacionalmente, com o intuito de impulsionar a conscientização sobre o tema, reforçando também sua relevância para o desenvolvimento da humanidade.

 

Educação: uma arma poderosa

Todos nós sabemos da necessidade da educação em nossas vidas, não é mesmo? Afinal, é por meio dessa importantíssima ferramenta que uma pessoa aprende a ler, escrever, fazer cálculos, interpretar textos...

De tão relevante, a lista ganha alcance ainda maiores: é com a educação que nos tornamos pessoas críticas, nos socializamos, compartilhamos conhecimentos, conseguimos emprego, compreendemos nossos direitos e entendemos a necessidade de preservar o meio ambiente.

Na verdade, sua relevância não para por aí, uma vez que a educação impulsiona a humanidade. Ela traz benefícios para toda a sociedade, atuando no desenvolvimento econômico, social e cultural.

Não seria exagero afirmar que é por meio dela que todos os seres humanos têm a possibilidade de evoluir e conquistar uma vida mais digna. Como já dizia Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Tanto é que a ONU – Organização das Nações Unidas reconhece a educação de qualidade como uma forte aliada para o combate à pobreza, à fome e às desigualdades sociais.

Como você pode notar, sobram motivos para celebrar a importância do Dia Mundial da Educação, não é mesmo?

A educação impulsiona a humanidade e atua nos desenvolvimentos econômico, social e cultural

Dupla comemoração mundial

A capacidade que a educação tem de transformar toda a sociedade, como já dissemos, é reconhecida mundialmente, tanto é que todos os países comemoram o Dia Mundial da Educação em 28 de abril.

Porém, existe uma grande curiosidade: no dia 24 de janeiro também é comemorado o Dia Internacional da Educação. A escolha desta data foi uma decisão da ONU, durante uma assembleia realizada em 03 de dezembro de 2018, ou seja, é uma celebração bem mais recente.

Nessa ocasião, a organização firmou um acordo com mais 193 países, incluindo o Brasil. No documento, foram estabelecidas metas para serem cumpridas até 2030. Entre as exigências, estão:

• Garantir que todos os meninos e meninas completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, com acesso à uma aprendizagem eficaz e relevante;

• Promover conhecimentos e habilidades para que todo aluno e aluna seja capaz de desempenhar ações sustentáveis e que atue em benefício de uma cultura pela paz e pela não violência.

Apesar de existir as duas datas, no Brasil é mais comum as escolas e os professores celebrarem o Dia Mundial da Educação em 28 de abril.

5 filmes inspiradores para refletir sobre a importância da educação

Confira as sugestões de filmes que preparamos para você poder refletir ainda mais nesta data tão necessária.

O Melhor Professor da Minha Vida

Lançado em 2017, o longa conta a história do professor François Foucault, que é transferido de uma escola de elite para uma instituição de ensino pública de Paris, na França.

Mais do que lecionar, Foucault precisa aprender com a realidade dos novos alunos para conseguir mudar sua própria visão de mundo.

Escritores da Liberdade

Uma professora recém-formada está entusiasmada para fazer a diferença na profissão que escolheu. Porém, ao entrar na sala de aula, a educadora se depara com um ambiente repleto de conflitos. 

Além disso, ela conhece colegas de trabalho desmotivados e uma escola em ruínas. Mesmo diante de tantos desafios, a professora escolhe vencer cada obstáculo.

Madadayo

Um filme de 1993, que mostra a força transformadora da docência na vida de um professor. Prestes a deixar as salas de aula e viver sua aposentadoria, um docente é lembrado constantemente pelos ex-alunos. Toda a história se passa em um importante período vivenciado no Japão.

Sociedade dos Poetas Mortos

Ainda mais antigo, o clássico foi lançado em 1989 e fala sobre um colégio de elite, só para meninos. Na instituição, os alunos sofrem uma grande pressão para conquistar notas altas e conseguir aprovação em universidades renomadas. 

Até que chega um novo professor de literatura, totalmente disposto a romper com os antigos padrões.

Como Estrelas na Terra

Aqui é praticamente impossível não se emocionar. Aos 9 anos, Ishaan é um menino com bastante dificuldade no aprendizado. Em seu currículo há reprovações e quase nenhum sinal de avanço. 

Toda a dificuldade atrapalha a socialização do aluno, que vive desmotivado e sozinho. Mas tudo muda quando chega um professor substituto.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.