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Pedagógico

Dia Nacional da Educação Infantil e a importância do brincar

Saiba mais sobre o Dia Nacional da Educação Infantil e entenda a importância das brincadeiras durante essa fase!

Publicado em
21/7/2023
04 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

O Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado em 25 de agosto e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da educação na primeira infância, fase que vai do zero aos cinco anos de idade. 


Além disso, a data também é uma forma de colocar em destaque assuntos pertinentes para o desenvolvimento das crianças. Entre os temas principais, o brincar é um dos destaques. Isso porque é apenas brincando que elas têm suas primeiras percepções e interações com o mundo.  

Nessa fase, os professores da Educação Infantil entram com um papel fundamental: educar, cuidar e criar um ambiente propício às brincadeiras e ao desenvolvimento dos pequenos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Continue lendo e confira.

Curiosidades sobre o Dia Nacional da Educação Infantil

O dia é celebrado em 25 de agosto como homenagem ao nascimento da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. A brasileira foi indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2006 por sua atuação na luta contra a mortalidade infantil. 

Ela também foi a fundadora da Pastoral da Criança, organização que promove o desenvolvimento das crianças. Devido sua notável atuação na área, a data foi oficializada com a Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil.

A importância do brincar na Educação Infantil

Antes de falar sobre a importância do brincar, é importante lembrar o papel da Educação Infantil na vida das crianças. A escola desempenha uma função fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico dos pequenos. É nesse ambiente que elas encontram meios e suporte para explorar o espaço, brincar, aprender e crescer de forma saudável e segura. 

Nesse contexto, entram as brincadeiras que possuem um papel essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Essa dinâmica desperta a curiosidade e estimula a criatividade, uma vez que é um espaço livre para experimentar e explorar novas sensações. 

É também enquanto brincam que os pequenos começam a trabalhar suas emoções. Ao integrar com outras crianças, a comunicação se desdobra de diferentes formas. Habilidades como a cooperação e a empatia começam a ser trabalhadas ainda nessa fase. 

Brincar também é uma forma de expressar emoções e ideias, o que contribui para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para as crianças, a brincadeira é um espaço seguro para criar, experimentar e se expressar, conhecendo mais sobre o mundo que as cerca. 

Se o brincar é um espaço tão livre para aprender, como os professores podem atuar sem atrapalhar esse momento? É sobre isso que vamos falar a seguir! 

O papel do professor 

Enquanto as crianças brincam, os professores são facilitadores. Cabe a eles orientar e dirigir esses momentos lúdicos, abrindo espaço para o protagonismo e autonomia das crianças nas brincadeiras. Esse é um momento de experimentação, onde a imaginação e a criatividade guiam os pequenos. 

Nesse sentido, os educadores têm a função de organizar, selecionar e apresentar diferentes objetos, suportes e materiais para as crianças brincarem como quiserem. 

Lembrando que o professor deve oferecer condições adequadas para as brincadeiras, ou seja, preparar um espaço seguro para que os pequenos possam brincar como preferirem. 

Também é papel do adulto mediar as relações entre as crianças que brincam juntas na escola, favorecendo as trocas e promovendo as interações, mas sem intervir de forma a dirigir as atividades. 

Os pequenos devem ter um espaço para aprender livremente enquanto brincam, desenvolvendo sua autonomia aos poucos. O educador não deve nunca podar a criatividade, mas sempre orientar para que as brincadeiras aconteçam da melhor maneira possível. Assim, há um espaço favorável para o desenvolvimento integral das crianças. 

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