Confira sugestões de acolhimento na escola para alunos imigrantes e saiba como potencializar a inclusão e a diversidade
A inclusão de alunos imigrantes nas escolas apresenta desafios, que vão desde a adaptação cultural até a assimilação curricular. Diretora fundadora da Escola Eleva, em São Paulo, Lucy Nunes destaca a necessidade de uma abordagem inclusiva e preparada para lidar com a diversidade de origens e experiências dos estudantes.
Os desafios enfrentados pelos novos alunos imigrantes são amplos, incluindo não apenas a adaptação cultural e a familiarização com o currículo escolar, mas também a integração com os colegas locais, costumes do novo país e o idioma utilizado pela instituição de ensino.
A falta de fluência no idioma local pode representar uma barreira significativa para a comunicação e interação social, complicando ainda mais o processo de adaptação.
De acordo com Lucy, muitas escolas não estão inicialmente preparadas para lidar com essa diversidade, mas instituições como a Escola Eleva, que oferecem programas internacionais, estão mais bem equipadas para enfrentar esse desafio.
A escola adota uma abordagem abrangente para acolher alunos imigrantes, reconhecendo a importância de integrá-los completamente ao ambiente educacional.
Na Escola Eleva, a diversidade de perfis de alunos é abraçada, desde brasileiros retornando ao país após períodos no exterior até famílias estrangeiras que buscam se estabelecer no Brasil.
Para garantir uma transição suave, a escola desenvolveu um currículo que combina as bases curriculares brasileiras com os padrões internacionais, proporcionando uma educação completa em ambas as línguas.
Além disso, a instituição valoriza o acolhimento adequado dos alunos imigrantes. Esse acolhimento se manifesta de várias formas, dependendo da faixa etária dos estudantes, mas sempre envolve passos claros para integrá-los ao ambiente escolar e à nova língua.
A socialização também é incentivada, com a criação de oportunidades para que os alunos se sintam parte de um novo grupo de amigos e colegas.
A integração bem-sucedida de alunos imigrantes em uma escola não se resume apenas em fornecer instrução acadêmica, mas também em criar um ambiente acolhedor que promova um senso de pertencimento e comunidade. Abaixo segue algumas das melhores práticas adotadas pela Escola Eleva para garantir o acolhimento dos alunos imigrantes:
A escola deve estabelecer uma cultura que valorize a socialização e a interação entre os alunos. Isso pode ser alcançado por meio de atividades extracurriculares, projetos em grupo e eventos escolares que incentivem o trabalho em equipe e a colaboração.
É essencial que os alunos se sintam parte de uma comunidade escolar unida. A Escola Eleva, por exemplo, enfatiza a importância do respeito mútuo e da inclusão desde o primeiro dia de aula, através de suas ‘golden rules’. Essas regras estabelecem o compromisso de todos os membros da comunidade escolar em aceitar e incluir uns aos outros, promovendo assim um ambiente acolhedor para alunos imigrantes.
Além do aspecto acadêmico, é importante incorporar atividades socioemocionais ao currículo escolar. Isso ajuda os alunos a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos, facilitando sua integração e interação com colegas de diferentes origens.
O acolhimento de alunos imigrantes requer o envolvimento não apenas dos estudantes, mas também dos pais, professores e colaboradores da instituição. Todos devem estar comprometidos em criar um ambiente inclusivo e receptivo, onde cada aluno se sinta valorizado e respeitado.
Cada aluno imigrante pode ter necessidades individuais diferentes durante seu processo de adaptação. Portanto, é fundamental oferecer apoio personalizado, seja por meio de aconselhamento, tutoria ou programas de orientação, para ajudá-los a superar quaisquer desafios que possam enfrentar.
Proporcionar uma educação de alta qualidade para todos os alunos, independentemente de sua origem ou experiência linguística, é um compromisso fundamental das escolas. Nesse sentido, a capacitação e o treinamento adequados dos educadores desempenham um papel fundamental.
Mas como os professores podem ser preparados para lidar com as necessidades específicas dos alunos imigrantes?
“Na Escola Eleva, reconhecemos a importância dessa preparação e a abordamos através do que chamamos de “toolbox” educacional. Esta caixa de ferramentas abrange um conjunto diversificado de estratégias não verbais destinadas a facilitar a compreensão das disciplinas, seja em português ou em outro idioma”, comenta Lucy.
De acordo com ela, é essencial que os professores estejam aptos a adaptar seus métodos de ensino para atender às necessidades dos alunos imigrantes, que podem não ter um domínio completo da língua de instrução.
“Seja um aluno que estudou no exterior e não fala português fluentemente, ou vice-versa, os educadores devem ser capazes de utilizar abordagens lúdicas e recursos visuais, como imagens, contextos e interações, para garantir a eficácia do aprendizado”, afirma.
Além disso, os métodos de ensino devem ir além das abordagens tradicionais centradas na escrita. Incorporar estratégias não verbais, como contextualização e visualização do conteúdo, é fundamental para que os alunos possam relacionar o que estão aprendendo com situações do mundo real.
A pedagogia adotada deve ser clara e bem formulada, incluindo técnicas como repetição e verificação do aprendizado para garantir uma compreensão completa dos conceitos.
A transição para um novo ambiente escolar pode ser desafiadora para alunos imigrantes e suas famílias, por isso, alguns serviços de apoio podem fazer a diferença. Listamos abaixo, as opções disponíveis pela Escola Eleva. Confira!
A abordagem começa com uma avaliação diagnóstica para entender o nível de proficiência do aluno em inglês e português. Isso permite identificar as necessidades específicas de cada aluno e oferecer o suporte necessário para garantir seu sucesso acadêmico.
O apoio às famílias é fundamental para o sucesso dos alunos. Por isso, são realizadas rodadas de conversas com os pais para entender suas necessidades e preocupações. Com base nessas conversas, é desenvolvido um plano de ação personalizado que é implementado tanto na escola quanto em casa, com metas claras a serem alcançadas.
Um dos recursos da escola é o Flex Time, onde são disponibilizados professores especializados para alunos com necessidades específicas, como aqueles que desejam ingressar em universidades internacionais. Esses alunos recebem um atendimento personalizado para ajudá-los a alcançar seus objetivos educacionais.
E para garantir um ambiente acolhedor para todos os alunos, inclusive os imigrantes, o planejamento financeiro é fundamental. Isso porque é necessário oferecer uma infraestrutura adequada e capacitações para os professores. E o isaac pode te ajudar nesta tarefa. Quer saber como? Conheça as soluções do isaac.