Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar
Escolas

Confira 7 ideias para decorar o corredor da sua escola

A decoração do corredor, e até das salas de aula, deixam o ambiente escolar mais alegre e acolhedor. Veja como essas ações podem transformar sua instituição

O corredor é um dos locais mais democráticos e educativos de uma escola. Além de contar com um grande fluxo de pessoas, já que passam por ali diretores, coordenadores, professores, estudantes, inspetores e famílias, esse espaço também tem uma função bastante didática.

Expor os trabalhos dos estudantes, falar sobre campanhas de prevenção à saúde e atrair novos alunos são apenas algumas das ações que podem ser realizadas neste ambiente - tão especial - das instituições de ensino.

Foi pensando nisso que nós preparamos para você, gestor, algumas ideias inspiradoras para que possa decorar o corredor da sua escola, e também as salas de aulas, seja no começo do ano letivo ou até mesmo no início do segundo semestre.

Envolva os alunos

Cada vez mais os professores e coordenadores buscam alternativas para estimular o protagonismo estudantil, uma ferramenta valiosa para ajudar que os alunos sejam o centro do processo de ensino e aprendizagem.

Decorar o corredor da escola também pode ser uma maneira para desenvolver as competências e habilidades dos estudantes, tornando-os agentes ativos até mesmo fora da sala de aula. Confira as dicas que separamos para você!

 

1. Exposição de trabalhos

Onde estão os trabalhos manuais realizados pelos estudantes? Dentro dos armários? Das gavetas? Já pensou que todas as atividades desenvolvidas por eles podem ser aproveitadas como enfeites para a escola?

Certamente, expor as atividades dos alunos vai dar mais cor e alegria para o espaço, e é uma ótima forma para começar o segundo semestre de uma maneira mais criativa.

Os estudantes podem sentir-se valorizados e, ainda, têm a oportunidade de conhecer o que outras turmas produziram nos primeiros meses do ano.

2. Um cantinho para leitura

Alguns nichos fixados estrategicamente nos corredores para deixar exemplares de livros, gibis e revistas é uma boa estratégia para estimular a leitura e também funcionam como decoração para a escola.

Mas é possível ir ainda mais além. Que tal perguntar para os alunos o que eles gostam de ler nas horas livres e deixá-los responsáveis por colocar esse projeto em prática?

3. Corredor literário         

Às vezes falta um pouco de inspiração em como decorar a escola de maneira criativa e educativa? Que tal investir em um varal com poesias penduradas para dar um toque todo especial?

Somado a isso, estimule a declamação de poemas, leitura de cordel, apresentação de contos e contação de histórias.

Em toda turma sempre tem aqueles que gostam de colocar as ideias no papel e escrevem belos textos, certo? Aproveite esses talentos para que eles possam apresentar aos colegas suas próprias produções.

Agora, mesmo que não sejam produções autorais, incentive os outros alunos a participarem das apresentações, fazendo a leitura em voz alta de trechos de obras literárias que estão penduradas no próprio varal!

4. Copa do mundo

Sua escola vai liberar os alunos mais cedo nos dias dos jogos da seleção brasileira? Caso os estudantes sejam liberados das atividades nesses dias, pode ser interessante colocar no mural o calendário escolar com as datas da Copa do Mundo e os horários que a instituição de ensino vai funcionar nesses dias.

E a decoração dá o tom especial para essa temática, além de poder ser produzida pelos próprios alunos. Bandeirinhas com as cores do país enfeitando os corredores certamente vão deixar todos ainda mais animados para torcer pelo Brasil.

5. Um ambiente alternativo     

Em corredores amplos dá até mesmo para ousar um pouco mais na decoração e incluir alguns móveis no ambiente. 

Sofá, pufes e poltronas deixam o espaço ainda mais aconchegante, favorecendo momentos de convivência entre professores, coordenadores e alunos.  

6. Corredor brincante

As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil, não é mesmo? Pintar uma amarelinha no chão do corredor pode ser uma ação bem divertida. 

Estimula a coordenação motora e ainda contribui para os momentos de descontração durante a rotina de estudos. E a decoração fica incrível e brincante!

7. Cuidados com a saúde

Frases, recortes, fotografias e reportagens que abordem a importância de manter hábitos saudáveis para a qualidade de vida são algumas formas de trazer esse tema para o corredor da escola.

Algumas campanhas pontuais também podem ganhar destaque e funcionam como um lembrete para os alunos, como é o caso da atual campanha de vacinação contra o coronavírus.

Sala de aula

Assim como os corredores, as salas de aula também podem ganhar uma decoração toda especial neste segundo semestre. Deixá-la mais alegre, acolhedora e educativa pode fazer a diferença no dia a dia dos estudantes e professores.

Desde que as aulas presenciais foram retomadas neste ano, os casos de depressão e ansiedade entre os alunos cresceram e têm gerado muitas preocupações.

Frases motivacionais, que inspiram e transmitam positividade podem ser espalhadas pela sala. E a própria turma pode participar desse processo!

Em algum lugar mais discreto, também pode ser interessante disponibilizar uma caixinha, onde os estudantes podem depositar ali suas emoções

De maneira anônima, caso prefiram, eles podem ter o hábito de escrever diariamente como estão se sentindo. Depois, os sentimentos podem ser trabalhados durante uma roda de conversa, por exemplo.

Outra maneira de decorar a sala de maneira educativa é planejar materiais ilustrativos de combate ao bullying e que abordam as competências socioemocionais.

Para que a sala fique ainda mais acolhedora, além de enfeitá-la com essas produções, pode ser uma boa ideia pensar em outras formas de disponibilizar as carteiras. Os alunos podem se sentir mais pertencentes quando sentados em roda ao invés de manter as cadeiras enfileiradas, concorda?

E, o melhor de tudo, é que eles podem participar de todo esse processo, atuando na transformação do espaço escolar para que o segundo semestre seja ainda mais encantador e rico em aprendizagem.

Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Luiza

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.