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Pedagógico

Além dos muros: o impacto da família no desempenho escolar

Não basta só participar de eventos da escola, o envolvimento no processo de aprendizagem é um desafio que escola e família precisam vencer juntas

Publicado em
30/9/2022
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💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Por SOS Educação

Ao mesmo tempo que as famílias enxergam a escola como uma instituição fundamental para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, elas depositam no professor e na gestão certa cobrança pela motivação, envolvimento e bom desempenho dos filhos nos estudos.

Todas as vezes que os alunos vivenciam uma situação de estresse na relação com o aprendizado, seja na hora da lição de casa, no momento em que recebem o boletim com notas baixas ou quando enfrentam problemas de comportamento e relacionamento, os pais procuram o culpado na escola. 

E aí entram diversos atores que se tornam o suspeito principal: metodologia, material didático, coordenação, professor e até mesmo colegas de sala e outras famílias. No desespero, cobram mudanças por parte da instituição ou acabam matriculando o filho em outro colégio. 

Tanto a escola quanto os pais acabam reféns de um círculo vicioso, em que cada qual espera do outro soluções para questões cujas respostas estão na intersecção da ação conjunta família e escola. 

Escola ou Família: quem pode conseguir melhorar o envolvimento e motivação dos alunos?

Imagine que a mudança de postura para melhorar o envolvimento e o desempenho nos estudos seja uma porta. A família tem a fechadura e a escola possui a chave. Quem abre a porta é o aluno, mas ele só pode fazer isso quando fechadura e chave estão disponíveis, não é mesmo? Por isso, a sinergia no relacionamento de todos precisa andar sempre na mesma direção!

Ao ajustar a rotina da família para que, desde a primeira infância, os filhos desenvolvam habilidades como paciência, capacidade de lidar com frustrações ou autoestima, os pais cumprem parte do seu papel de preparar a criança para o processo de aprendizagem formal. 

Ao manter formação contínua como parte da rotina escolar, gestores impulsionam para que os professores tenham as ferramentas necessárias para que seja possível o apoio a cada aluno a encontrar caminhos para desenvolver seus potenciais. 

Não há como traçar esse caminho sem estarem juntas, portanto, a parceria entre família e escola é que vai conseguir garantir que os estudantes preencham as lacunas que ficaram dos últimos anos, e, assim, possam retomar sua capacidade plena de aprendizagem. 

Algumas pesquisas realizadas em países, como Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, confirmam que o envolvimento da família tem grande efeito no desempenho acadêmico dos filhos. O resultado positivo na performance escolar não depende apenas do nível de instrução dos pais, mas sim do tipo de relacionamento que acontece dentro de casa, na rotina e no contato com a escola. Dá uma olhada em algumas posturas que impactam na aprendizagem: 

  • Expectativa positiva em relação à capacidade do filho enfrentar desafios de aprendizagem e convivência social
  • Conversas entre pais e filhos sobre a escola e os estudos
  • Momentos de leitura em família
  • Demonstração clara do quanto os responsáveis valorizam o professor e a escola

As famílias, contudo, muitas vezes precisam de ajuda para entender que a participação nos eventos e reuniões escolares é importante, mas o ajuste na rotina, dentro de casa, é o que de fato impacta o desempenho das crianças e adolescentes. 

O impacto da vida moderna no papel da família para o desempenho escolar dos filhos

Quando nós, os adultos de hoje, éramos crianças, tínhamos uma rotina muito diferente da que os nossos filhos têm hoje, não é mesmo?.

Os momentos em família ajudaram para que desenvolvêssemos em casa as habilidades básicas necessárias para uma boa relação com os estudos. Enquanto esperávamos a semana toda pelo programa predileto e negociamos o canal de TV que todos assistiram juntos, desenvolvemos paciência, empatia e persistência. 

Desde muito pequenos aprendemos a dividir com outros irmãos a atenção de nossos pais. Compartilhar brinquedos, bolacha e espaço na mesa era um pressuposto que fazia parte da vida de uma criança ou adolescente. 

Todos esses momentos sumiram da rotina familiar hoje em dia - não por mal. Mas ao mesmo tempo em que diminuíram em tamanho, as famílias têm menos tempo compartilhado para conversas e atividades que envolvam a todos que moram no mesmo lar. 

Somadas a todas essas mudanças, vieram a correria do dia a dia e a necessidade da adaptação de fazer diversas atividades simultaneamente. E nossos filhos seguem os passos dos pais. 

Conseguir focar em uma só atividade e se concentrar no aprendizado se tornou um enorme desafio! Cabe à família ajustar a rotina para que os filhos aprendam em casa o alicerce sobre o qual a escola vai ajudar a construir novos conhecimentos. 

E aqui entra outra descoberta importante das pesquisas nessa área: ajudar os pais a compreender como exercer o papel de parceiros da comunidade escolar é um investimento com alto retorno para a escola.

Atitudes positivas da família capazes de gerar alto impacto no desempenho acadêmico dos alunos

- Aproximar alunos que geralmente não se relacionam bem na escola: ao encontrar esses colegas em situações organizadas pelas famílias, nos finais de semana ou fora do horário da aula. Assim os estudantes podem estreitar laços de amizade, transformando o ambiente escolar altamente favorável para o aprendizado.

- Inserir a leitura e a escrita dentro de casa: o tempo que passam na escola não é suficiente para que consigam desenvolver o hábito da leitura, nem tampouco a prática necessária para o domínio da escrita. 

- Estabelecer uma rotina equilibrada: aos pais cabe garantir que três elementos críticos para o sucesso na aprendizagem formal estejam presentes no dia a dia da família: atividade física, noites completas de sono e revisão diária dos conteúdos estudados na escola.

- Participar ativamente da comunidade escolar: a presença ao longo do ano, formando uma parceria de fato, na qual professor, coordenação e pais olham juntos na mesma direção.

- Formação integral do aluno: muitas vezes alguns pais acham que não precisam se preocupar com o conteúdo ensinado. Mas o impacto positivo no desempenho acadêmico vem quando a família impulsiona para que os filhos façam as lições de casa, tenham respeito pelos professores e pelos colegas, e assumam as responsabilidades que fazem parte do papel do estudante e que vão exercer ao longo da vida.

Por fim, deixamos uma mensagem importante para você, gestor: o tempo que você vai precisar investir para impactar na conscientização das famílias sobre o papel fundamental que elas têm no desempenho escolar não pode ser acrescentado à sua rotina de trabalho. 

Esse momento precisa entrar no lugar de alguma outra atividade que você, ou alguém da sua equipe, já exerce. Eis o porquê de encontrar bons parceiros é cada vez mais necessário. Ninguém pode fazer a parceria com a família no lugar da equipe de gestão escolar. 

Mas o isaac pode te ajudar com o relacionamento financeiro com os pais, abrindo espaço de tempo e energia para que suas conversas com eles possam focar no desempenho e envolvimento dos filhos com o processo de aprendizagem. Dividir a carga para multiplicar os resultados, só assim vamos dar conta de tantos desafios!

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