Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Motivação dos alunos: o desafio do segundo semestre de 2022

Segundo a dupla da SOS Educação, a Aprendizagem Cooperativa é uma excelente prática para aplicar na sua escola e motivar os alunos

Publicado em
31/8/2022
07
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Por SOS Educação

No livro “A coragem de ser imperfeito”, a professora, pesquisadora  e escritora norte-americana, Brené Brown, descreve de forma única aquilo que temos visto bastante os nossos alunos expressarem, até mesmo de forma inconsciente, no dia a dia escolar, após o longo período de isolamento, devido à pandemia da Covid-19:

"Como fomos programados para estabelecer vínculos, o isolamento sempre provoca sofrimento. Sentir-se isolado pode ser uma parte normal da vida e dos relacionamentos, mas, quando somado à vergonha de acreditar que estamos isolados porque não somos dignos de contato, o isolamento causa uma dor tão grande que a necessidade de anestesiá-la se torna incontrolável." 

Muito do comportamento agressivo, falta de interesse, baixo envolvimento e dificuldade nos relacionamentos interpessoais tem sua raiz na necessidade de anestesiar a dor da vergonha e baixa autoestima que assombra os alunos. 

Por isso, agora é o momento de incluir novas propostas dentro da sua escola, que há tempos vêm sendo estudadas, e apresentam  efeito positivo comprovado no envolvimento dos estudantes com o processo de aprendizagem e nas relações sociais que constroem na instituição de ensino. 

Sem descartar práticas e conhecimentos prévios dos professores, a Aprendizagem Cooperativa vem para trazer recursos e estratégias de sucesso no resgate à autoestima e na construção de uma base sólida a partir da qual os alunos conseguem encontrar a motivação para os estudos.

Resgate da motivação e dos resultados positivos no desempenho escolar

Desde 1987, os pesquisadores Dr. David Johnson e Dr. Roger Johnson coordenam o Instituto para Aprendizagem Cooperativa, localizado na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. 

Como responsáveis por inúmeras pesquisas, livros e premiações de renomadas instituições de educação ao redor do mundo, os irmãos Johnson's conseguiram comprovar que a forma como os professores organizam e estimulam as interações entre os alunos durante as aulas gera enorme impacto no quanto esses mesmos alunos conseguem se motivar para aprender e nos resultados da aprendizagem

Além disso, a forma como os estudantes interagem afeta também o sentimento que desenvolvem em relação à escola, aos professores, aos colegas e, especialmente, na própria autoestima.   

 

Na prática, descrita de forma bem simples, a Aprendizagem Cooperativa propõe, por meio de estruturas cuidadosamente criadas para cada etapa da aula, que os alunos possam estudar e aprender em equipe para atingir objetivos comuns.

Dá uma olhada nos resultados da aplicação da Aprendizagem Cooperativa:

Maior esforço concentrado no domínio do conteúdo: melhora no desempenho acadêmico de todos os alunos, retenção de longo prazo, motivação intrínseca, envolvimento durante a aula, desenvolvimento de habilidades de raciocínio, comunicação e pensamento crítico.

Maior vínculo entre os membros da equipe e entre os colegas de classe: incluindo espírito de equipe, estreitamento de vínculos, relação de apoio pessoal e acadêmico, valorização da diversidade e respeito às diferenças.

Melhora na saúde emocional dos alunos: envolve melhoria no equilíbrio psicológico, melhora na autoimagem, desenvolvimento de habilidades de convívio social, autoestima, autoidentidade e habilidades para lidar com desafios, adversidades e com situações de estresse.

É importante ressaltar que o simples fato de colocar os alunos para fazerem uma atividade ou trabalho em grupo, não significa que está seguindo a proposta da Aprendizagem Cooperativa. 

Atente-se de que, um dos pontos enfatizados em toda a formação para aplicação dessa metodologia é a diferença que existe entre aprendizagem em equipe e “trabalho em grupo”.

Em um processo de aprendizagem em grupo, há quatro características que, invariavelmente, se apresentam: estudantes competindo entre si; somente algumas pessoas eventualmente colaborando; resultado individual no aprendizado e na nota; e o fator que fica mais aparente, alguns “trabalham”, enquanto outros esperam.

Na Aprendizagem Cooperativa, o cenário é totalmente diferente: o sucesso de cada um depende do esforço da equipe, o objetivo de cada atividade é sempre compartilhado entre todos, o resultado final é compartilhado entre os membros e prevalece a mentalidade de “um por todos e todos por um”.

Infelizmente, ainda existe pouquíssima referência sobre Aprendizagem Cooperativa em língua portuguesa. Taís e eu, Roberta Bento, fomos alunas dos irmãos Johnson ao longo de quatro anos de curso na Universidade de Minnesota, para onde íamos durante o mês de julho de 2022, fazer a parte presencial das aulas. 

O curso completo é composto de 6 módulos, cada um deles baseado em um livro escrito por Roger e David Johnson. Aos poucos podemos trazer mais detalhes sobre as inúmeras possibilidades que a Aprendizagem Cooperativa representa, especialmente nesse momento em que precisamos reconhecer: novos desafios requerem novas estratégias!

Deixamos aqui algumas sugestões para aplicar a prática dessa metodologia na sua escola, e que podem trazer leveza e melhores resultados ao segundo semestre escolar. Olha só:

Atividades que ajudam na formação de vínculo e sentimento de pertencimento, sempre em grupo:

Comece o dia ou uma aula investindo tempo para uma decisão em grupo para um assunto, sem foco em resposta correta:

  1. Formar grupo com 4 alunos
  2. Entregar a pergunta ou assunto para cada grupo
  3. Primeiro cada aluno pensa na sua resposta
  4. Cada membro compartilha a resposta com o grupo
  5. O grupo escolhe aquela resposta que vai representar a equipe.

Temas possíveis:

Você ganhou um prêmio de 1 milhão de reais, mas só o receberá após se comprometer a usar metade do valor para melhorar o mundo. O que você faria com os 500 mil reais destinados para isso?

Você pode escolher o presente que desejar para o seu aniversário, desde que ele possa ser usado por outras pessoas, além de você. Quem seriam essas pessoas e que presente você escolheria?

Você ficou encarregado de decidir quais pessoas da sua família voltam ao trabalho presencial e quais permanecem no remoto. Qual a sua escolha para cada membro e por quê?

Você faz parte da comissão que vai resolver se as aulas devem ficar para sempre no formato remoto ou para sempre no presencial. Qual seria seu voto?

Uma dica importante para conseguir perceber os benefícios da Aprendizagem Cooperativa: nas reuniões com a equipe pedagógica da escola, estimule para que os professores se organizem em equipes.

O fardo que a pandemia deixou é pesado demais para ser carregado sem o apoio de um grupo de trabalho que você possa chamar de seu!

Para saber mais sobre as pesquisas do Centro para Aprendizagem Cooperativa, clique aqui e acesse o site oficial.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: