Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Saiba o que é uma plataforma solução financeira, e como ela pode ajudar a impulsionar a sua escola e também a Educação do país
No início era o sal. Depois as moedas. Então veio o dinheiro e, desde então, a maneira como pagamos pelos nossos bens e serviços não para de evoluir. Cheque, vouchers, transferências bancárias, cartões de débito e crédito, pagamento pelo celular e, mais recentemente, o Pix.
Cada uma dessas inovações ajudou a facilitar a vida dos consumidores e a incrementar o mercado como um todo. Não à toa o setor financeiro continua a evoluir e oferecer novas soluções. À medida que a maneira como as pessoas podem pagar pelo que consomem se democratiza mais e mais, diversas áreas são impactadas positivamente. Inclusive a da Educação.
A enorme adesão dos brasileiros ao Pix, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito, mostra, por exemplo, que quanto mais opções as pessoas têm, mais elas se sentirão confortáveis e até dispostas a realizar certas transações financeiras.
E não se engane! Embora para muitas escolas e famílias o famoso boleto bancário tenha praticamente passado a representar a própria mensalidade, a realidade é que oferecer soluções diversificadas de pagamento faz com que os responsáveis pelos alunos sintam-se mais à vontade para investir na Educação dos filhos. Isso pode, inclusive, fazer a diferença na escolha da instituição de ensino.
Afinal, quem não quer, além de um ensino de qualidade, também mais praticidade para a sua rotina? É aí que entra o trabalho de uma solução financeira para a Educação. É aí que entra o isaac. Mas vamos por partes.
Antes de voltarmos a tudo que uma solução financeira escolar pode fazer pela sua instituição e pela Educação, vamos primeiro te ajudar a entender como uma plataforma de soluções financeiras voltada para o setor educacional funciona. Você já ouviu falar em modelo de adquirência?
A melhor maneira de explicar do que se trata é usando o exemplo mais clássico: as maquininhas de cartão de débito e crédito. Um processo de pagamento com cartão envolve um consumidor, um comerciante ou prestador de serviços e basicamente mais três lados: os bancos, as bandeiras e as empresas de adquirência.
Os bancos todo mundo conhece. São as instituições financeiras que emitem os cartões e que “guardam” o dinheiro dos clientes.
As bandeiras, por outro lado, fazem a regulamentação do mercado de cartões, definindo como eles serão usados enquanto meio de pagamento.
Quando um pagamento é feito utilizando um cartão, são as empresas de adquirência que realizam a comunicação entre o comerciante, o banco e a bandeira, garantindo assim que a operação tem condições de ser efetuada.
O que parece apenas um processo de alguns segundos, na verdade é uma operação complexa, mas necessária, para que o processamento da operação financeira seja feito dentro das regras impostas por cada um dos envolvidos.
O cartão está dentro da data de validade? Existe limite para cobrir o valor do pagamento que está sendo feito? O cartão está sendo utilizado em um território válido? Essas são apenas algumas das ações de verificação que ocorrem no processo.
Por fim, vem talvez a parte mais importante da atuação das empresas de adquirência: a liquidação financeira das transações realizadas. Ou seja, são elas que realizam a entrega do valor da operação na conta do comerciante que irá receber o dinheiro.
E o que uma solução financeira na Educação, como o isaac, tem a ver com isso? Bem, ao contrário do que se pode pensar, uma parceira desse setor não é uma empresa de cobrança. Ela se assemelha muito mais com uma empresa de adquirência já que, dentre os serviços que oferece, está justamente o de intermediar o recebimento das mensalidades sendo quem, de fato, irá realizar o pagamento do valor às escolas.
E justamente por isso que as escolas parceiras do isaac têm muito mais previsibilidade orçamentária, uma vez que nós garantimos o pagamento de todas as mensalidades, independentemente dos casos de inadimplência que podem ter ocorrido em um ou em vários meses por parte das famílias dos estudantes.
Agora que você já entende um pouco melhor como funciona o isaac, é importante também saber que nós temos como grande missão ser o parceiro que impulsiona a Educação no Brasil.
E como nós estamos chegando nesse objetivo? É simples: criando um efeito em cadeia baseado no fato de que as ferramentas financeiras acabam sendo soluções que afetam a Educação.
Ao oferecer diferentes e flexíveis formas de pagamento para famílias, por exemplo, as escolas melhoram a sua taxa de captação e retenção de alunos e evitam a evasão escolar.
Além disso, o issac garante a estabilidade no fluxo de caixa. Assim, com todo esse impulso monetário e previsibilidade financeira, a instituição poderá investir com maior confiança no seu próprio crescimento, melhorando a oferta pedagógica para os seus alunos.
Ou seja, uma instituição financeiramente saudável acaba por melhorar substancialmente o seu desempenho. E, assim como boas escolas desenvolvem bons alunos, são estes bons alunos que acabam causando um grande impacto na Educação brasileira.
E tem mais! O time do isaac também tira uma série de tarefas das mãos dos gestores escolares, que podem então focar nos assuntos acadêmicos e na sua relação com as famílias dos alunos. E isso é outra ação que gera uma enorme repercussão no serviço prestado pela instituição.
Então lembra do efeito em cadeia? Olha aqui como o isaac trabalha para ser o primeiro elo, através da nossa parceria e das nossas soluções financeiras:
O isaac oferece mais opções de pagamentos digitais, como o Pix, por exemplo, tornando o processo de liquidação de mensalidades mais simples e prático.
Emissão da 2ª via do boleto, renegociações de mensalidade, realização de matrículas e acertos financeiros podem ser resolvidos de forma simples e prática, através até mesmo do WhatsApp, sem que o responsável pelo aluno precise sair de casa ou pegar filas.
Caso as famílias tenham algum acordo prévio com a escola, ele será mantido pelo isaac, que trata cada caso de forma individual.
A escola parceira do isaac tem um time todo pronto para prestar atendimento aos responsáveis financeiros dos alunos. Uma capacidade muito maior do que as escolas costumam dispor por conta própria.
Os atendimentos são personalizados para cada instituição financeira. Ou seja, nossas soluções se adaptam às necessidades do gestor e da escola.
Com toda a parte financeira sendo gerida pelo isaac, você, gestor escolar, ganha de volta o tempo que antes era consumido com contas, cobranças e outros assuntos que fogem completamente da área pedagógica.
Está mais claro como a evolução das soluções financeiras afeta a Educação? Não é só sobre oferecer pagamento através do Pix ou garantir fluxo de caixa. É sobre gerar um avanço capaz de melhorar todo o ecossistema do ensino privado. Isso ajuda o seu foco a se voltar ao que mais importa: a Educação não apenas da própria instituição, mas também a do país, já que uma está muito ligada à outra.
Além disso, é importante lembrar que investimento na Educação básica retorna para a família do aluno. Ou seja, quando se fortalece o primeiro elo da cadeia, aquele que mantém a escola atualizada e com ferramentas financeiras inovadoras, uma série de melhorias vão acontecendo também em outros setores, favorecendo assim todo mundo envolvido no sistema.