Escolas

Por que os gestores escolares devem se manter atualizados?

Em um mundo em constante evolução, é muito importante a busca por novos conhecimentos. Mesmo quem ensina também deve continuar aprendendo

Em um mundo cada vez mais digital, estar em constante atualização é tão necessário que passa a ser um requisito para profissionais de todos os setores.

Afinal, somente através da abertura às mudanças que conseguimos acompanhar as transformações no mercado. O que aprendemos na nossa formação anos atrás, por exemplo, precisa ser revisto e atualizado. E isso também se aplica a quem atua na gestão escolar.

Quando se opta por manter tudo igual ou resiste às transformações, todos acabam perdendo boas oportunidades e deixam de aproveitar aquilo o que seria mais vantajoso.


Um bom exemplo é a pandemia da Covid-19, onde diversos setores foram obrigados a se adaptar a uma nova realidade. Isso trouxe novas condições de trabalho, incluindo o estilo remoto, aulas à distância e muito mais. Se esse processo de transformação digital tivesse sido colocado em prática antes, o impacto certamente teria sido menor e com uma adaptação mais fácil.


Antes de mais nada, sabemos que o tempo pode ser um problema na vida dos gestores. Estar à frente da gestão de uma escola é um grande desafio e, muitas vezes, a rotina é corrida. Apesar disso, o tempo que você dedica aos estudos pode te trazer ótimos benefícios, inclusive mais tempo de qualidade.


Pensando nisso, falaremos a seguir sobre os pontos que você, a sua escola, as famílias e até mesmo os alunos têm a ganhar com o seu desenvolvimento na gestão escolar.


Invista na atualização constante


Encare os desafios de forma mais preparada

Uma das grandes vantagens de investir na atualização constante é saber como reagir de forma rápida diante das mudanças de cenário. Quando entendemos a atual situação da nossa área de atuação, estamos um passo à frente para enxergar soluções que são capazes de fazer toda a diferença no ambiente escolar.


Além disso, os estudos fornecem a capacidade de antecipar determinadas questões. Então, esses pontos deixam de nos pegarem desprevenidos.


Com isso, sua instituição de ensino estará preparada para lidar com os desafios, mas sem impactar de forma negativa na vida dos familiares, alunos, professores e toda a comunidade escolar. Você passa a contornar adversidades de uma forma mais objetiva e focada.


Tenha uma visão mais estratégica

Estudar também é uma forma de desenvolver um olhar mais estratégico, com foco nas práticas mais atualizadas e assertivas. Esse tipo de visão permite que você preveja alguns tipos de problemas e consiga evitá-los.

Assim, você investe tempo no seu desenvolvimento como gestor escolar, mas ganha tempo de qualidade deixando de passar tantos períodos “apagando incêndios”, isto é, lidando com esses problemas que poderiam ter sido evitados.


Através dos novos aprendizados, poderá obter as ferramentas necessárias para desenvolver um trabalho que entrega valor para toda a comunidade escolar e eleva o orçamento da IE.


Aproveite novas oportunidades

A atualização constante vai te permitir enxergar oportunidades que você pode não ter visualizado anteriormente na sua escola. Afinal, quando entramos em contato com novos modos de fazer uma atividade do dia a dia, abrimos espaço para repensar essa e em outras.


Além disso, você pode aprender formas de transformar desafios e gargalos da gestão em novas oportunidades. Desde automatizar processos, até estabelecer maneiras mais criativas e eficientes de realizar as tarefas.

O conhecimento adquirido auxilia na boa gestão escolar, bem como evita a evasão escolar.


Conquiste vantagem competitiva na gestão escolar

As pessoas estão cada vez mais acostumadas com soluções rápidas, simples e modernas. Serviços de streaming, pagamento por aproximação, aplicativos para diversos tipos de necessidades. Então, se as soluções que a escola apresenta seguem nessa mesma linha de rapidez e simplicidade, ela ganhará pontos com as famílias dos alunos.


Quanto mais fáceis as formas de lidar e resolver os problemas, melhor. Tanto para as instituições de ensino quanto para todos os envolvidos nos processos das escolas.


Por falar em simplicidade, o isaac é exatamente assim: incrivelmente simples. Ao se tornar uma instituição de ensino parceira do isaac, você proporciona mais opções de meios de pagamento para os familiares, ganha mais tempo para investir no seu desenvolvimento e não precisa mais se preocupar com a inadimplência. Demais, né?


Dicas para se manter sempre atualizado

É muito importante a busca por novos conhecimentos, busque-se manter sempre atualizado

Invista em cursos de especialização

Cursos de especialização ou pós-graduação são ótimas opções para profissionais que desejam se manter atualizados. Além disso, esses tipos de aprendizado podem te ajudar a enxergar soluções diferentes para os problemas do dia a dia.


Entretanto, a escolha do curso deve estar bem alinhada com os seus objetivos profissionais. Afinal, são investimentos mais significativos em termos de tempo e dinheiro.


Uma sugestão é pesquisar bastante sobre o assunto e participar de cursos de menor duração antes de realmente iniciar um curso mais longo de especialização. Desta forma, você poderá identificar as abordagens que mais fazem sentido para a sua carreira.


Fortaleça seus relacionamentos com colegas que também atuam na gestão escolar

Ter contato com profissionais que atuam na mesma área ou em áreas relacionadas traz um impacto muito positivo. Desta forma, você terá acesso a pessoas que vivem os mesmos desafios, buscam soluções e podem compartilhar dicas e oportunidades.


Uma rede de apoio, mesmo no ambiente profissional, é sempre bem-vinda! Isso inclui receber ajuda, mas também ter a iniciativa e a vontade de ajudar outras pessoas.


Pesquise sobre novos assuntos

Acompanhe sites, blogs, perfis nas redes sociais, noticiários e tudo o que possa trazer novidades sobre uma gestão escolar de sucesso. Lembre-se que para se manter em constante atualização é essencial ter curiosidade e disposição para buscar conteúdos novos.


Se preferir, você pode definir seus principais temas de interesse e dedicar um tempo da sua semana para pesquisar e aprender a respeito. A forma de organização pode variar, mas o que é necessário é não deixar de buscar o conhecimento.

Participe de eventos e cursos

Outra forma muito interessante de buscar a atualização sobre gestão escolar são os eventos e cursos. São conteúdos mais curtos, objetivos, fáceis de encaixar na rotina e que entregam muito conteúdo de qualidade.

Em resumo, todo profissional deve buscar constantemente sua atualização. Como estamos acompanhando nos últimos anos, a tecnologia está acelerando a transformação de diversos setores.

Além disso, as pessoas estão cada vez mais habituadas com soluções simples, rápidas e modernas. Em outras palavras, soluções inovadoras que facilitam a vida.


Para acompanhar esse movimento, o setor da educação também precisa se reinventar. O que, é claro, inclui os profissionais que atuam na gestão das escolas.


Por isso, falamos sobre a importância da constante atualização. Ela gera impacto na sua vida como profissional, mas também na vida dos responsáveis, dos alunos e de toda comunidade escolar. Afinal, a gestão escolar pode ser um diferencial de muito valor.


Desde saber lidar com os desafios até aproveitar novas oportunidades e criar uma vantagem competitiva. Ter mais tempo para criar coisas novas que você sempre quis pôr em prática. Antecipar situações antes que elas se tornem um problema para a escola. Conhecer e fazer a melhor escolha entre os sistemas de gestão.


Esses são alguns dos benefícios de buscar novos conhecimentos, mas não são os únicos.


E como você viu, existem soluções rápidas e gratuitas, mas que nem por isso perdem em qualidade. Fique de olho, pois aqui no isaac sempre temos eventos e debates incríveis com especialistas em gestão escolar, sem falar nos conteúdos que disponibilizamos no blog.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.