Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Confira as principais datas comemorativas de 2024

Preparamos uma lista com as datas comemoradas na escola para você planejar o calendário escolar do próximo ano. Confira!

Publicado em
4/12/2023
07min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Já é hora de preparar o calendário escolar de 2024! Para te ajudar nessa missão, elaboramos uma lista com as principais celebrações do ano. 

Ficar por dentro das  datas comemorativas de 2024 é importante para a organização de atividades, eventos e comemorações na escola. Essas são ótimas oportunidades para propor novas formas de aprendizado, com reflexões históricas, culturais e sociais. 

Além disso, realizar atividades com base nas datas comemorativas é uma maneira de manter os alunos interessados e trazer as famílias para perto da instituição de ensino, estreitando laços e mantendo a comunidade escolar engajada. 

Datas comemorativas de 2024 

Vamos saber quais são as principais datas comemorativas de 2024? Aproveite e confira algumas dicas de como incluí-las no calendário escolar do próximo ano. 

Janeiro

Dia do Leitor, 7 de janeiro

O Dia do Leitor tem como objetivo incentivar a leitura. E nada mais relevante do que incluir a data no calendário escolar. Para comemorar esse dia, você pode propor uma troca de livros entre os estudantes, por exemplo. 

Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, 30 de janeiro 

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória de Mahatma Gandhi, assassinado dia 30 de janeiro de 1948. A data nos convida a refletir sobre a paz, solidariedade e direitos humanos. 

Fevereiro

Carnaval, 13 de fevereiro 

O Carnaval também pode e deve ser uma das datas comemoradas na escola. Aproveite para mostrar aos alunos como uma das maiores festas populares do Brasil é celebrada em diferentes estados. 

Março

Dia Internacional da Mulher, 8 de março

Uma data histórica que representa a conquista por direitos e a luta das mulheres pela equidade de gênero. É uma ótima oportunidade para levar essa discussão para a sala de aula com rodas de conversa e apresentação de trabalhos sobre o tema.

O Dia da Escola, 15 de março 

O Dia da Escola foi criado para lembrar a importância da Educação e homenagear essa instituição tão importante para a formação de crianças e adolescentes. 

Páscoa, 31 de março

A Páscoa faz parte das datas comemorativas do calendário religioso cristão, mas o tema pode ser trabalhado de forma lúdica com os alunos, resgatando seus símbolos e significados.

 

Abril

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, 7 de abril

A data é difícil, mas necessária. Incluir o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola no calendário escolar de 2024 é uma maneira de conscientizar estudantes e familiares sobre um tema tão importante quanto esse.

Dia Nacional da Família na Escola, 24 de abril

O Dia Nacional da Família na Escola foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para lembrar da importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias. É uma oportunidade para programar eventos e atividades que levem os pais para a escola. 

Dia da Educação, 28 de abril

Uma data comemorativa criada no Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), onde centenas de países se comprometeram a garantir acesso à Educação Básica e Secundária a crianças e adolescentes. 

Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril

Incluir o Dia dos Povos Indígenas no calendário escolar é uma maneira de resgatar a história do nosso país, além de preservar e celebrar a cultura indígena. 

Dia de Tiradentes, 21 de abril 

O feriado nacional foi criado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, por sua luta pela independência de Minas Gerais. Sua trajetória faz parte das aulas de História e pode ser tema de debates e apresentações dos estudantes. 

Maio

Dia das Mães, 12 de maio

O Dia das Mães na escola pode ser uma data para celebrar a família, lembrando sempre das diferentes configurações familiares, assim, todos os estudantes são incluídos na festa. 

Junho

Dia de São João, 24 de junho

O Dia de São João é uma das datas comemoradas na escola mais esperadas no ano. É um momento de reunir a comunidade escolar e celebrar com música, comidas, brincadeiras e muita tradição. 

Julho

Dia de Proteção às Florestas ou Dia do Curupira, 17 de julho

Uma data comemorativa para trabalhar com os alunos a importância de preservar a biodiversidade das florestas. Também é uma oportunidade para apresentar o folclore brasileiro, já que a data coincide com o Dia do Curupira, conhecido por ser o protetor das florestas.

Agosto

Dia do Estudante, 11 de agosto

É hora de celebrar os protagonistas da escola: os estudantes! Prepare atividades para envolver os alunos e fazer com que se sintam parte importante do ambiente que frequentam todos os dias. 

Dia dos Pais, 11 de agosto 

Na hora de incluir o Dia dos Pais no calendário escolar de 2024, é importante garantir que todas as famílias sejam celebradas. Assim como no Dia das Mães, todos os alunos devem se sentir parte da data. 

Dia do Folclore, 22 de agosto

O Dia do Folclore é um momento de apresentar aos alunos as histórias populares brasileiras, como Saci Pererê, Curupira, Mula sem Cabeça, entre outros, além de celebrar as manifestações culturais do país. 

Setembro

Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro 

Que tal aproveitar o Dia da Independência do Brasil para abordar a data para além dos livros didáticos? Incentive os alunos a pesquisarem e apresentarem novas informações e perspectivas sobre esse dia. 

Outubro

Dia do Professor, 15 de outubro

Uma data comemorativa que nos lembra da importância desse agente tão importante para a formação da nossa sociedade. A escola pode, inclusive, preparar um evento exclusivo para os professores.

Dia das Bruxas (Halloween) e Dia do Saci, 31 de outubro

O Halloween é um clássico norte-americano que faz sucesso entre as crianças! A data pode ser comemorada com brincadeiras na escola. 31 de outubro também é considerado o Dia do Saci, figura importante para o folclore brasileiro. Que tal unir essas duas celebrações no calendário escolar de 2024?

Novembro

Dia Internacional dos Estudantes, 17 de novembro

A data reforça a importância dos estudantes e da Educação para a sociedade. Relembre com os alunos a história dessa data e proponha atividades para celebrar sua relação com a escola.

Proclamação da República, 15 de novembro 

O Dia da Proclamação da República é feriado nacional e pode fazer parte do calendário escolar de 2024 com atividades e apresentação de trabalhos sobre o tema. 

Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro

A data é uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares e representa a luta da população negra ao longo da história. Faça rodas de conversas, palestras e até sessões de cinema para conscientizar os estudantes e valorizar a cultura negra.

Dezembro

Natal, 25 de dezembro

O ano letivo se encerra antes do Natal, mas a data pode ser celebrada antes. Aproveite o mês de dezembro para fazer uma comemoração de fim de ano com toda a comunidade escolar.

Como o isaac pode te ajudar? 

Agora que você já sabe as principais  datas comemorativas de 2024, é hora de reservar um espaço na agenda para planejar o calendário escolar do próximo ano. E o isaac pode te ajudar com isso!

Somos a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas. Nós cuidamos de questões burocráticas e financeiras, como gestão da inadimplência, pagamentos em dia das mensalidades e ainda oferecemos todo o suporte necessário às famílias. 

Enquanto nós cuidamos dessas questões, você tem mais tempo para investir no planejamento do calendário escolar de 2024. Clique para conhecer nossas soluções financeiras e fazer parte dessa comunidade!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.