Descubra o cenário das tecnologias digitais nas escolas brasileiras. Leia mais no blog de isaac e mantenha-se atualizado. Acesse agora!
Um em cada cinco municípios brasileiros ainda não tem o ensino de Tecnologia e Computação no currículo escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, são 17% e na Educação Infantil, o índice sobe para 37% Os dados fazem parte da pesquisa “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”.
O estudo foi organizado pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), pela Fundação Telefônica Vivo e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com parceria técnica do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
Já o lançamento oficial do levantamento foi realizado durante a Bett Brasil 2023, realizada no mês de maio, em São Paulo. Saiba como foi o o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina.
Em parceria com o isaac, o Escolas Exponenciais - uma plataforma de inteligência, líder nacional em pesquisa educacional e um instituto homologado pelo CNPq – produziu um conteúdo com os principais dados disponibilizados nessa pesquisa. Confira!
Um dos objetivos deste estudo, que está disponível na íntegra neste link, foi identificar como o ensino de Tecnologia e Computação está presente no currículo das redes municipais brasileiras. O intuito era analisar quais são as estruturas de apoio oferecidas pelas Secretarias de Educação para conseguir garantir a implementação e o uso de tecnologias digitais nas escolas.
Para isso, foram observados alguns fatores, como: a existência de orçamento específico para a área de tecnologia e como é feita sua gestão; a existência de equipes e, ou, áreas dedicadas ao planejamento e à implementação de tecnologias digitais nas escolas (e o perfil dos profissionais que compõem esse time); como a secretaria se organiza para oferecer apoio pedagógico às escolas; se oferta ou não formações aos professores e qual a sua periodicidade e carga horária; como são realizadas as ações de planejamento e monitoramento de compras de equipamentos, de fornecimento de conectividade e de manutenção; perspectivas futuras em relação à temática, etc.
Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário on-line em 1.065 municípios, espalhados por todos os Estados. Segundo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), isso garantiu ao estudo um nível de confiança de 95% para o resultado nacional, com margem de erro de três pontos percentuais.
Os resultados, que foram obtidos a partir dessa pesquisa quantitativa e por meio de visitas às cidades e entrevistas com secretários de Educação e outros profissionais, mostram que a maior parte das redes de ensino está mobilizada e atenta ao ensino de tecnologias digitais.
O estudo notou que existem vários esforços, que merecem ser reconhecidos, que estão sendo feitos em todo o território nacional para que a tecnologia esteja presente nas salas de aula. Porém, a pesquisa mostrou também que ainda há inúmeros desafios para ocorra uma adoção qualificada de tecnologia, que seja transformadora dos processos de ensino e aprendizagem.
Homologada no final de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou a obrigatoriedade de se trabalhar a cultura digital nas escolas. Por sua vez, a resolução CNE/CEB nº 1, de 4/10/2022, declara que “cabe aos estados, municípios e Distrito Federal estabelecerem parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da computação na Educação Básica”.
Entretanto, apesar disso, o levantamento deixa claro que ainda existe um número expressivo de redes de ensino que não atualizaram ou desenvolveram currículos que abordem o ensino de Tecnologia e Computação.
"A realização da pesquisa teve como objetivos construir o cenário nacional e trazer recomendações a fim de que compreendamos o que temos de tecnologia digital nas escolas, como está distribuída regionalmente e qual é o grau de equidade na sua oferta", afirma Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Sud Mennucci/ SP e presidente da Undime.
Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último mês de fevereiro, o Censo Escolar da Educação Básica 2022 trouxe alguns dados sobre os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas privadas do Brasil, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Confira os dados, que também podem ser acessados neste link.
TECNOLOGIA - ENSINO FUNDAMENTAL
* Recursos tecnológicos disponíveis nas escolas privadas de ensino fundamental
Computador de mesa para alunos: 66,8%
Computador portátil para alunos: 53,1%
Internet: 98,7%
Internet banda larga: 92,8%
Internet para alunos: 54,5%
Internet para ensino e aprendizagem: 72,7%
Internet para uso administrativo: 95,7%
Lousa digital: 15,2%
Projetor multimídia: 72,9%
Tablet para alunos: 27,4%
TECNOLOGIA - ENSINO MÉDIO
* Recursos tecnológicos disponíveis nas escolas privadas de ensino médio
Computador de mesa para alunos: 78,2%
Computador portátil para alunos: 59,4%
Internet: 99,5%
Internet banda larga: 96,1%
Internet para alunos: 74,7%
Internet para ensino e aprendizagem: 84,9%
Internet para uso administrativo: 97,2%
Lousa digital: 28,9%
Projetor multimídia: 85%
Tablet para alunos: 33,2%