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Tecnologia

A revolução da transformação digital na educação: tecnologia e metodologias de ensino

Como a digitalização está moldando o futuro da educação, com IA e novas metodologias transformando o ensino e a aprendizagem.

Publicado em
18/9/2024
05 min
Escrito por:
Max Franco
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A transformação digital é urgente em todas as áreas do mercado atual e, como não poderia ser diferente, também na educação.  O fenômeno já existe há alguns anos, mas foi ainda mais pressionado pelo advento da pandemia e pela necessidade de distanciamento que modificaram as rotinas sociais. A pandemia provocou, portanto, uma aceleração na busca de recursos e ferramentas do mundo digital.

Os dias atuais são definidos pela perseguição a um novo Santo Graal e este é, sem dúvidas, a busca frenética por modernização, transformação digital e, claro, a inserção da AI no mundo da Educação.

E o que é transformação digital?

Entende-se por  transformação digital, o aperfeiçoamento de processos por meio de ferramentas tecnológicas. É preciso compreender, no entanto, que transformação digital é, antes de tudo, uma mudança estrutural nas instituições, as quais adotam a tecnologia, não mais, como uma ferramenta eventual, mas como um recurso comum no cotidiano. A tecnologia por si só não resolve muita coisa, mas, sem ela, fica difícil de se sobreviver. Tecnologia é, hoje, o ticket para entrar em algumas festas. Mas o que você e a sua instituição vão fazer na tal festa, é problema de vocês. 

Tal tendência invadiu as empresas privadas, instituições públicas e, também, as casas de Educação. O resultado não poderia ser diferente: a tecnologia contribuiu para otimizar desempenhos e potencializar resultados, trazendo diversos benefícios para todos os atores envolvidos no processo. A ideia, portanto, é reinventar-se, e rápido. É importante, então, compreender como tais recursos tecnológicos podem modificar os processos educacionais.

Algumas plataformas digitais, inclusive, possibilitam uma interação mais dinâmica entre professores e alunos favorecendo que existam atividades compartilhadas nas quais os alunos tenham acesso a arquivos e documentos em ações colaborativas, como trabalhos em grupo.

Inteligência Artificial na educação

As IA´s e os ambientes virtuais de aprendizagem são, portanto, instrumentos que vieram para ficar quando se fala de transformação digital na educação. Por meio destes recursos, é possível fazer levantamentos de dados e modelar a didática para que alcance o requinte da individualização, com uma prática orientada para as especificidades e necessidades de cada aluno. Há sistemas educacionais, por exemplo, que já dispõem de dados com tal precisão que conseguem identificar falhas e lacunas na formação pedagógica de uma turma inteira ou de apenas um aluno com o intuito de indicar exercícios, conteúdos e recursos audiovisuais específicos para sanar esses gaps acadêmicos. As IAs na Educação têm também essa serventia: a de individualizar cada vez mais a Educação. Além de facilitar e acelerar diversos processos que eram feitos à mão até um dia desses. 

É fundamental, portanto, que a cultura digital seja motivada nas instituições para que seja possível estabelecer a rotina de se fazer uso dos recursos digitais. A linguagem do mundo virtual é uma nova forma de comunicação que não veio a passeio. Os métodos de ensino devem contemplar este novo idioma e abarcar os recursos modernos, como vídeos, podcasts, games, narrativas e conteúdos interativos. Os educadores devem aprender – e com urgência – a fazer uso de IAs, aplicativos, redes sociais, sites e plataformas virtuais a fim de potencializar o engajamento de alunos, famílias e, também, dos próprios educadores.

A mudança de atitude precisa ser gradativa, contínua e planejada a fim de que todos os envolvidos possam entender as questões envolvidas nessa transformação, como também, consigam se adequar, paulatinamente, às eventuais demandas que um movimento de tal monta exige. A família, por exemplo, precisa compreender que a utilização destes recursos tecnológicos são apenas “meio” e, não, fim. Portanto, não deve haver quaisquer perdas de aprendizagem, mas, ao contrário, com o aumento do envolvimento dos alunos, deve aumentar o interesse dos alunos pelo estudo. As ferramentas tecnológicas devem contribuir para potencializar a aprendizagem e o protagonismo dos alunos.

Há palavras que são intrínsecas aos novos modelos de Educação: autonomia, flexibilidade e engajamento.

Entretanto, para que a transformação digital possa ocorrer de modo eficiente em qualquer casa de Educação, há um fator que, obrigatoriamente, deve fazer parte do seu planejamento. Afinal, sem treinamento dos profissionais, não adianta nada investir em tecnologias. Quando se fala em digitalização na Educação, não há como separar tecnologias de metodologias.

Este treinamento deve evidenciar a importância da aplicação das metodologias ativas principalmente quando são associadas às tecnologias, com o principal intuito de explorar ao máximo as suas potencialidades.

O fato é que a transformação digital, seja na Educação, seja em qualquer área, não é mais um advento que está reservado ao futuro. Este futuro já chegou e não irá embora. A Educação não tem opção a não ser se adaptar. Alguns o farão melhor e mais cedo. Os outros... Bem, nem sabemos se os outros nem sequer existirão mais.

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escrito por
Max Franco
Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling, além de Guia de Turismo. É pós-graduado em Inovação em Educação e Mestre em Gestão de Negócios. Max Franco trabalha com educação há 35 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdades de São Paulo e Fortaleza. É autor de 20 livros, entre eles “Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios”, lançado pela Editora Atlas em 2015. É consultor de diversas empresas de consultorias, trabalhando com os temas: Educação e Storytelling. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos a empresas de marcas de renome nacional: Globosat, Estadão, Mauricio de Sousa Produções, Universidade corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Instituto brasileiro de formação de educadores, entre outras. Atualmente, é, também, diretor do Colégio Sion de Higienópolis, coordenador do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE, além de palestrante indicado por consultorias de todo o Brasil.