Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Visita na escola: como encantar famílias?

Tais Bento e Roberta Bento, fundadoras da SOS Educação, compartilham dicas para as escolas proporcionarem uma experiência acolhedora

Publicado em
15/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Receber as famílias que desejam conhecer a escola é mais do que um simples tour pelos corredores; é a oportunidade de estabelecer uma conexão significativa entre a instituição e aqueles que confiarão a educação de seus filhos. 

Conversamos com Tais Bento e Roberta Bento, especialistas na relação Família e Escola e fundadoras da SOS Educação, que compartilharam dicas sobre como as escolas podem se organizar e se preparar para proporcionar uma experiência acolhedora e esclarecedora.

Ambiente aconchegante faz a diferença

A primeira sugestão das especialistas é recepcionar as famílias em um espaço aconchegante, equipado com ar condicionado e oferecendo café, suco e água. 

Tais e Roberta destacam a importância desse momento inicial para que a equipe da escola possa dedicar tempo para ouvir as famílias. Compreender o contexto em que vivem, as angústias, medos e experiências anteriores é importante para definir as prioridades quando a escola apresentar suas características, explicam. 

Esse acolhimento, de acordo com elas, proporciona uma sensação de atenção e conexão, fundamentais nas relações educacionais.

A sala dos professores, quando reflete a sensação de acolhimento, é um local ideal para esse primeiro encontro. Também recomendam evitar o uso excessivo de jargões educacionais, tornando a explicação sobre a metodologia e os diferenciais da escola mais acessíveis e compreensíveis para as famílias.

“Trocar os termos técnicos por uma explicação mais simples e clara sobre a metodologia e diferenciais da escola deixa uma sensação leve e a certeza de que o filho será atendido em sua individualidade, enquanto aprende a conviver socialmente”, destacam Tais e Roberta.

Checklist para a visita ser um sucesso

Para garantir uma experiência consistente, as escolas podem criar um checklist abrangente que aborde os pontos essenciais durante a visita. 

No entanto, Tais e Roberta enfatizam a importância de permitir que cada membro da equipe se expresse de maneira autêntica, respeitando suas características individuais. Seja um coordenador mais sério ou um mais brincalhão, a autenticidade na abordagem é fundamental.

“As famílias não estão procurando apenas uma metodologia educacional; estão em busca de pessoas com quem possam se conectar e compartilhar a jornada educacional de seus filhos. A individualidade de cada criança e a construção de relações pessoais devem estar no centro da experiência”.

Ao seguir essas dicas, as escolas têm a oportunidade não apenas de apresentar sua proposta educacional, mas também de construir uma base sólida para uma parceria duradoura com as famílias, fortalecendo a comunidade escolar e proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor.

Você pode se interessar também: 5 ações práticas para potencializar a captação de alunos

Colégio Biocêntrico: conexão e transparência

Em busca de estabelecer uma conexão autêntica com as famílias que desejam conhecer o Colégio Biocêntrico, localizado em Nova Odessa (SP), Simone Djiovana Guidolin Leonardi, diretora da instituição, compartilha estratégias fundamentais para proporcionar visitas que vão além do protocolar, buscando genuinamente compreender as expectativas e necessidades de cada família.

Simone destaca a importância de seguir o ritmo normal das atividades cotidianas da escola durante as visitas, para que as famílias possam vivenciar o ambiente escolar de maneira autêntica. 

O agendamento de horários específicos permite que a equipe esteja totalmente dedicada a cada família, ouvindo suas dúvidas, angústias e experiências anteriores.

De acordo com a diretora, o diálogo é o ponto de partida, com esclarecimentos sobre a proposta pedagógica do colégio. Somente após esse momento de troca de informações é que são discutidos os valores, os quais são preferencialmente compartilhados pessoalmente, mas também disponibilizados em documento via whatsapp para aqueles que solicitam.

Simone reforça ainda a abordagem responsável em relação aos descontos, evitando o uso de provas e considerando a negociação como uma responsabilidade dos adultos envolvidos.

Transparência em todos os sentidos

Simone destaca alguns elementos para proporcionar uma visita enriquecedora:

Valores claros: apresentados pessoalmente, mas disponíveis via whatsapp.

Política de desconto: abordada de forma transparente, sem o uso de provas.

Atendimento administrativo: famílias conhecem a equipe administrativa responsável pelo atendimento.

Antecipação de dificuldades: oferecer informações sobre eventuais dificuldades e agendar reuniões diretas com a equipe pedagógica.

Material impresso e do cotidiano: documentos e itens que ilustram a proposta pedagógica e o dia a dia da escola.

Plantão com horário estendido: facilita a participação das famílias após o horário de trabalho.

Presença ativa nas redes sociais: manter plataformas sociais atualizadas e convidativas para visitação.

Fica a dica

Um diferencial na abordagem do Colégio Biocêntrico é permitir que, em alguns momentos, os próprios alunos conduzam as visitas, compartilhando suas experiências e apresentando os espaços que frequentam diariamente.

Ao adotar uma abordagem centrada na transparência, autenticidade e envolvimento ativo dos alunos, o Colégio Biocêntrico busca encantar as famílias desde o primeiro contato, estabelecendo uma base sólida para uma parceria educacional significativa.

Conheça o Panorama isaac + Escolas Exponenciais!

No panorama das tendências educacionais de 2024 idealizado pelo isaac, em parceria com as Escolas Exponenciais, líder em pesquisas educacionais e parceiro de instituições de ensino em busca de crescimento com alta qualidade, você encontra várias informações que podem contribuir para além de uma visita protocolar. Basta clicar em Relatório Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.