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10 dicas essenciais para a campanha de captação de alunos

Descubra 10 dicas essenciais para aplicar na campanha de captação de novos alunos no seu colégio!

Publicado em
10 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A falta de conhecimento sobre estratégias de marketing educacional, a concorrência com outras instituições e a dificuldade em transmitir o valor da sua escola podem dificultar a captação de alunos.

Para te ajudar, reunimos neste conteúdo as principais abordagens do processo de captação de novos estudantes para o seu colégio, além de dicas valiosas. Veja!

O que é e por que é importante a campanha de captação de alunos? 

Como o nome indica, uma campanha de captação de alunos é uma série de estratégias e ações para atrair novos alunos.

Esse processo é muito importante, porque influencia no crescimento da instituição e na reputação do colégio.

Além disso, em um mercado educacional cada vez mais concorrido, projetos como esse podem ajudar a instituição a se destacar entre as outras, mostrando seus diferenciais e atraindo alunos em potencial.

Como acontece a captação de alunos na escola? 

Uma campanha de matrículas precisa incluir estratégias de marketing educacional. Alguns exemplos desses planos de ação são:

  • eventos de divulgação;
  • parcerias com outras instituições;
  • presença ativa nas redes sociais;
  • programas de bolsas de estudo;
  • entre outras iniciativas.

Qual o melhor período do ano para iniciar as campanhas de captação de alunos? 

O melhor período para começar as campanhas de captação é durante todo o ano letivo. Isso porque a retenção de um aluno acontece todos os dias durante o dia a dia na escola.

No entanto, a única coisa que muda é a “temperatura” dos processos educacionais. Por exemplo, o momento mais falado em captação de estudantes é durante o 2º semestre, quando ocorrem as campanhas de rematricula.

Mas a escola precisa sempre investir na sua reputação e no relacionamento com os responsáveis e os alunos, seja por meio de marketing boca a boca, seja por meio de outras estratégias de marketing educacional.

Confira o guia para uma campanha de matrículas de sucesso do Isaac

Quais os desafios da captação de alunos? 

A captação de alunos pode apresentar uma série de desafios, principalmente diante de tanta competitividade e constantes mudanças. Alguns dos principais obstáculos que podem aparecer são:

  • concorrência intensa: com várias opções educacionais disponíveis, as instituições enfrentam uma grande competição para atrair estudantes;

  • mudanças demográficas: mudanças na demografia da população local podem afetar a quantidade de alunos em potencial;

  • custos financeiros: investir em estratégias de captação requer recursos que podem se tornar um problema se a escola não tiver estabilidade financeira;

  • expectativas dos responsáveis: as expectativas dos responsáveis estão sempre mudando, portanto, os colégios precisam acompanhar e atender a essas demandas para reter alunos.

Quais canais podem ser usados para captação de alunos? 

Canais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok são excelentes para alcançar seu público.

No entanto, ter um site com um blog informativo e atraente é fundamental para mostrar os valores da instituição.

Além disso, o envio de e-mail marketing com mensagens personalizadas também é muito eficaz para levar leads até o funil de vendas.

Por fim, você também pode fazer eventos presenciais, como “dia de portas abertas”, feiras educacionais e palestras, pois são ótimas oportunidades para apresentar a escola aos responsáveis e alunos.

10 estratégias para captação de alunos 

Agora, confira 10 estratégias que vão te ajudar a captar mais alunos. Veja quais são!

1. Estabeleça suas metas e o seu orçamento

É importante que você determine o número de novos alunos que deseja atrair em um determinado período. Além disso, essas metas devem ser mensuráveis, realistas e alinhadas aos objetivos gerais da instituição.

Em seguida, analise os custos associados à captação de estudantes e distribua o seu orçamento de maneira estratégica, priorizando  canais que terão mais impacto na sua captação.

2. Defina a sua persona ideal

Definir a persona ideal é criar um perfil fictício da pessoa que tomará a decisão sobre a matrícula que a escola deseja atrair.

Com uma persona clara, é possível direcionar esforços de marketing para atender às necessidades específicas dos seus leads.

3. Estruture um funil de marketing educacional

O funil de marketing de educação permite entender as diferentes etapas pelas quais as pessoas passam ao considerar uma instituição de ensino. Isso inclui desde o momento em que elas descobrem a escola até o momento em que tomam a decisão de se matricular.

Ao identificar as diferentes etapas do funil, é possível segmentar os públicos e entregar conteúdos mais personalizados que atendam às suas necessidades.

4. Defina os seus canais de atração de leads

Na captação de alunos, a escolha dos canais de atração deve considerar onde o seu público-alvo está mais presente e qual é a estratégia mais eficaz para alcançá-lo.

5. Facilite o processo de inscrição e rematricula

Sabia que um processo de matrícula longo e burocrático pode afastar o seu lead, aproximá-lo de outras escolas ou até mesmo causar a evasão escolar?

Por isso, garanta inscrições ágeis e um retorno rápido aos responsáveis, comunicando o status do processo de inscrição ou da rematrícula.

Você também pode oferecer a opção de matrícula online, usar ferramentas de automação ou plataformas de pagamento mais práticas.

6. Promova eventos para a comunidade

Essa é uma ótima oportunidade de mostrar a infraestrutura da escola, seus valores e sua cultura educacional.

Você pode organizar dias específicos em que a escola abra as suas portas para que os interessados conheçam as instalações, participem de atividades e interajam com alunos e professores.

7. Oferte benefícios para os alunos

Oferecer bolsas de estudo para alunos destaques ou descontos especiais para famílias que se matriculam com antecedência são ótimas oportunidades de fidelização.

Você também pode promover programas que auxiliam no desenvolvimento profissional, como workshops e eventos exclusivos.

8. Fortaleça a comunicação com os responsáveis

Uma boa comunicação com os responsáveis pode ser um fator diferencial na captação e retenção de alunos, pois, uma vez que eles estão satisfeitos e envolvidos, têm uma probabilidade maior de recomendar a escola para outros responsáveis financeiros (RFs).

9. Faça parcerias com empresas locais

Fazer parcerias com empresas e outras instituições locais pode ser ótimo para captar alunos, pois aumenta a visibilidade do colégio na comunidade e oferece benefícios adicionais.

Um bom exemplo de parceria é realizar a colaboração com outras empresas para oportunidades de estágio aos estudantes.

10. Administre as taxas de conversão

Ao monitorar as taxas de conversão, é possível identificar as estratégias que têm mais impacto na conversão de leads, permitindo replicar e otimizar essas abordagens.

O ROI (Retorno sobre o Investimento), por exemplo, é um indicador claro do sucesso das estratégias e dos métodos de captação de alunos. Se uma campanha apresenta um alto ROI, demonstra que os investimentos estão gerando resultados positivos.

Gostou das dicas? Conte com o isaac para essas e outras soluções! 

É claro que não podemos deixar de mencionar o uso de recursos tecnológicos para reter alunos e fidelizar matrículas. Para fazer sua escola crescer e ter mais saúde financeira, é importante investir em uma plataforma que garanta 100% das receitas do seu colégio.

O sistema de gestão escolar do isaac fornece uma equipe que lida com negociações de mensalidades, facilita o controle de inadimplência escolar e ainda garante os pagamentos em dia mesmo se o responsável efetuá-lo em atraso.

Com mais de 400 mil famílias atendidas e R$ 3 bilhões garantidos para as escolas, o isaac propõe caminhos para aprimorar a gestão financeira escolar, para que você possa focar apenas na educação e captação de alunos.

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