Estratégias para uma boa campanha de captação de alunos vão desde estabelecer metas até usar táticas de marketing escolar
A captação de alunos é um processo essencial para o crescimento e a sustentabilidade das escolas. É por meio dela que as instituições conseguem manter a qualidade educacional, expandir as suas operações, agregar valor e se diferenciar no mercado.
Portanto, se você quer aprender maneiras para atrair alunos para a sua instituição, continue neste artigo e veja como realizar a macro captação de estudantes de forma eficiente e estratégica!
A captação de alunos é o processo de atrair novos estudantes para uma instituição de ensino. Ele envolve desde o primeiro contato de um potencial aluno ou responsáveis financeiros (RFs) com a escola até a finalização da matrícula.
O principal objetivo é garantir que a instituição se mantenha competitiva no meio educacional, alcançando um número satisfatório de estudantes para cada ciclo letivo.
É importante lembrar que a captação não termina com a matrícula, pois um bom acompanhamento pode favorecer a retenção de alunos ao longo dos anos.
A captação de alunos para escolas é essencial para a sustentabilidade e para o crescimento das instituições.
Com isso, além de garantir o preenchimento de vagas, as estratégias de captação ajudam a criar um relacionamento sólido com os Responsáveis Financeiros (RFs) e alunos, gerando engajamento e aumentando as chances de retenção.
Isso contribui para um ambiente de aprendizado mais harmonioso e para o fortalecimento da marca no mercado educacional.
Além disso, uma campanha de captação de sucesso auxilia na prevenção da evasão escolar, fator crítico para o desenvolvimento financeiro e educacional das instituições.
A captação de estudantes é uma estratégia que deve ser trabalhada ao longo de todo o ano, e não apenas em períodos específicos. A retenção e a atração de novos alunos faz parte de um processo contínuo, que exige atenção constante para garantir bons resultados.
No entanto, existem momentos em que a procura por novas instituições educacionais é maior. Durante o 2º semestre, por exemplo, é comum intensificar as campanhas de rematrícula e matrículas novas, já que muitos RFs começam a planejar o ano letivo seguinte.
Esse período de alta demanda é o que podemos chamar de temperatura do processo educacional, que se refere ao nível de interesse e procura por vagas.
Porém, a fim de garantir uma captação eficaz, a escola deve manter um relacionamento ativo com RFs e alunos em todos os momentos, fortalecendo sua reputação e imagem por meio de ações contínuas, como marketing “boca a boca” e outras estratégias de comunicação.
Confira o guia para uma campanha de matrículas de sucesso do isaac!
A captação de estudantes pode apresentar uma série de desafios, principalmente diante de tanta competitividade e das constantes mudanças. Alguns dos principais obstáculos que podem aparecer são:
As estratégias de captação de alunos podem ser aplicadas por meio de canais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok e são excelentes para alcançar o seu público.
Além disso, ter um site com um blog informativo e atraente é fundamental para mostrar os valores da instituição.
Ainda, o envio de e-mail marketing com mensagens personalizadas pode ser muito eficaz para levar leads até o funil de vendas.
Por fim, você também pode fazer eventos presenciais, como “dia de portas abertas”, feiras educacionais e palestras, que são ótimas oportunidades para apresentar a escola aos responsáveis e aos estudantes.
Existem diversas formas para você aprender a captar alunos para a sua escola.
Para isso, você pode aplicar ações comerciais, criar um funil de marketing educacional e até aproveitar as datas sazonais do ano.
A seguir, mostraremos 14 estratégias que irão te ajudar nesse processo. Confira!
É importante que você determine o número de novos alunos que deseja atrair em um determinado período. Ainda, essas metas devem ser mensuráveis, realistas e alinhadas aos objetivos gerais da instituição.
Em seguida, analise os custos associados à captação de estudantes e distribua o seu orçamento de maneira estratégica, priorizando canais que terão mais impacto na sua captação.
Definir a persona ideal é criar um perfil fictício da pessoa que tomará a decisão sobre a matrícula que o colégio deseja atrair.
Com uma persona clara, é possível direcionar esforços de marketing para atender às necessidades específicas dos seus leads.
O funil de marketing de educação permite entender as diferentes etapas pelas quais as pessoas passam ao considerar uma instituição de ensino. Isso inclui desde o momento em que elas descobrem a escola até o momento em que tomam a decisão de se matricular.
Ao identificar as diferentes etapas do funil, é possível segmentar o público e entregar conteúdos mais personalizados que atendam às suas demandas.
Na captação de alunos, a escolha dos canais de atração deve considerar onde o seu público-alvo está mais presente e qual é a estratégia mais eficaz para alcançá-lo. Isso pode incluir plataformas de redes sociais.
Além disso, é importante monitorar o desempenho desses canais regularmente e ajustar as campanhas para maximizar a conversão de leads em matrículas.
Estar presente nas redes sociais mais utilizadas, como Instagram, Facebook e LinkedIn, é essencial para qualquer escola.
As redes sociais permitem divulgar eventos, conteúdos educativos, comunicados e anúncios para atrair mais interessados.
Ainda, ajudam a fortalecer a imagem institucional e a criar um canal de comunicação mais direto e interativo com o público.
Um site bem estruturado, com informações claras e um blog atualizado, é uma excelente ferramenta para mostrar os valores e os diferenciais da instituição.
O blog pode ser usado para compartilhar conteúdos educativos e cases de sucesso, atraindo mais visitantes e gerando confiança.
O e-mail marketing permite o envio de mensagens personalizadas, com conteúdos de valor para os responsáveis e alunos.
Esse canal também pode ser usado para informar sobre novos cursos, eventos, prazos de matrícula e outras novidades da escola, mantendo o público sempre atualizado.
Sabia que um processo de matrícula longo e burocrático pode afastar o seu possível aluno e aproximá-lo de outros colégios ou até mesmo causar a evasão escolar?
Por isso, garanta organização para o período de matrícula, a fim de ter inscrições ágeis e um retorno rápido aos RFs, comunicando o status do processo de inscrição ou da rematrícula.
Você pode oferecer opção de matrícula online, usar ferramentas de automação ou plataformas de pagamento mais práticas.
Essa é uma ótima oportunidade de mostrar a infraestrutura da escola, bem como os seus valores e a sua cultura educacional.
Você pode organizar dias específicos em que a escola abra as suas portas para que os interessados conheçam as instalações, participem de atividades, como palestras e feiras educacionais, para interagirem com alunos e professores.
Oferecer bolsas de estudo para estudantes destaque ou descontos especiais para famílias que se matriculam com antecedência são ótimas oportunidades de fidelização.
Você também pode promover programas que auxiliam no desenvolvimento profissional, como workshops e eventos exclusivos.
Campanhas sazonais, como a captação de alunos na Black Friday, podem ajudar a atrair novos alunos em períodos específicos do ano. Essas ações geram um senso de urgência e aproveitam momentos em que as pessoas estão mais dispostas a tomar decisões financeiras.
Uma boa comunicação com os RFs pode ser um fator diferencial na captação e na retenção de alunos. Isso ocorre pois, uma vez que eles estão satisfeitos e envolvidos, têm uma probabilidade maior de recomendar a escola para outros responsáveis.
Fazer parcerias com empresas e outras instituições locais pode ser ótimo para captar alunos, já que aumenta a visibilidade do colégio na comunidade e oferece benefícios adicionais.
Um bom exemplo de parceria é realizar a colaboração com outras empresas para oferecer oportunidades de estágio aos estudantes.
Ao monitorar as taxas de conversão, é possível identificar as estratégias que têm mais impacto na conversão de leads, permitindo replicar e otimizar essas abordagens.
O ROI (Retorno sobre o Investimento), por exemplo, é um indicador claro do sucesso das estratégias e dos métodos de captação de alunos. Se uma campanha apresenta um alto ROI, demonstra que os investimentos estão gerando resultados positivos.
É claro que não podemos deixar de mencionar o uso de recursos tecnológicos para reter alunos e fidelizar matrículas. Para fazer a sua escola crescer e ter mais saúde financeira, é importante investir em uma plataforma que garanta 100% das receitas do seu colégio.
O sistema de gestão escolar do isaac fornece uma equipe que lida com negociações de mensalidades, facilita o controle de inadimplência escolar e garante os pagamentos em dia, mesmo se o responsável efetuá-lo em atraso.
Com mais de 400 mil famílias atendidas e R$ 3 bilhões garantidos para as escolas, o isaac propõe caminhos para aprimorar a gestão financeira escolar, a fim de que você possa focar apenas na educação e na captação de alunos.
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