Escolas

Volta às aulas presenciais mais segura e saudável

Saiba como preparar a sua escola para o retorno presencial em 2022, seguindo as orientações e protocolos de segurança contra a Covid-19

Com o avanço da vacinação infantil contra o coronavírus no Brasil, inúmeras instituições de ensino já começaram a se preparar para a volta às aulas presenciais para o início do ano letivo de 2022

As expectativas pelo retorno ao ambiente escolar são muito positivas, já que devido ao grande período de isolamento, milhões de crianças e adolescentes foram impactados no processo de aprendizagem. 

Mas esse regresso exige bastante atenção e cuidado, pois ainda estamos em um momento de alerta em relação à pandemia. Medidas de segurança e protocolos de saúde e higiene ainda farão parte da rotina diária de todos por um longo tempo, como distanciamento social, uso de máscaras, reforço da higiene, e desinfecção de ambientes e objetos compartilhados.

Confira a seguir orientações e dicas importantes sobre cuidados sanitários para uma volta às aulas presenciais mais segura e saudável.

Distanciamento recomendado nas salas de aula

O distanciamento social é uma das principais recomendações, segundo órgãos e profissionais da saúde, para conter o avanço da Covid-19. 

Assim como diversos estabelecimentos, as escolas são orientadas a organizar as salas de aula e ambientes com 1,5 metros de distância entre as carteiras dos alunos e professores. Todos os espaços precisam ter boa circulação de ar, de preferência com janelas sempre abertas, e redução da quantidade de pessoas durante o uso coletivo. 

Como organizar as salas de aula? 

Muitas IEs ainda optam pelo modelo híbrido, porque boa parte das famílias ainda não se sentem seguras em levar crianças e adolescentes nesse momento para as escolas. Para isso é importante o rodízio entre aulas on-lines e presenciais. Com grupos de alunos estudando em dias alternados será possível respeitar melhor o espaço entre as cadeiras e a lotação recomendada.

Bate-papo nos corredores. Pode?

Os alunos adoram conversar uns com os outros no intervalo entre uma aula e outra. Mas mesmo usando máscara, deve-se evitar aglomeração ou ficar muito próximo das pessoas. Oriente-os a conversar com os colegas em lugares abertos, bem arejados, mantendo distância e sempre com a máscara.

A hora do recreio

Assim como as salas de aula, é importante que o refeitório esteja seguindo a metragem de distanciamento entre os estudantes. Caso na sua escola, o intervalo seja em um pátio, tenha monitores se certificando de que estão respeitando ao máximo uma boa distância. 

Horário de entrada e de saída

Na hora da entrada e saída dos estudantes deve-se evitar ao máximo a aglomeração entre todas as pessoas, tanto as famílias quanto entre os alunos e professores.

O uso de máscara ajuda a prevenir o contágio do coronavírus

Use máscara!

O uso de máscara é o método mais indicado para se proteger do novo coronavírus. Portanto, ela deve se tornar um material indispensável para qualquer pessoa que esteja dentro da escola. 

Lembrando que, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, o uso obrigatório de máscaras é indicado somente para crianças acima de 5 anos. Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados e frequentes com a higiene das mãos e superfícies, além do distanciamento.  

Todo mundo de máscara

A máscara deve ser usada por todos aqueles que estejam na escola. Podendo ser  retirada apenas para comer ou beber água, e de preferência respeitando a distância entre as pessoas. 

É preciso trocar de máscara?

De acordo com profissionais da saúde, a troca de máscara precisa ser feita a cada 3 horas. Portanto, o ideal é que os alunos tenham, pelo menos, uma reserva limpa e guardada na mochila. O mesmo vale para professores, educadores e demais funcionários da escola, hein?

Se possível, tenha uma caixa de máscaras descartáveis nas salas de aula para quem não tiver, garantindo a troca frequente. 

“Lava a outra, lava uma (mão)...”

Tenha pelos corredores, salas de aula e demais dependências da escola, pontos para higienização das mãos, como recipientes de álcool em gel 70% e lavatórios sempre abastecidos com sabão.  

Lembre-se também de indicar que as famílias que puderem, enviem com os alunos o seu próprio pote de álcool em gel. 

Como higienizar as mãos?

Dê preferência para lavar as mãos com água e sabão sempre que puder, principalmente antes e depois de se alimentar ou após encostar em alguma superfície qualquer. Use álcool em gel 70% quando não puder ir a algum banheiro lavar conforme o indicado.

Toquei no rosto sem lavar as mãos e agora? 

É importante evitar tocar o rosto com as mãos quando não estiverem higienizadas, porque nunca sabemos o que pode estar contaminado ou não. Na dúvida, passe álcool em gel ou lave com água e sabão.

Planejamento bem estruturado para se organizar

Ter documentado todo o planejamento das ações que a escola vai seguir é importante para organizar a agenda dos professores, na hora de montarem seus planos de aula.

A comunicação com as famílias e alunos também é fundamental, para que saibam quais dias irão presencialmente, quais as medidas adotadas pela escola, novos horários de atendimento, dentre outros pontos que são relevantes para que  as  informações não sejam perdidas no meio do caminho.

As instituições de ensino devem se atentar para ter uma comunicação escolar eficiente com toda a comunidade. Afinal, todos desejam saber quais medidas de saúde e segurança estão sendo tomadas para o bem-estar geral.

Se possível, crie um único canal de comunicação entre a escola e as famílias, pode ser e-mail, WhatsApp, site, blog etc. Assim, todas as informações serão disponibilizadas apenas por lá, evitando qualquer tipo de desencontro, ruído ou notícia falsa.

É bem legal e fácil atualizar o perfil da escola nas redes sociais, utilize essas plataformas como aliadas nesse processo.

Caso ainda tenha dúvidas sobre as orientações, verifique os protocolos sugeridos pelo MEC - Ministério da Educação para a volta às aulas. Acesse o site.

Leia também:

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.