Com estratégias de marketing educacional aplicadas às redes sociais, é possível impulsionar o crescimento da base de clientes da instituição de ensino
Com 211 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 464 milhões de dispositivos digitais em uso. São mais de dois aparelhos por pessoa, na estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estes dispositivos estão conectados: atualmente, de acordo com o IBGE, mais da metade das crianças já tem celular e 85% contam com acesso à internet.
Diante desse cenário, as escolas não podem ficar de fora dos ambientes digitais. Utilizar estratégias de marketing educacional em redes sociais é fundamental para expandir a captação de alunos, marcar presença junto à comunidade e melhorar a reputação da escola.
De fato, as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Como informa um levantamento da Comscore, o país tem mais de 130 milhões de contas de redes sociais ativas, o que faz do Brasil a terceira nação que mais consome redes sociais no mundo. São, portanto, vitrines de comunicação essenciais para divulgar marcas e ações.
Neste cenário, uma escola que participa ativamente das redes tende a se tornar mais relevante.
Toda boa estratégia de marketing digital para redes sociais começa com uma análise para definir o público-alvo. No caso de uma escola, é essencial destacar dois perfis importantes:
Esses grupos realizam ações específicas na internet, utilizam redes sociais diferentes e possuem comportamentos singulares em cada uma delas. Entender e conhecer seus hábitos digitais facilita o relacionamento.
Para entender, no detalhe, os hábitos da comunidade escolar, uma boa e ampla pesquisa de campo é um excelente ponto de partida para o planejamento.
Algumas perguntas que podem ser feitas:
Os jovens alunos gostam mais de conteúdos atrativos e criativos. Aplicar esses estilos gera uma relação de identidade positiva deles com a escola. A partir do momento que se estabelece essa conexão, eles passam a enxergar a instituição como uma parceira de aprendizagem, que também está interessada nos seus gostos e opiniões, demonstrando a capacidade da instituição de falar e abordar o universo dos jovens.
Os familiares, por outro lado, preferem informações mais institucionais, com conteúdos que destaquem o sistema de ensino e a própria instituição. Divulgar os projetos e a metodologia desenvolvida de uma maneira leve e descontraída também facilita a interação da família.
Os conteúdos publicados nos perfis das redes sociais auxiliam a criar um entrosamento importante entre escola, famílias e alunos, promovendo a fidelização dos estudantes atuais e também a captação de novos.
São ótimos instrumentos de fortalecimento institucional para a marca.
Com base na pesquisa entre pais e alunos, é possível definir uma estratégia de postagens. Mas, antes, é fundamental conhecer o perfil das redes sociais mais populares atualmente.
Facebook: A escola pode ter uma página, onde poderá publicar textos educacionais, eventos e fotos, e os usuários podem curtir e seguir, interagindo com o conteúdo por meio de comentários, compartilhamentos e os famosos likes. Além disso, com o Facebook Messenger é possível que interessados entrem em contato com a instituição por meio da ferramenta de bate-papo. Essa rede possui diversos recursos voltados para empresas, como publicação de anúncios, ampliando mais o alcance da página.
Instagram: Permite que a escola crie um perfil para publicar fotos, vídeos e imagens institucionais, como a rotina escolar, salas de aulas, plano de ensino, interação entre professores e alunos e muito mais. Os usuários podem seguir a página e interagir com comentários e curtidas. O recurso dos stories permite que publicações fiquem visíveis por apenas 24 horas, e pode ser usado para comunicar temas mais momentâneos, além de permitir a transmissão de lives.
YouTube: Neste caso, a instituição pode criar um canal e publicar diversos conteúdos em vídeo, e o público também interage com comentários e curtidas. Existe um recurso no YouTube que possibilita a veiculação de transmissões ao vivo, permitindo a realização de eventos e aulas online. É indicado para quem deseja gerar bastante conteúdo didático sem se preocupar com o tempo de exibição –
TikTok: É o mais indicado no caso de vídeos mais curtos, capazes de gerar engajamento rápido.
X (antigo Twitter): Por essa plataforma a escola pode fortalecer o seu posicionamento, expressar opiniões e estreitar relacionamento com os alunos de forma mais direta e até descontraída. O conteúdo textual é um pouco limitado, já que as postagens possuem limites de 280 caracteres.
LinkedIn: É a melhor opção para produzir uma abordagem voltada a outros profissionais de ensino, influenciando o mercado escolar como um todo.
WhatsApp: Não é exatamente uma rede social, mas não pode ficar de fora do radar das escolas, já que é uma ferramenta que, de acordo com levantamento da Opinion Box, está presente em 99% dos smartphones ativos do Brasil. É, portanto, o meio mais popular de contato direto, seja com famílias ou com alunos, e estreita bastante o relacionamento com a escola, tornando a comunicação entre ambos os lados mais clara e prática. Assim, reforça a capacidade da escola de manter alunos e pais satisfeitos – e a satisfação está na base de campanhas eficazes de retenção de alunos..
Chega então o momento de produzir o conteúdo: O importante é começar, adaptando inicialmente a quantidade de produção de conteúdo à disponibilidade da equipe. É recomendável contar com uma equipe dedicada. Mas, mesmo que isso não seja possível, o importante é começar.
Temas simples que fazem parte da rotina da escola podem inspirar posts sobre, por exemplo, a rotina de aulas, atividades extracurriculares, passeios, eventos e comunicados relevantes. Também é possível utilizar as contas para apresentar a cultura escolar, a proposta pedagógica e os diferentes espaços da instituição.
Postar com regularidade é fundamental para manter o interesse ativo do público nas redes sociais e aumentar as chances de captação de seguidores. É indicado fazer postagens em diferentes horários do dia, tomando cuidado para não exagerar na quantidade.
Outra alternativa é usar todo o universo da educação a seu favor e publicar conteúdos de outras contas e sites relacionados, compartilhando filmes, vídeos, e-books, músicas, podcasts e outros materiais educativos que possam ser interessantes para os alunos.
A rotina de produção de conteúdos demanda alguns cuidados. Realizar revisões das postagens é uma dica extremamente importante. O uso de português correto, evitando gírias e sem quaisquer erros de ortografia, é imprescindível.
Da mesma forma, é crucial prestar atenção à qualidade dos conteúdos visuais, sejam fotos próprias da escola, imagens de outros sites ou vídeos. É possível também recorrer ao uso de bancos de imagens da internet, mas o ideal é contar com materiais de autoria da escola.
Importante: cuidado ao publicar fotos dos alunos na internet. Antes de qualquer postagem que possa expor os jovens, é crucial elaborar um termo de consentimento para o uso da imagem, que os responsáveis tenham que assinar ou recusar no ato da matrícula.
É visível o aumento no números de matrículas quando as escolas começam a criar mais identidade e visibilidade nas redes sociais. Durante os momentos de captação de alunos, é importante criar conteúdo para esse tema.
Nesse período, as ações desenvolvidas nas plataformas digitais possuem como objetivo: despertar interesse, informar as famílias e cativar alunos. Portanto, é importante manter o foco em uma geração de conteúdo que consiga atrair esse público, para, posteriormente, mirar no momento mais indicado para apresentar a proposta de matrícula.
Além dos novos estudantes, é preciso também gerar conteúdo de qualidade para quem já está na escola. Aos poucos, será possível criar e manter uma comunidade escolar online engajada.
Com previsibilidade financeira, fica mais fácil dedicar tempo e recursos para ações cruciais para o sucesso da escola – como o marketing educacional aplicado a redes sociais, que demandam um cuidado especial para a produção e a gestão dos conteúdos.
Garantia de mensalidades em dia são um diferencial crucial do isaac, a maior plataforma escolar de soluções financeiras feita para instituições de ensino particulares. As escolas parceiras passam a contar com pagamentos regulares, enquanto o isaac gerencia o relacionamento com os inadimplentes.
Os responsáveis financeiros passam a contar com uma plataforma digital de uso intuitivo, que contribui para o sucesso da gestão financeira e potencialmente melhorar a comunicação da escola com as famílias.
Além disso, com o apoio da plataforma, as escolas podem oferecer produtos inovadores no mercado, como o Seguro Familiar Isaac, que apoia os pais em momentos de dificuldades – e assim reforça ainda mais os vínculos com a instituição de ensino.
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