Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

4 em cada 10 crianças estão alfabetizadas no Brasil, segundo pesquisa

Levantamento realizado pelo MEC (Ministério da Educação) revela que 4 em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas em 2021

Publicado em
5/7/2023
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Um levantamento inédito divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) revela que apenas 4 em cada 10 crianças brasileiras do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas em 2021. O evento para apresentação dos dados foi realizado em maio e é possível acessar neste vídeo. A partir desse resultado, é possível também  dizer que, há dois anos, 56,4% dos estudantes matriculados neste ciclo da educação básica não estavam alfabetizados.

A pesquisa, chamada Alfabetiza Brasil, mostrou ainda que houve uma queda na porcentagem da alfabetização infantil em comparação com o ano de 2019, quando mais de 6 crianças em cada 10 eram consideradas alfabetizadas. Pode-se afirmar que, antes da pandemia de coronavírus, o percentual de estudantes não alfabetizados era de 39,7% e de alfabetizados somavam 60,3%.

Em parceria com o isaac, o Escolas Exponenciais - uma plataforma de inteligência, líder nacional em pesquisa educacional e um instituto homologado pelo CNPq – traz para você, gestor, alguns destaques desta pesquisa. Confira!       

 

Entenda como foi realizada a pesquisa

Para realizar o estudo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC consultaram 251 professoras alfabetizadoras de 206 municípios, das cinco regiões do Brasil, com o intuito de coletar informações sobre as competências que caracterizam a alfabetização de um estudante.

Entre 15 e 23 de abril, a pesquisa também foi desenvolvida em cinco capitais: Belém, Recife, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

As educadoras receberam diversas tarefas produzidas a partir das habilidades de língua portuguesa que são esperadas que já estejam presentes nos alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Na sequência, as docentes apontaram se, em sala de aula, os estudantes alfabetizados saberiam realizar aquelas atividades.

De acordo com informações do MEC, a partir dos resultados encontrados na pesquisa, esse perfil de aprendizagem foi interpretado a por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esse procedimento, foi possível estabelecer que o conjunto de habilidades desse perfil de aprendizagem corresponde a 743 pontos na escala Saeb.

Além disso, a pesquisa também contou com a participação de especialistas na área para poder definir os critérios que devem ser levados em consideração para considerar a alfabetização.


Definição de crianças alfabetizadas

As crianças que alcançam 743 pontos na escala Saeb, segundo o levantamento, são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como exemplo pode-se citar as tirinhas e histórias em quadrinhos.

Os alunos que chegaram neste patamar também possuem capacidade de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana. Um exemplo são os convites de aniversários ou um lembrete.

“São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita e que devem ser acompanhados com investimentos pedagógicos importantes para consolidar e avançar nesse processo”, pontua o MEC.


Alfabetização: o que esperar dos alunos com 7 anos?

Conforme estabelecido pelo MEC, a partir de agora, os estudantes brasileiros de 7 anos, que estão no 2º ano do ensino fundamental, devem saber escrever bilhetes, lembretes e convites, além de conseguirem ler textos simples, como as tirinhas e as histórias em quadrinhos.

Confira o que passou a ser esperado a partir deste levantamento para considerar se as crianças estão alfabetizadas:

- Ler pequenas frases e pequenos textos;

- Escrever palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras;

- Encontrar informações na superfície textual;

- Escrever textos que fazem parte da vida cotidiana, mesmo que apresentem desvios ortográficos;

- Produzir interferências básicas a partir da articulação entre texto verbal e não verbal, como as tirinhas e histórias em quadrinhos.

Pacto pela alfabetização

Com os indicadores da pesquisa Alfabetiza Brasil, o Governo Federal estuda lançar um pacto nacional de alfabetização. A expectativa é que o Brasil consiga elevar o índice do Saeb para 80% dos estudantes alfabetizados no fim do 2º ano do ensino fundamental.

 

Você também pode gostar:

Livro didático em tupi-guarani auxilia na alfabetização infantil

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: