A data é importante para reforçar o engajamento familiar com as instituições de ensino e também pode ser utilizada para a realização de atividades pedagógicas.
As datas comemorativas representam oportunidades para as escolas realizarem atividades criativas, que reforçam conceitos, celebram diferentes aspectos da rotina dos jovens e reforçam o engajamento da comunidade. O Dia das Mães é uma das mais importantes e mais esperadas destas ocasiões.
As escolas tradicionalmente celebram este momento, que no Brasil é realizado no segundo domingo de maio. Trata-se de uma ocasião importante para valorizar a figura da mãe e a pluralidade das famílias presentes na comunidade escolar.
A forma como o Dia das Mães foi criado pode ser mencionada em sala de aula, porque está diretamente ligada à história recente da medicina e dos direitos femininos.
Mas como inovar na celebração do Dia das Mães na escola? De que maneira surpreender as figuras maternas e aproveitar a ocasião para agregar para as crianças? É o que você vai descobrir agora.
Nos Estados Unidos, em 1914, o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson decretou um feriado nacional para celebrar as mães. A decisão foi resultado da iniciativa de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis.
Desde a década de 1850, Ann realizava ações para promover a paz entre famílias que haviam lutado de lados opostos na Guerra Civil americana. Também buscava promover informações, entre as mães, para melhorar as condições sanitárias das casas e, assim, reduzir a mortalidade infantil, que era muito alta.
A morte de Ann, em maio de 1905, representou um momento especialmente doloroso para Anna, que decidiu que as mães mereciam uma data em que fossem homenageadas e lembradas.
Em 1908, ela liderou um primeiro evento de Dia das Mães, na igreja onde atuava. Em 1910, o estado da Virgínia Ocidental transformou a data em um acontecimento oficial.
No Brasil, há registros de celebrações ainda na mesma década. Mas foi em 1932 que o então presidente Getúlio Vargas publicou um decreto formalizando a festa.
Uma curiosidade: em muitos lugares, como Espanha, Portugal, Angola e Hungria, a data é celebrada no primeiro domingo de maio. Na França e na Suécia, acontece no último domingo do mesmo mês. Na Argentina, as mães são lembradas no terceiro domingo de outubro.
Na Noruega, foi escolhido o segundo domingo de fevereiro, enquanto o Líbano realiza suas festas no primeiro dia da primavera. O fato é que as mães costumam ser celebradas em quase todos os países do mundo.
Além do Brasil, dezenas de nações, incluindo Estados Unidos, China, Índia, Japão, Itália, Chile e África do Sul, entre muitas outras, o segundo domingo de maio foi o escolhido.
A importância da data se estende para diferentes áreas da economia. Para o varejo, por exemplo, representa o segundo evento mais importante em movimentação financeira, atrás apenas do Natal e à frente de todos os demais feriados, como a Páscoa, o Dia dos Namorados ou o Dia das Crianças.
Em 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas foram 6,8% mais altas do que no ano anterior. A importância comercial dá uma ideia do quanto o Dia das Mães é celebrado – também pelo setor de alimentação.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mês de maio de 2024 foi marcado por alta no faturamento, carregada principalmente pela movimentação das famílias com aumento de 3,4% no volume de vendas em comparação a abril.
Existem muitas possibilidades para marcar a data. Confira agora algumas ideias capazes de transformar o Dia das Mães de 2025 numa ocasião marcante.
Murais de fotos, decorados com pinturas e desenhos das crianças, ou oficinas para produzir cartas ou lembrancinhas personalizadas, são muito tradicionais nessa época, e por um bom motivo: elas estimulam a criatividade e a coordenação motora dos alunos. No caso das fotos, é importante comunicar as famílias com antecedência, para que nenhuma criança deixe de participar.
Por que não oferecer um mimo, com um momento de relaxamento à mesa? Um café da manhã especial pode se tornar um momento marcante, capaz de fortalecer os vínculos com a instituição de ensino e os profissionais que participam da vida dos filhos. O importante, neste caso, é pensar bem em um horário que seja viável para as rotinas das mães.
Outra possibilidade é colocar os estudantes para fazer registros em vídeo a respeito de suas mães, incentivando os jovens a apontarem os momentos difíceis em que elas se mostraram presentes e atuantes, ou mesmo situações de grande alegria.
A atividade tem a vantagem adicional de incentivar as crianças a valorizarem as figuras maternas e a organizar e elaborar seus próprios pensamentos sobre elas.
As tradicionais palestras em que mães e pais apresentam suas profissões em sala de aula podem se tornar ainda mais significativas neste momento. Convidar mães para falar de suas rotinas, de suas atividades, da relação com seus filhos, ou até mesmo seus hobbies, valoriza o papel delas. E pode ajudar a reforçar o vínculo com as crianças, que podem ver as mães como seres humanos completos e complexos.
Reunir mães e crianças em um espaço preparado para a realização de artesanato ou de atividades lúdicas e esportivas proporciona uma série de benefícios. Reforça a conexão com a escola, e entre as outras mães, além de criar momentos de conexão com os filhos. Aqui, como nas demais propostas, é importante valorizar as figuras maternas em geral, incluindo avós, tias e madrinhas.
A gestão financeira escolar tem um papel importante para garantir o sucesso de atividades extracurriculares, incluindo as celebrações de datas importantes do calendário. Isso porque, com previsibilidade financeira, fica mais fácil projetar as ações e reservar orçamento para elas.
Maior plataforma financeira e de gestão para a educação, o isaac se apresenta como um parceiro capaz de apoiar a evolução das escolas na gestão de seus orçamentos e no controle de inadimplência.
São mais de 2 mil instituições de ensino atendidas em todo o Brasil. Elas contam com a garantia de receber os valores das mensalidades em dia, garantindo previsibilidade financeira — o que faz toda a diferença quando se trata de preparar iniciativas para a comunidade escolar.
Os benefícios são visíveis, tanto para as famílias quanto para as escolas. Na matrícula, por exemplo, os responsáveis podem fazer o parcelamento no cartão, enquanto a escola recebe à vista.
Resultado: 30% a menos de famílias com pendências na rematrícula. No geral, as escolas parceiras do isaac identificam, em média, 10% de aumento na receita.