Escolas

Como comemorar o Carnaval nas escolas?

Veja 5 dicas de como a sua IE pode celebrar essa data tão importante com muita folia, música e fantasia, de forma saudável e segura para o bem-estar de todos

O Carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil e a preferida de muitas pessoas, principalmente das crianças. Afinal, quem não gosta de uma boa folia, fantasia, dança e música?

Muitas instituições de ensino aproveitam essa época para organizar atividades lúdicas relacionadas ao tema com o intuito de entreter os alunos das formas mais divertidas, informativas, e claro, com pitadas de glitter e serpentinas por todos os cantos.

Sabemos que nesse momento de pandemia, ainda há restrições e orientações que precisam ser seguidas. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de como comemorar o Carnaval nas escolas de forma segura e saudável, mas sem deixar de lado a alegria que a comemoração proporciona.


O Carnaval também é educativo

Além de toda a folia, o Carnaval tem diversos pontos históricos e curiosidades que originaram a sua festividade. Para ensinar os alunos e trazer o tema para dentro das salas de aula, proponha aos educadores que realizem atividades que abordem essa celebração.


Para não ficar repetitivo e para que todos possam aprender, separe a classe em grupos para que cada time pesquise sobre determinado assunto.

Seguem algumas sugestões:

  • Como surgiu o Carnaval?: quando, onde e como começou
  • O Carnaval pelo Brasil (e no mundo): tradições regionais do país e também como outros lugares festejam esse feriado
  • Curiosidades sobre o Carnaval: fatos que acontecem apenas nesta data
  • Perfis de pessoas que são referências carnavalescas: pessoas que são importantes para a história do Carnaval
  • Marchinhas de Carnaval: contar sobre as músicas mais populares da data

Para a apresentação do trabalho ficar ainda mais divertida, os alunos podem se fantasiar e até montar pequenas apresentações encenando os acontecimentos.

Ó abre alas que é Carnaval

Esse feriado é marcado pela criatividade, e o que que combina mais com isso do que uma boa decoração de Carnaval nas escolas? Uma das dicas mais legais é poder enfeitar salas de aula, corredores, pátio de lazer, secretaria e demais espaços escolares. 


As escolhas mais comuns são desenhos de notas e instrumentos musicais, máscaras, chapéus, confetes, balões e serpentinas, mas tudo o que for característico é válido para criar uma atmosfera super animada e colorida. Imprima as melhores ilustrações que encontrar na internet e espalhe pelas paredes do colégio.


Envolva os estudantes neste processo, tornando a dinâmica mais interativa: dê a eles cartolinas, papéis, tintas, pincéis, canetas e lápis de colorir para que soltem a sua criatividade e imaginação, e desenhem as suas visões da data. Faça um mural para expor as obras de arte e os artistas. 

Com segurança e respeitando as orientações, é possível comemorar o Carnaval nas escolas de forma saudável e sem deixar de lado a alegria que a comemoração proporciona, principalmente aos alunos

Qual a sua fantasia de Carnaval?

Como já falamos, o Carnaval é uma data famosa onde pessoas de todas as idades podem se fantasiar e assumir vários personagens. Por isso, é importante que a escola dê o exemplo. Incentive professores e demais funcionários a entrarem nesse clima carnavalesco, nem que utilizem apenas alguns acessórios.


Entendemos que fantasias são caras e muitas famílias não possuem condições para investir, mas uma ótima forma de interagir e entrar no clima gastando pouco, é usar roupas super coloridas com maquiagem e adereços. Assim ninguém fica fora da brincadeira!


Separe as câmeras e celulares, pois terão vários cliques imperdíveis que precisam ser registrados. As imagens podem ser enviadas às famílias e ainda garantem um belo post nas redes sociais da escola.


Dicas para comemorar o Carnaval on-line nas escolas

Há muitas crianças que ainda estão estudando em casa de forma remota ou híbrida. Nesse caso, a IE precisa lembrar de desenvolver atividades para encantar e para que também possam comemorar junto com os amiguinhos e até com a família:


  • Disponibilize planos de fundo carnavalescos para que os alunos e professores usem durante as aulas em chamadas de vídeo
  • Organize atividades, como jogos em aplicativos (Kahoot ou Pixton)
  • Recomende que os estudantes, mesmo por vídeo, estejam fantasiados
  • Peça que os familiares fotografem os momentos e enviem para que todos possam ver

 

Mamãe eu quero dançar…

Uma dica bem legal é a escola se programar para uma mini festa no pátio de lazer, com marchinhas de carnaval, todos fantasiados, adereços, cores e muita folia. 

Para esse item, é recomendado separar as classes em turnos, evitando grandes aglomerações entre os alunos, professores e demais funcionários.

Para que não atrapalhe o período de ensino com as músicas que estarão tocando, monte uma escala para que nesse momento todos estejam em sinergia: no pátio a folia musical e nas salas de aula as apresentações sobre os trabalhos de Carnaval.

Quem disse que não existe fórmula mágica para comemorar essa data especial? Com essas dicas a sua escola terá um Carnaval super legal, criativo e cheio de glitter.

Mas lembre-se, ainda é preciso ficar atento às recomendações para conter o avanço da Covid-19. Com isso, é importante que a instituição de ensino promova atividades respeitando o uso de máscara e de álcool em gel, e distanciamento social.


This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.