Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como a música pode impactar a Educação?

Inspirados na Semana Nacional da Música, preparamos um conteúdo sobre a importância das canções para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Confira!

Publicado em
22/11/2022
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Ela acalma, relaxa, estimula a memória, cria vínculos e contribui com a cognição. Na verdade, esses são apenas alguns dos benefícios da música, pois a lista é ainda mais extensa.

As canções são tão importantes para o bom funcionamento do corpo e da mente que é bastante comum encontrar instituições e entidades que promovem a Semana Nacional da Música.

Geralmente, são realizadas diversas atividades para comemorar a data, como apresentações artísticas, oficinas e aulas com especialistas, sendo que as ações costumam ser encerradas no dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico.

E é praticamente impossível falar sobre a importância da música e não lembrar do seu relevante papel na Educação, não é mesmo? Afinal, ela é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e para impulsionar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.

Foi pensando nisso tudo que resolvemos preparar para você, gestor, um conteúdo com informações valiosas sobre como trabalhar com música na sala de aula e muitas outras dicas. Inspire-se!

A importância da música no desenvolvimento infantil

Oferecer um ensino de qualidade, que seja capaz de promover uma formação integral dos alunos, é o que toda instituição de ensino almeja, concorda?

A música no desenvolvimento infantil tem exatamente essa função: contribuir para uma Educação completa.

Então, veja os benefícios que as aulas de música na escola podem proporcionar aos estudantes e confira os pontos que podem ser trabalhados dentro das salas de aula:

Expansão da linguagem

A partir das canções, as crianças passam a ter a oportunidade de ampliar o vocabulário, já que aprendem muitas novas palavras enquanto escutam uma melodia ou, então, ao participar de atividades e brincadeiras com músicas.

Mas as vantagens não param por aí. As crianças, principalmente as pequenas, podem melhorar a dicção, passando até mesmo a falar corretamente algumas palavras que tinham mais dificuldade.

Esses são apenas alguns dos fatores que mostram a importância da música na educação infantil.

Raciocínio lógico

A música é tão encantadora que, muitas vezes, parece até mesmo que tem superpoderes. Acredita que ela é capaz de favorecer o bom desenvolvimento do raciocínio lógico?

Isso ocorre porque as melodias estimulam a área esquerda do cérebro, que está relacionada com a linguagem, realização de cálculos, resolução de problemas e até mesmo a fala. Incrível, não acha?

Conexão e vínculos

Se tem algo que passamos a dar ainda mais valor após o isolamento vivenciado durante o início da pandemia da Covid-19, é a socialização.

Todos nós percebemos como a convivência com outras pessoas faz falta no dia a dia e, para as crianças e adolescentes, estar entre seus pares – presencialmente - é essencial até mesmo contribuir com os estudos.

Um dos pontos de destaque da música no processo educacional é justamente pela capacidade de estabelecer conexão com outras pessoas.

E se você, gestor, está pensando em como trabalhar com música na sala de aula, vale a pena conversar com sua equipe sobre a importância de aproveitar que a música proporciona a expressão dos sentimentos para debater sobre saúde mental.

É uma oportunidade para os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, falarem sobre suas emoções.  Se você, gestor, achar interessante, aproveite para saber como a escola pode auxiliar a saúde emocional dos alunos

Uma aliada da promoção da saúde

Já parou para pensar que as experiências emocionais positivas proporcionadas pela música contribuem até mesmo para o bem-estar das crianças e dos adolescentes?

Uma canção é capaz de promover relaxamento, de acalmar e trazer alegria. As aulas de música na escola podem se tornar tão especiais para os alunos, que podem até mesmo se transformar em um momento de acolhimento e escuta, diminuindo os níveis de ansiedade da turma.

Consequentemente, os estudantes podem ficar ainda mais motivados, bem-humorados e com aquela sensação de bem estar contagiante!

E se você, gestor, conseguir transformar seu ambiente escolar em um espaço tão especial assim para as crianças e adolescentes, nós acreditamos que isso ajuda, e muito, a diminuir a evasão escolar, aumentando ainda suas chances de ter mais sucesso na captação e retenção de alunos.

Como usar a música na alfabetização infantil?

Além de todos os benefícios que já mostramos por aqui, há um outro que é bastante especial, que é a música na alfabetização infantil.

Aprender a ler e a escrever é um processo encantador para toda criança, sua família e para os educadores. E, há alguns anos, cada vez mais as instituições de ensino atuais buscam fazer isso de maneira bastante lúdica e divertida para os alunos.

E as músicas podem super contribuir nesta etapa do ensino! Afinal, o contato com as melodias permite que as crianças ampliem a capacidade de ouvir melhor os sons das palavras, conseguindo diferenciar melhor os fonemas.

Entender os padrões sonoros pode ser um diferencial incrível na hora da leitura, melhorando a performance do estudante. E, o melhor de tudo, é que as crianças aprendem de uma maneira ainda mais prazerosa!

E se você, gestor, achar oportuno, tem um livro didático em tupi-guarani que auxilia na alfabetização infantil. 

Como trabalhar com música na escola?

As aulas de música não precisam, necessariamente, ser o único momento do dia em que as crianças e adolescentes têm contato com as melodias ao longo do dia, dentro da instituição de ensino, certo?

Dá para ir ainda mais além e nós vamos mostrar para você, gestor, outros momentos em que sua equipe pedagógica pode aproveitar para tornar sua escola ainda mais musical.

Quem sabe isso não te ajuda até mesmo a se destacar ainda mais da concorrência, além de impulsionar cada vez mais o desenvolvimento dos alunos, não é mesmo? Confira:

- Na Educação Infantil, geralmente após o almoço as crianças têm o momento do soninho. Mas, relaxar fora de casa, longe da família e com tantos estímulos que têm em um ambiente educacional, não é uma tarefa fácil para muitos pequenos.

Então, uma boa alternativa é recorrer às músicas calmas e tranquilas para contribuir para esse relaxamento. Uma canção mais calminha e um cafuné da professora, podem ser a receita perfeita para aquela criança descansar e ter uma tarde mais proveitosa na escola.

- Antes e após as refeições, como os lanches e o almoço, há todo um ritual de higiene que é ensinado aos alunos, como lavar bem as mãos e escovar os dentes.

Mas parar de brincar ou de fazer as atividades pedagógicas para cuidar do próprio corpinho, nem sempre é a preferência da criançada, não é mesmo?

Uma maneira que pode ajudar os professores a tornarem esses momentos também divertidos, é cantar músicas para que ajudem os alunos a cumprirem a rotina de higiene. A sugestão clássica para isso é a famosa música “Lavar as Mãos”, de Arnaldo Antunes

- As conversas em roda, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, também podem ser uma oportunidade para aumentar o contato dos alunos com a música, seja para acalmar ou para descontrair.

- E, como não poderíamos deixar de lembrar, as brincadeiras com música também são muito divertidas para fazer com a garotada na escola. 

Aproveite as canções para brincar de batata-quente, dança das cadeiras e de estátua, por exemplo.

É uma oportunidade para eles ouvirem música, se divertirem e ainda aprendem a respeitar o próximo e a importância de cumprir as regras!

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Como aproveitar as ofertas de Black Friday a favor da escola
A Black Friday combina com o ambiente escolar?

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: