Conheça práticas capazes de atrair mais alunos e fortalecer a marca das escolas, de forma a otimizar a gestão, aumentando a eficiência e melhorando os resultados.
Fortalecer a reputação, atrair e reter mais alunos são os principais objetivos do marketing educacional. Ao aplicar técnicas mais avançadas, comprovadas com sucesso em diversos setores da economia, essa prática proporciona uma série de benefícios para as instituições de ensino e potencializa, inclusive, a gestão escolar.
Marketing educacional é um conjunto dinâmico de estratégias que visa aprimorar a presença digital para instituições de ensino, impulsionando o seu crescimento e alcance.
Quando bem aplicadas, suas estratégias permitem fortalecer os diferenciais da escola, reforçando seu posicionamento de mercado, além de aumentar a visibilidade e o reconhecimento e fortalecer a identificação com a comunidade que cerca a instituição. Saiba mais!
A comunicação é a base para construir conexões entre a escola e as famílias, destacando o diferencial da instituição e alinhando expectativas.
No marketing educacional, uma comunicação bem planejada e personalizada não apenas atrai novos alunos, mas também fortalece vínculos com os atuais, garantindo que a proposta pedagógica e os valores da escola sejam compreendidos e valorizados.
A seguir, exploramos estratégias fundamentais para tornar essa comunicação ainda mais eficaz.
Uma das maneiras mais eficazes de que o marketing pode se utilizar para apoiar as escolas na missão de fortalecer a identidade e crescer em número de alunos é segmentar o público da melhor forma.
Ao definir quais são os principais perfis de interesse, de acordo com a localização da instituição de ensino, de uma leitura detalhada da concorrência e de um levantamento a respeito das principais demandas da região, a área consegue contribuir da forma mais assertiva possível.
Para isso, é importante definir quem são os atuais – e os potenciais – clientes, considerando o alinhamento com o projeto pedagógico e com as expectativas a respeito de infraestrutura e de visão de mundo.
Com base nessas informações, o marketing educacional pode definir personas, ou seja, personagens fictícios que sintetizam um determinado perfil de público. E, para cada persona, definir estratégias específicas de abordagem, seja nas redes sociais, no impulsionamento de mensagens ou na abordagem presencial, por telefone ou por aplicativos de mensagem.
Assim, fica mais fácil para as equipes de atendimento posicionar a escola da melhor maneira, de acordo com as expectativas e as necessidades de cada perfil, de acordo, inclusive, com o momento de vida – afinal, crianças em idade pré-escolar geram demandas muito diferentes em relação aos jovens que estão a ponto de iniciar o ensino médio.
Para muitas famílias que não convivem diariamente com a escola, as diferentes instituições de ensino podem parecer muito semelhantes. Como comunicar a proposta, de forma a consolidar uma imagem específica para os responsáveis financeiros?
Como aponta Marcella Malheiros, CEO do Colégio Evolução e especialista em marketing, em análise publicada no Guia Completo de Matrículas do isaac, há muito a aprender com os exemplos de grandes empresas de referência global em outras áreas, como Apple ou Nike. “Essas três empresas são muito mais do que apenas produtos. Elas representam um estilo de vida. E assim se diferenciam dos concorrentes”.
Criar reputação atrelada a uma identidade junto à sociedade, diz ela, não é uma prática exclusiva a gigantes multinacionais, ou a instituições de ensino muito antigas ou muito grandes.
Uma marca forte, atrelada a um posicionamento consistente, pode levar uma escola a consolidar sua imagem perante o público, que, desta forma, passa a criar uma identificação mental e afetiva com a instituição.
O marketing educacional é, de fato, uma ferramenta eficiente para atrair novos alunos, além de manter os atuais. Para que a prática seja eficaz, é importante adotar algumas estratégias.
Uma delas é gerar conteúdo relevante, que agregue informações e insights capazes de apoiar as famílias, que assim se sentem apoiadas em sua jornada de formação dos jovens. Todas as pessoas responsáveis pela educação e pela formação de crianças passam por momentos de dúvidas e de insegurança, que podem ser minimizados com uma comunicação clara, útil e empática.
A estratégia do marketing pode ainda alcançar outras áreas, especialmente aquelas que convivem diariamente com as famílias dos estudantes. Contribuir com modelos de abordagem, de acordo com as personas definidas anteriormente, garante uma uniformidade na comunicação, que tende a transmitir para os responsáveis financeiros uma sensação de segurança.
Como comprovam muitas escolas de referência em termos de comunicação de marca, é possível alcançar estes objetivos, seguindo algumas estratégias eficazes e impactantes.
Analisando o mercado, a região, as tendências econômicas e de comportamento no nível macro e micro, é possível desenhar ações de maior alcance, e alta eficácia, ajustando a estratégia de acordo com as alterações no cenário.
Quanto mais claras e informativas foram as ações, mais tranquilidade elas tendem a transmitir aos responsáveis financeiros. No caso de atividades promocionais, especialmente para impulsionar as matrículas e rematrículas, respeitar as regras previamente estabelecidas é fundamental.
As ações de marketing podem, e devem, se apoiar em outras ferramentas estratégicas, como as pesquisas de opinião realizadas dentro das escolas. Quando as famílias percebem que suas avaliações são levadas a sério e, eventualmente, levam a ajustes na gestão, elas se sentem valorizadas.
Os benefícios do marketing educacional para a gestão escolar ficam ainda mais evidentes quando as ações estão alinhadas com plataformas de solução financeira, capazes de proporcionar estabilidade orçamentária na mesma medida em que melhoram o relacionamento com as famílias – logo, impulsionam a reputação.
Maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, o isaac está bem posicionado para contribuir com a gestão escolar, administrando o crescimento potencial que é proporcionado pelo marketing.
As soluções implementadas pelo isaac proporcionam previsibilidade financeira e viabilizam uma gestão de cobranças eficiente, que desonera o dia a dia e engaja as famílias, dando controle e liberdade para a escola investir onde quiser.
Além disso, as parcerias exclusivas, com soluções líderes de mercado, fortalecem o relacionamento com as famílias e impulsionam a gestão, com inteligência de dados e ferramentas que otimizam a tomada de decisão. Tudo isso com duas interfaces modernas e intuitivas, a plataforma isaac para a escola e o aplicativo meu isaac para as famílias.
Com fluxo de caixa estável, as escolas parceiras isaac conseguem investir em melhorias na escola o ano todo, oferecer melhores benefícios aos colaboradores, planejar uma expansão com segurança e apoiar ações em áreas estratégicas, como o marketing educacional.
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