Entenda como o planejamento pedagógico e uma gestão financeira qualificada ajudam a captar novos alunos e manter os atuais estudantes satisfeitos.
Ao longo do segundo semestre, enquanto a campanha de matrículas e rematrículas avança, as instituições de ensino buscam ampliar suas bases, pois este é o momento ideal para expandir. Muitas vezes, o foco se volta para a captação de novos estudantes.
Mas reter os alunos atuais entre um ano letivo e outro é tão importante quanto a capacidade de agregar mais pessoas. A fidelização de alunos é uma estratégia muito eficaz, pois mantém as bases atuais com famílias que já conhecem a instituição de ensino.
Além disso, do ponto de vista de gestão, a captação é mais custosa do que a retenção. Saiba mais!
A estimativa varia de acordo com o setor da economia. Mas, no geral, reter um cliente atual é de 5 a 25 vezes mais barato do que captar um novo. Isso porque há muitos custos envolvidos na busca por pessoas que ainda não conhecem uma determinada empresa ou não estabeleceram nenhuma relação com ela.
Esse investimento abrange toda uma cadeia corporativa, incluindo estratégias de marketing e comunicação, vendas, de atendimento e, no caso de uma escola, também se estende ao pedagógico e à direção. Ele é válido e fundamental, mas garantir uma base sólida de crescimento passa, em especial, pela manutenção da base atual de alunos.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo inventor do conceito de Net Promoter Score (NPS) Frederick Reichheld, da consultoria Bain & Company, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta os lucros em 25% até 95%.
O conceito vale para o varejo, por exemplo: clientes existentes são mais propensos a repetir suas compras quando confiam na marca.
Mas é ainda mais impactante quando se trata da educação dos próprios filhos, uma relação que tende a exigir um alto grau de confiança e se estender por muitos anos.
Enquanto a campanha de matrículas novas costuma se concentrar no período em que os responsáveis financeiros estão planejando o próximo ano, a retenção acontece diariamente.
Existem diferentes formas de seguir cativando os alunos já matriculados. Conheça algumas.
Toda instituição de ensino tem como missão primordial formar as próximas gerações. Para alcançar esse objetivo, é preciso disponibilizar as melhores ferramentas pedagógicas, seguindo critérios claros e rigorosos.
Além disso, é essencial manter os alunos constantemente incentivados a sustentar o compromisso com os estudos, indo além das notas e promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Quando este desempenho é alcançado, as famílias tendem a reconhecer o esforço ao observar o crescimento de seus jovens.
Com grande regularidade, as famílias vão solicitar informações sobre os filhos, seu desempenho, seu relacionamento com colegas e com os adultos.
Em geral, são interessados por manter canais de contato abertos com os profissionais que zelam pelo dia a dia dos jovens. Além disso, gostam de receber informações constantes a respeito das atividades realizadas em sala.
Estas interações rotineiras ajudam a consolidar o relacionamento das escolas com os responsáveis financeiros no curto prazo e ajudam a consolidar um relacionamento pautado na confiança no longo prazo.
Faz toda a diferença criar momentos de interação entre os familiares, e deles com membros do corpo docente, seja com eventos comemorativos, ou com apresentações artísticas, ou mesmo conduzindo com cuidado as reuniões de pais.
Quando os responsáveis pelos jovens se sentem integrados ao ambiente escolar, a tendência é conhecerem melhor as especificidades – e até mesmo as dificuldades – do trabalho dos profissionais envolvidos com a condução da formação dos jovens. Esse fator tende a fortalecer os vínculos com a instituição de ensino.
Um aspecto importante, que pode gerar atritos se mal administrado, é a gestão dos assuntos financeiros, especialmente em casos de inadimplência. Este é um desafio, já que a instituição de ensino não tem foco em gestão monetária.
Entretanto, o relacionamento a respeito de aspectos monetários também representa uma oportunidade. Precisamente porque muitas escolas têm dificuldades em lidar com estes temas, aquelas que conseguem entregar soluções ágeis e empáticas tendem a se destacar.
Aplicativos intuitivos, suportados por canais de atendimento que fornecem apoio em caso de dúvida, representam um diferencial importante, assim como a possibilidade de fazer os pagamentos de diferentes maneiras.
As estratégias de captação e retenção de alunos envolvem diferentes áreas de uma escola. Muitas podem nem mesmo manter contato entre elas ao longo de suas rotinas. É o caso, por exemplo, das áreas de comunicação e pedagógicas. Mas a experiência das famílias é completa, e precisa levar em conta diferentes aspectos de cada uma delas.
Por isso, é crucial, para alcançar o melhor engajamento e um alto grau de satisfação, que os gestores atuem de maneira proativa, apontando para a importância de sustentar um relacionamento transparente e empático, em todos os momentos, desde a recepção dos jovens na portaria até o relato de eventuais incidentes entre os alunos.
A área de gestão financeira exerce um papel crucial nesse contexto. Afinal, espera-se que a relação com as famílias se estenda por um longo período, e é pouco provável que não aconteçam dificuldades com o pagamento, mesmo que de forma pontual.
Como uma escola lida com um caso de inadimplência? Aborda na recepção? Convoca uma reunião na secretaria? Busca fazer contatos por mensagem? Quem gerencia este processo? Afinal, este é um momento de potencial desgaste e que tende a tirar a escola da zona de conforto, já que esta não é sua missão primordial.
Foi para atender a essa demanda tão delicada e importante, que surgiu o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas. Com ele, as escolas recebem as mensalidades 100% em dia todos os meses. E os gestores contam com total transparência na prestação de contas.
Do ponto de vista da reputação e do relacionamento com as famílias, que têm efeitos diretos sobre a capacidade de fidelizar alunos, o isaac também oferece soluções relevantes para seus mais de 2 mil parceiros.
A plataforma se apoia em uma base tecnológica de pagamentos e inteligência preditiva. Mantém uma equipe próxima às famílias durante todo o ano, com uma abordagem personalizada, que ajuda a evitar o acúmulo de dívidas. O resultado é um alto índice de satisfação das famílias, de 98%, e menos de 30% de famílias com pendências na rematrícula.