Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Como evitar a inadimplência escolar: um guia completo

Preparamos um guia completo de como evitar a inadimplência escolar, um passo importantíssimo para a manutenção da saúde financeira da sua instituição.

Publicado em
20/12/2022
20m
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Não existe nada mais natural do que esperar receber pelo serviço que se oferece, certo? Afinal, é assim que o mercado funciona nos mais diversos setores, e na educação privada não é diferente.

No entanto, a realidade é, muitas vezes, diferente do ideal. Especialmente em momentos de instabilidade política e econômica, não é raro as escolas começarem a ver as suas taxas de inadimplência subirem. E isso tem o potencial de afetar toda a instituição — e até mesmo colocar em risco o seu funcionamento.

Considerando esse cenário, preparamos um artigo com as principais informações sobre como diminuir a inadimplência escolar da sua escola. Veja!

O que é inadimplência escolar? 

A inadimplência escolar é o conceito usado quando os responsáveis financeiros (RFs) ​​por um aluno não pagam as mensalidades escolares, taxas ou outros débitos.

No geral, ela pode resultar em várias consequências, como as restrições no acesso aos serviços, multa por atraso nas mensalidades e o bloqueio na rematrícula.

Por isso, geralmente as escolas têm procedimentos específicos para lidar com o endividamento dos RFs, que pode incluir notificações, negociações de parcelamento ou ações legais para recuperar os valores.

O que diz a lei sobre inadimplência escolar? 

A Lei n.º 9.870/1999, conhecida como Lei das Mensalidades Escolares, estabelece regras para contratos de prestação de serviços educacionais em escolas privadas no Brasil.

Segundo a legislação, nessa questão, as escolas precisam informar os valores mensais ou dos ajustes com pelo menos 45 dias de antecedência.

Ademais, a restrição dos estudantes nas aulas só pode acontecer depois de três meses consecutivos de inadimplência escolar ou por 6 meses alternados. Aliás, caso isso aconteça, o colégio precisa entregar uma notificação para o responsável financeiro pelo menos 30 dias antes.

Assim, o objetivo formal é entregar mais transparência e garantir os direitos dos responsáveis, alunos, gestores e mantenedores.

Quais são as causas da inadimplência escolar?

Vários motivos podem resultar na inadimplência escolar, e eles podem acontecer a qualquer momento e com qualquer instituição. Algumas das principais causas são:

  • dificuldades financeiras dos responsáveis pelos alunos;
  • desemprego ou diminuição da renda familiar;
  • problemas com saúde e gastos médicos;
  • falta de planejamento financeiro ou reservas;
  • insatisfação com o serviço da escola;
  • esquecimento das mensalidades;
  • problemas na data de vencimento dos boletos;
  • crises econômicas, como a causada pela pandemia da covid-19.

Como medir a inadimplência escolar? 

Você pode medir a inadimplência escolar do seu colégio por meio da taxa de inadimplência, uma análise que combina dados financeiros e informações sobre os pagamentos em atraso.

Para definir a taxa de inadimplência, primeiro verifique os registros financeiros e defina o tempo de atraso no pagamento para classificá-lo como inadimplente, como 60 ou 90 dias.

Em seguida, defina os valores de cada elemento a seguir:

  • TI = índice de inadimplência;
  • Tx = total de pagamentos em atraso durante o período;
  • TT = total de mensalidades cobradas.

Depois, é só seguir a fórmula:

  • TI = (Tx ÷ TT) × 100.

O ideal é que a porcentagem final seja menor que 5%, sendo 10% de inadimplência uma taxa preocupante para a sua escola.

Qual o impacto da inadimplência para a escola? 

Quanto maior a taxa de inadimplência, maior a instabilidade financeira do colégio. Sem uma constância no fluxo de caixa da escola, a gestão pode enfrentar dificuldades em diversas frentes. Uma delas pode ser em manter os pagamentos dos funcionários

As pessoas que trabalham na escola, desde o corpo docente até os colaboradores que prestam outros serviços, são fundamentais para a instituição. Eles fazem parte do dia a dia dos alunos e são a cara e a voz da escola. Logo, a falta de pagamento afeta toda a estrutura de trabalho e engajamento profissional no ambiente escolar. 

Outro ponto que pode ser afetado quando as contas da escola não estão em dia, em decorrência da falta de pagamento das mensalidades, é a manutenção da sede de ensino e seus equipamentos. 

A prática do ensino requer não apenas educadores capacitados, mas também bons instrumentos de trabalho e salas de aula que façam os estudantes se sentirem confortáveis o suficiente para poderem focar no seu aprendizado.

Quando esses itens começam a entrar em degradação, é importante que a saúde financeira do colégio esteja boa o suficiente para trocas e reparações.

E, pensando em longo prazo, uma escola com alta taxa de inadimplência corre o risco de diminuir a captação de novos alunos e aumentar a evasão escolar, além de não conseguir manter os compromissos com os prestadores de serviços externos, entrando em uma grave situação de endividamento.

Qual o problema da inadimplência para os alunos e suas famílias? 

Caso os alunos fiquem sabendo da situação de inadimplência, podem se sentir desconfortáveis a ponto de interferir no seu desempenho escolar, uma vez que a falta dos valores das mensalidades impactam nas manutenções das instalações da escola.

Além disso, os responsáveis financeiros podem acabar se afastando do colégio, o que impossibilita conversas não apenas sobre a situação financeira, mas também outras ainda mais importantes em relação ao estudante e ao seu aproveitamento.

Por fim, outro grande problema chega na virada do ano, no momento de realizar a rematrícula do estudante. Afinal, é comum que o aluno só possa ser inscrito no novo ano se não tiver nenhum débito pendente.

Como diminuir a inadimplência escolar? 

Existem algumas táticas que podem ajudar a diminuir a inadimplência escolar do seu colégio. Veja!

Comece por um bom contrato 

É importante que o ato da matrícula seja acompanhado da assinatura de um contrato de prestação de serviços claro e detalhado quanto ao que se deve esperar das duas partes: do prestador de serviços (a escola) e do tomador do serviço (o aluno e seu responsável financeiro).

Um contrato bem redigido prevê também todas as regras, prazos e penalidades relativas aos pagamentos das mensalidades. Contar com uma equipe jurídica no momento de formular esse documento pode poupar muita dor de cabeça e até evitar situações mais drásticas, que acabam passando por vias jurídicas. 

Isso porque uma equipe especializada sabe melhor do que ninguém o que a legislação brasileira diz sobre a inadimplência escolar, e usará esse conhecimento para redigir o documento da maneira mais correta.

Tenha um canal de comunicação eficiente com os responsáveis financeiros 

Uma comunicação aberta e eficiente ajuda a construir confiança entre a escola e os responsáveis financeiros, fortalecendo o relacionamento e a predisposição para resolver problemas financeiros.

É muito útil ter uma plataforma mediadora que permite negociar alternativas em casos de dificuldade financeira, oferecendo planos de pagamento ou ajustes nas datas de vencimento, como a ferramenta de gestão de inadimplência do isaac.

Ofereça diferentes formas de pagamento 

Como já mencionamos, às vezes algo simples, como a flexibilidade no método de pagamento, pode fazer a diferença na organização financeira familiar.

Boleto, débito automático em conta, cartão de crédito e Pix são diferentes formas de pagamento que podem ser oferecidas aos responsáveis financeiros. Assim, eles têm mais possibilidades dentro do seu planejamento e podem ajustar melhor a quitação da mensalidade conforme a sua capacidade.

Tenha uma política transparente de bolsas

Ter uma política clara de bolsas demonstra o compromisso da escola em apoiar as famílias em situações financeiras desafiadoras, construindo confiança e lealdade na comunidade.

Você pode ofertar bolsas para irmãos de alunos já matriculados ou para estudantes que se destacam academicamente, a fim de aumentar a reputação da escola.

Ofereça descontos e incentive o pagamento em dia 

Quando as finanças dos RFs sofrem com algum tipo de transtorno financeiro, como a redução do salário, o desemprego ou até mesmo o aparecimento de alguma dívida inesperada, é comum que as contas a pagar passem a ter uma ordem de prioridade.

Quando você dá incentivos para quem paga a mensalidade em dia, como um desconto para o pagamento feito até uma determinada data, por exemplo, as chances de a escola subir na lista de prioridades aumentam bastante. 

Outra ideia é implementar uma política de descontos progressivos para quem pagar vários meses adiantados. Quanto mais parcelas forem pagas antes do prazo, maior o desconto fica. Assim, mesmo que as famílias passem por alguma situação inesperada no futuro, o colégio já foi pago quando a vida financeira estava em um momento mais favorável.

Saiba cobrar: se possível, negocie!

Cobrar mensalidades atrasadas pode ser uma tarefa complexa, ainda mais quando existe uma relação em jogo.

Se, por um lado, a instituição precisa realizar a cobrança para que o fluxo de caixa escolar não fique prejudicado, por outro, os gestores devem ter cuidado para que isso não interfira no seu relacionamento com os responsáveis financeiros, o que pode influenciar até mesmo no aproveitamento dos alunos.

Não deixe que a situação financeira dos responsáveis impeça o estudante de continuar frequentando as aulas, realizando todas as atividades a que tem direito, e não tome nenhuma atitude que possa gerar constrangimentos aos envolvidos.

O ideal é ter uma equipe especializada, como a do isaac, que trate somente da parte financeira, levando cada caso específico em consideração. Um trabalho feito com respeito e empatia, buscando a melhor resolução para todos os envolvidos.

Enquanto isso, a gestão escolar pode ficar focada apenas nos assuntos acadêmicos e nas conversas em torno desse tema.

Tenha uma provisão para devedores duvidosos 

O nome “provisão para devedores duvidosos” parece complexo, não é? Mas o conceito é, na realidade, bastante simples. Trata-se da criação de uma reserva de capital voltada a cobrir os possíveis casos de inadimplência.

Essa medida visa proteger a saúde financeira do negócio, baseando-se no quanto a instituição deve receber para cobrir os seus custos de funcionamento. Ela deve ser calculada, preferencialmente, em cima dos dados que você já tem da sua escola, como as taxas de inadimplência dos anos anteriores, mas também deve, dentro do possível, prever futuras ameaças econômicas.

Tenha uma equipe de gestão financeira capacitada 

Não menos importante que os outros tópicos, ter uma equipe financeira bem treinada desempenha um papel vital na prevenção da inadimplência, assegurando que a escola tenha uma gestão financeira sólida, transparente e capaz de enfrentar desafios.

Conte com uma boa plataforma de soluções financeiras

Chegando aqui, você já deve ter percebido que não existe um caminho único para evitar a inadimplência escolar, não é mesmo? São várias ações que podem ser colocadas em prática de forma pontual ou simultânea, e tudo isso requer, claro, energia, tempo e recursos. 

A boa notícia é que muitas das dicas que demos aqui podem ser aplicadas por um único parceiro: o isaac! 

A nossa plataforma de soluções financeiras pode disponibilizar para a sua escola uma equipe dedicada a realizar cobranças e renegociações de mensalidades de forma individual e empática, por meio de diversos meios de comunicação, além de oferecer um grande leque de métodos de pagamento aos responsáveis financeiros.

Mais que isso, o isaac repassa para a sua instituição o pagamento de todas as mensalidades, mesmo quando existem casos de inadimplência. Assim, enquanto cuidamos da situação, o seu colégio pode respirar aliviado, sabendo exatamente o quanto de dinheiro entrará todos os meses.

Com isso, você passa menos tempo preocupado com a falta de pagamentos, e muito mais tempo planejando como melhorar, por exemplo, a captação e a retenção de alunos, o planejamento pedagógico, entre outras áreas.

Gostou da ideia? Saiba mais sobre o nosso sistema de gestão escolar e dê um passo rumo ao sucesso financeiro da sua escola!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: