Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Conheça o sistema de Educação português e concorra a uma viagem pedagógica para o país europeu

Além das belas paisagens, do povo acolhedor e dos aspectos culturais, Portugal é conhecido por sua educação de qualidade. O educador sorteado pelo isaac poderá conhecer o ensino português de perto

Publicado em
16/5/2023
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Quando falamos em Portugal, pensamos na gastronomia, em belas paisagens, no cenário musical e outros aspectos culturais… mas também em educação! O país europeu conta com um sistema educacional inspirador e reconhecido mundialmente por sua qualidade.

O Ensino Básico, por exemplo, é obrigatório no país a partir dos 6 anos de idade. Em Portugal, a maioria dos serviços educacionais são oferecidos de forma pública – cerca de 95% das escolas são públicas e funcionam em período integral e 80% dos alunos estão matriculados nesse tipo de instituição – e com muita eficiência. Mas o país, é claro, também conta com escolas particulares para quem preferir essa opção.

O país preza demais pela educação da população. Prova disso é que quase 97% dos portugueses são alfabetizados – para se ter ideia, no Brasil esse número fica em torno de 91% –, todos os professores precisam ter concluído o mestrado e há exames nacionais para monitorar a qualidade do sistema de educação. 

O ano letivo em Portugal é diferente do que ocorre no Brasil. O primeiro semestre de aulas começa no mês de setembro e vai até janeiro do ano seguinte. Já o segundo semestre vai de fevereiro a junho. As férias escolares vão de junho a setembro, que são referentes aos meses de verão europeu. Essa diferença pode parecer estranha à primeira vista. Mas, se pararmos para pensar, faz sentido. Afinal, no Brasil, o maior período de férias escolares também acontecem nos meses de verão.

Portugal e a Educação de qualidade

No sistema de ensino português, geralmente, as crianças têm acesso a um bom aprendizado em línguas e terminam os estudos falando fluentemente inglês e mais um idioma, que inclui opções como alemão ou francês. Os esportes também são levados a sério por lá. Uma característica, aliás, que é bastante comum nos países da Europa.

Em 2006, inclusive, as universidades de Portugal aderiram ao Tratado de Bolonha, do qual fazem parte 29 países da Europa. Que nada mais é do que uma maneira de garantir uma qualidade similar entre as instituições de ensino dos diferentes países, com o objetivo de modernizar e internacionalizar o ensino superior.

Com todos esses esforços, a educação portuguesa tem aparecido com destaque no Programa Internacional de Avaliação de Alunos - Pisa. O teste Pisa é considerado o maior do mundo e avalia 500 mil alunos a cada triênio para classificar o sistema educativo de cada país.

Nos últimos anos, Portugal passou das últimas posições entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE  para um nível acima da média de todos os países da organização. Para se ter ideia, o país teve um feito importante: seus alunos de 15 anos ficaram acima da média nas três frentes avaliadas pelo Pisa: ciências, leitura e matemática. 

É o sonho de todos os sistemas educacionais: ver todo o resultado de sua dedicação e ter reconhecimento internacional.

Conheça o sistema educacional português de pertinho

Imagine poder ter a experiência de conhecer, de pertinho, esse sistema educacional que tem dado tão certo! O isaac, a maior plataforma de soluções financeiras para escolas, em parceria com o Educadores pelo Mundo,  está oferecendo justamente essa oportunidade para os seus parceiros.

A campanha funciona da seguinte forma: as escolas que já são parceiras do isaac podem concorrer a uma viagem para Portugal, com direito a uma imersão na pedagogia portuguesa, junto a outros educadores pelo mundo, com as despesas todas pagas.

Para participar, basta indicar uma escola para ser parceira do isaac. Assim que ela assinar o contrato e se tornar parceria isaac, a escola que indicou recebe um número da sorte. Além de concorrer a essa viagem especial, ainda ajuda outras escolas a ter uma vida financeira organizada!

Ah, e, claro, é possível fazer quantas indicações quiser e, assim, ter mais chances de ser sorteado. Lembrando que a assinatura de contrato das indicações devem ser feitas até o dia 30 de junho, porque o sorteio acontece logo depois, no dia 1 de julho. A viagem para Portugal, inclusive, já tem data marcada: acontecerá entre os dias 6 e 15 de outubro de 2023.

Sobre a imersão em Portugal:

O participante sorteado terá contato direto com o cotidiano da educação em Portugal, dentro e fora dos muros das escolas e das universidades, com a oportunidade única de conhecer as inovações e também conhecer os desafios do ensino local, vividos por professores, diretores, assistentes operacionais e alunos. O participante terá também a oportunidade de conversar e trocar com profissionais locais.

Como não poderia deixar de ser, na viagem também estão inclusas experiências culturais, como visitas a museus, palácios e castelos, que são uma aula à parte. É uma mistura perfeita de lazer e aprendizados, uma experiência rica e certamente inesquecível, para voltar ao Brasil com muitas novas ideias para serem implementadas dentro e fora de sala de aula.

A experiência também oferece uma convivência com os anfitriões portugueses que acompanharão o grupo, e que possuem uma profunda e reconhecida experiência em educação internacional. 

Alguns deles são David Rodrigues, Conselheiro Nacional de Educação e detentor do Prémio dos Direitos Humanos pela Assembleia da República Portuguesa, e Luzia Lima-Rodrigues, Docente Universitária, investigadora, autora e formadora de professores ao redor do mundo. 



Ao total, serão dez dias de passeio e muito conhecimento. E aí, o que você achou dessa oportunidade? Fique de olho no site do isaac para saber mais sobre a iniciativa e acompanhe as novidades da plataforma de perto para estar sempre a par das mais relevantes inovações em educação.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: